A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Agnes Cruz de [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150746
Resumo: Com a volta da obrigatoriedade da Sociologia na escola média por meio da lei 11.684 de 2008, há oito anos, compreende-se que as Ciências Sociais perpassam por um novo e recente movimento de inserção e organização curricular, levando em conta seu peculiar processo de presença enquanto disciplina na educação básica. A partir deste cenário, o presente trabalho objetivou, com base na reconfiguração do campo da Sociologia na escola média, examinar as propostas curriculares presentes nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos conteúdos de Sociologia cobrados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o suporte desta seleção de conteúdos presentes nos manuais e nas provas, foram visualizados, descritos e interpretados os sentidos atribuídos e demandados à disciplina, impactando a eleição dos saberes sociológicos a serem ensinados na etapa de conclusão da escola média. Posteriormente, analisou-se a existência de tendências, convergências, diálogos ou divergências dos conteúdos expressos nas sugestões curriculares dos livros didáticos e cobrados no exame do ENEM, daqueles presentes nas políticas curriculares existentes para a área, de acordo com a documentação oficial. Elegeu-se assim, a investigação, através da pesquisa documental empírica e teórica, do debate acerca da difusão curricular da Sociologia escolar, de um lado dimensionado nas obras do PNLD de 2012 e 2015 e, de outro, no ENEM, com a investigação das provas do período de 2009 a 2015. O trabalho projetou a discussão, ainda com lacunas, acerca do currículo da disciplina, demonstrando, conforme hipótese impetrada à pesquisa, haver, a partir dos livros didáticos e do ENEM, uma base curricular nacional comum e a rotinização de conteúdos das Ciências Sociais para o Ensino Médio. O suporte teórico-metodológico para a compreensão das pressuposições curriculares contidas nos documentos oficiais (PCNEM, PCN+ e OCEM), livros didáticos e provas do ENEM foram compreendidos a partir das contribuições de Basil Bernstein acerca dos campos de recontextualização pedagógica e, a percepção da Sociologia escolar, sua história, trajetória, áreas (científica e escolar) bem como a atuação dos agentes e atores inseridos na produção curricular, observadas segundo os subsídios do campo, presentes em Pierre Bourdieu.
id UNSP_d47722b19c142c9d84772b361c6ef535
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150746
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplinaSchool Sociology: imbrications and curricular recontextualizations for the disciplineSociologia escolarRecontextualizaçãoCurrículoENEMLivros didáticosCom a volta da obrigatoriedade da Sociologia na escola média por meio da lei 11.684 de 2008, há oito anos, compreende-se que as Ciências Sociais perpassam por um novo e recente movimento de inserção e organização curricular, levando em conta seu peculiar processo de presença enquanto disciplina na educação básica. A partir deste cenário, o presente trabalho objetivou, com base na reconfiguração do campo da Sociologia na escola média, examinar as propostas curriculares presentes nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos conteúdos de Sociologia cobrados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o suporte desta seleção de conteúdos presentes nos manuais e nas provas, foram visualizados, descritos e interpretados os sentidos atribuídos e demandados à disciplina, impactando a eleição dos saberes sociológicos a serem ensinados na etapa de conclusão da escola média. Posteriormente, analisou-se a existência de tendências, convergências, diálogos ou divergências dos conteúdos expressos nas sugestões curriculares dos livros didáticos e cobrados no exame do ENEM, daqueles presentes nas políticas curriculares existentes para a área, de acordo com a documentação oficial. Elegeu-se assim, a investigação, através da pesquisa documental empírica e teórica, do debate acerca da difusão curricular da Sociologia escolar, de um lado dimensionado nas obras do PNLD de 2012 e 2015 e, de outro, no ENEM, com a investigação das provas do período de 2009 a 2015. O trabalho projetou a discussão, ainda com lacunas, acerca do currículo da disciplina, demonstrando, conforme hipótese impetrada à pesquisa, haver, a partir dos livros didáticos e do ENEM, uma base curricular nacional comum e a rotinização de conteúdos das Ciências Sociais para o Ensino Médio. O suporte teórico-metodológico para a compreensão das pressuposições curriculares contidas nos documentos oficiais (PCNEM, PCN+ e OCEM), livros didáticos e provas do ENEM foram compreendidos a partir das contribuições de Basil Bernstein acerca dos campos de recontextualização pedagógica e, a percepção da Sociologia escolar, sua história, trajetória, áreas (científica e escolar) bem como a atuação dos agentes e atores inseridos na produção curricular, observadas segundo os subsídios do campo, presentes em Pierre Bourdieu.With the return of the compulsory nature of Sociology in the middle school through law 11.684 of 2008, eight years ago, it is understood that the Social Sciences are passing through a new and recent movement of insertion and curricular organization, taking into account its peculiar process of presence as a discipline in basic education. Based on the reconfiguration of the field of Sociology in the middle school, the present study aimed to examine the curricular proposals present in the textbooks chosen by the National Program of Didactic Book (PNLD) and in the contents of Sociology collected in the items of the Exam National High School (ENEM). With the support of this selection of contents present in the manuals