Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90255
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores de influência na composição das necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a relevância dessas necessidades na formação continuada em serviço. Além disso, pretende verificar as contribuições da parceria entre Universidade e Escola para a formação continuada de professores e aprofundar o conceito de necessidades formativas na tentativa de estabelecer relações mais estreitas entre necessidades pessoais e coletivas. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com características da etnografia. O referencial teórico é composto por trabalhos recentes que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações diretas e entrevistas realizadas com dez sujeitos/professores que lecionam no Ensino Fundamental I (Ciclos I e II) e, também, pelo levantamento de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. Para o tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas. Os resultados alcançados indicam que as necessidades pessoais dos professores estão associadas à escolha e exercício da profissão, às resistências ao pesquisador e aos processos de mudanças, aos valores morais, à motivação e aos receios e desejos. Já as necessidades coletivas vislumbram as condições de trabalho, o espaço escolar e suas relações cotidianas, além das questões que envolvem a prática pedagógica, seus limites e o planejamento escolar, e também, a formação continuada através do seu desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias. Com tais apontamentos, pode-se chegar ao desenvolvimento de estratégias de...
id UNSP_d3a477275901348b19a0e1a37f5f4870
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90255
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviçoEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoProfessoresO presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores de influência na composição das necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a relevância dessas necessidades na formação continuada em serviço. Além disso, pretende verificar as contribuições da parceria entre Universidade e Escola para a formação continuada de professores e aprofundar o conceito de necessidades formativas na tentativa de estabelecer relações mais estreitas entre necessidades pessoais e coletivas. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com características da etnografia. O referencial teórico é composto por trabalhos recentes que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações diretas e entrevistas realizadas com dez sujeitos/professores que lecionam no Ensino Fundamental I (Ciclos I e II) e, também, pelo levantamento de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. Para o tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas. Os resultados alcançados indicam que as necessidades pessoais dos professores estão associadas à escolha e exercício da profissão, às resistências ao pesquisador e aos processos de mudanças, aos valores morais, à motivação e aos receios e desejos. Já as necessidades coletivas vislumbram as condições de trabalho, o espaço escolar e suas relações cotidianas, além das questões que envolvem a prática pedagógica, seus limites e o planejamento escolar, e também, a formação continuada através do seu desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias. Com tais apontamentos, pode-se chegar ao desenvolvimento de estratégias de...The present work is subjectto determine the influence factor in the composition of personal and collective needs of teachers of the early years of primary education and the relevance of those needs in continuing education in service.Furthermore, intent to certificate the contribution of the partnership of University and school to the teacher in service training and deepening the concept of training needs in trying to establish closer relations between personal and collective needs. The methodology is founded in qualitative research with characteristics of ethnography. The theoretical framework consists of recent research that address the concepts of continuing education, in-service continuing education and teachers training needs. The data set was obtained by using direct observations and interviews made with 10 subjects/teachers who teach in Elementary Education I (Cycles I and II), and also collecting information on the location of research and occurrences of everyday life. For the treatment of the data was done using content analysis and the establishment of empirical categories. The results indicate that the personal needs of teachers are associated with the choice and the profession, the researcher and the resistance to change processes, to moral values, the (de) motivation and the fears and desires. The collective needs envision working conditions, the school environment and their everyday relationships, beyond issues involving pedagogical practices, its limits and school planning, and also continuing education through its development and partnerships. With these notes, is possible to develop strategies of... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]2014-06-11T19:24:22Z2014-06-11T19:24:22Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p. : il. color.application/pdfPASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira. Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço. 2013. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90255000710877passalacqua_fgm_me_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:53:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90255Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:51.281602Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
title Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
spellingShingle Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
Ensino fundamental
Professores - Formação
Professores
title_short Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
title_full Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
title_fullStr Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
title_full_unstemmed Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
title_sort Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço
author Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
author_facet Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Passalacqua, Flávia Graziela Moreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Professores - Formação
Professores
topic Ensino fundamental
Professores - Formação
Professores
description O presente trabalho tem como objetivo verificar os fatores de influência na composição das necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e a relevância dessas necessidades na formação continuada em serviço. Além disso, pretende verificar as contribuições da parceria entre Universidade e Escola para a formação continuada de professores e aprofundar o conceito de necessidades formativas na tentativa de estabelecer relações mais estreitas entre necessidades pessoais e coletivas. A metodologia utilizada alicerça-se na pesquisa qualitativa com características da etnografia. O referencial teórico é composto por trabalhos recentes que abordam os conceitos de formação continuada, formação continuada em serviço e necessidades formativas dos professores. O conjunto de dados foi obtido por meio de observações diretas e entrevistas realizadas com dez sujeitos/professores que lecionam no Ensino Fundamental I (Ciclos I e II) e, também, pelo levantamento de informações sobre o local da investigação e as ocorrências do seu cotidiano. Para o tratamento dos dados fez-se uso da análise de conteúdo e do estabelecimento de categorias empíricas. Os resultados alcançados indicam que as necessidades pessoais dos professores estão associadas à escolha e exercício da profissão, às resistências ao pesquisador e aos processos de mudanças, aos valores morais, à motivação e aos receios e desejos. Já as necessidades coletivas vislumbram as condições de trabalho, o espaço escolar e suas relações cotidianas, além das questões que envolvem a prática pedagógica, seus limites e o planejamento escolar, e também, a formação continuada através do seu desenvolvimento e o estabelecimento de parcerias. Com tais apontamentos, pode-se chegar ao desenvolvimento de estratégias de...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:24:22Z
2014-06-11T19:24:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira. Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço. 2013. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90255
000710877
passalacqua_fgm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
identifier_str_mv PASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira. Necessidades pessoais e coletivas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo qualitativo em busca de estratégias de formação continuada em serviço. 2013. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000710877
passalacqua_fgm_me_arafcl.pdf
33004030079P2
0792309624270467
0000-0003-1939-3580
url http://hdl.handle.net/11449/90255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128460276629504