Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013
http://hdl.handle.net/11449/29203
Resumo: O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.
id UNSP_d4ce140163cd86afa1e81a7045f12a4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29203
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferençaAbout collective work at school: encounters in the differenceformação de professorestrabalho coletivoescolateacher educationcollective workschoolO presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.This article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students' learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group's participants work for, in spite of the differences.Unesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUnesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2014-05-20T15:14:29Z2014-05-20T15:14:29Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-223application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2920310.1590/S0103-73072010000200013S0103-73072010000200013S0103-73072010000200013.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:22:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:33.129895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
About collective work at school: encounters in the difference
title Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
spellingShingle Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
formação de professores
trabalho coletivo
escola
teacher education
collective work
school
title_short Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
title_full Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
title_fullStr Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
title_full_unstemmed Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
title_sort Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
author Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_facet Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
trabalho coletivo
escola
teacher education
collective work
school
topic formação de professores
trabalho coletivo
escola
teacher education
collective work
school
description O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
2014-05-20T15:14:29Z
2014-05-20T15:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.
0103-7307
http://hdl.handle.net/11449/29203
10.1590/S0103-73072010000200013
S0103-73072010000200013
S0103-73072010000200013.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013
http://hdl.handle.net/11449/29203
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.
0103-7307
10.1590/S0103-73072010000200013
S0103-73072010000200013
S0103-73072010000200013.pdf
5879357007917808
0000-0003-0014-7232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-223
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129118298963968