and exams, the senses attributed and demanded to the discipline were visualized, described and interpreted, impacting the choice of the sociological knowledge to be taught in the middle school completion stage. Subsequently, it was analyzed the existence of trends, convergences, dialogues or divergences of the contents expressed in the curricular suggestions of the textbooks and collected in the ENEM exam, of those present in the existing curricular policies for the area, according to the official documentation. The research, through the empirical and theoretical documentary research, of the debate about the diffusion of the curricular of the Sociology of the school, of one side dimensioned in the works of the PNLD of 2012 and 2015 and, second, in the ENEM, with the investigation of the Of the period from 2009 to 2015. The work projected the discussion, still with gaps, about the curriculum of the discipline, demonstrating, according to the hypothesis impelled to the research, to have, from the textbooks and the ENEM, a common national curricular base and the Routinization of contents of the Social Sciences for High School. The theoreticalmethodological support for the comprehension of the curricular presuppositions contained in the official documents (PCNEM, PCN + and OCEM), didactic books and evidence of the ENEM were understood from the contributions of Basil Bernstein on the fields of pedagogical recontextualization and the understanding of Sociology (Scientific and scholastic) as well as the actions of agents and actors inserted in the curricular production, observed according to the field subsidies present in Pierre Bourdieu.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Agnes Cruz de [UNESP]2017-05-24T18:47:22Z2017-05-24T18:47:22Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15074600088642333004030017P74762029784021248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:34:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:22.570768Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
School Sociology: imbrications and curricular recontextualizations for the discipline
title A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
spellingShingle A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
Souza, Agnes Cruz de [UNESP]
Sociologia escolar
Recontextualização
Currículo
ENEM
Livros didáticos
title_short A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
title_full A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
title_fullStr A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
title_full_unstemmed A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
title_sort A Sociologia escolar: imbricações e recontextualizações curriculares para a disciplina
author Souza, Agnes Cruz de [UNESP]
author_facet Souza, Agnes Cruz de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Agnes Cruz de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia escolar
Recontextualização
Currículo
ENEM
Livros didáticos
topic Sociologia escolar
Recontextualização
Currículo
ENEM
Livros didáticos
description Com a volta da obrigatoriedade da Sociologia na escola média por meio da lei 11.684 de 2008, há oito anos, compreende-se que as Ciências Sociais perpassam por um novo e recente movimento de inserção e organização curricular, levando em conta seu peculiar processo de presença enquanto disciplina na educação básica. A partir deste cenário, o presente trabalho objetivou, com base na reconfiguração do campo da Sociologia na escola média, examinar as propostas curriculares presentes nos livros didáticos escolhidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e nos conteúdos de Sociologia cobrados nos itens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com o suporte desta seleção de conteúdos presentes nos manuais e nas provas, foram visualizados, descritos e interpretados os sentidos atribuídos e demandados à disciplina, impactando a eleição dos saberes sociológicos a serem ensinados na etapa de conclusão da escola média. Posteriormente, analisou-se a existência de tendências, convergências, diálogos ou divergências dos conteúdos expressos nas sugestões curriculares dos livros didáticos e cobrados no exame do ENEM, daqueles presentes nas políticas curriculares existentes para a área, de acordo com a documentação oficial. Elegeu-se assim, a investigação, através da pesquisa documental empírica e teórica, do debate acerca da difusão curricular da Sociologia escolar, de um lado dimensionado nas obras do PNLD de 2012 e 2015 e, de outro, no ENEM, com a investigação das provas do período de 2009 a 2015. O trabalho projetou a discussão, ainda com lacunas, acerca do currículo da disciplina, demonstrando, conforme hipótese impetrada à pesquisa, haver, a partir dos livros didáticos e do ENEM, uma base curricular nacional comum e a rotinização de conteúdos das Ciências Sociais para o Ensino Médio. O suporte teórico-metodológico para a compreensão das pressuposições curriculares contidas nos documentos oficiais (PCNEM, PCN+ e OCEM), livros didáticos e provas do ENEM foram compreendidos a partir das contribuições de Basil Bernstein acerca dos campos de recontextualização pedagógica e, a percepção da Sociologia escolar, sua história, trajetória, áreas (científica e escolar) bem como a atuação dos agentes e atores inseridos na produção curricular, observadas segundo os subsídios do campo, presentes em Pierre Bourdieu.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24T18:47:22Z
2017-05-24T18:47:22Z
2017-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150746
000886423
33004030017P7
4762029784021248
url http://hdl.handle.net/11449/150746
identifier_str_mv 000886423
33004030017P7
4762029784021248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128258806382592