Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013 http://hdl.handle.net/11449/29203 |
Resumo: | O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham. |
id |
UNSP_d4ce140163cd86afa1e81a7045f12a4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferençaAbout collective work at school: encounters in the differenceformação de professorestrabalho coletivoescolateacher educationcollective workschoolO presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham.This article deals with the establishment of an educational group of teachers who work with early grades of primary education in a municipal school in the state of São Paulo. The group redefined the established practice of make-up classes established in the school and assumed the co-responsibility for the learning of those children who needed extra time for learning. This fact encouraged teachers to work together to promote a collective effort to help all children. The collective dimension appeared when teachers, aware of the conflicts experienced in school practice, defined objectives and actions that enabled students' learning. We explicit that the development of collective work does not imply the absence of differences and consider that it is possible to agree on the objectives that the group's participants work for, in spite of the differences.Unesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUnesp Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]2014-05-20T15:14:29Z2014-05-20T15:14:29Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-223application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2920310.1590/S0103-73072010000200013S0103-73072010000200013S0103-73072010000200013.pdf58793570079178080000-0003-0014-7232SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T06:22:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:33.129895Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença About collective work at school: encounters in the difference |
title |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
spellingShingle |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença Chaluh, Laura Noemi [UNESP] formação de professores trabalho coletivo escola teacher education collective work school |
title_short |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
title_full |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
title_fullStr |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
title_full_unstemmed |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
title_sort |
Do trabalho coletivo na escola: encontros na diferença |
author |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
author_facet |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaluh, Laura Noemi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores trabalho coletivo escola teacher education collective work school |
topic |
formação de professores trabalho coletivo escola teacher education collective work school |
description |
O presente artigo trata da constituição de um grupo de formação composto por professoras das primeiras séries do Ensino Fundamental de uma escola municipal no interior do Estado de São Paulo. O grupo redefiniu a prática do reforço instituída na escola e assumiu a corresponsabilidade pela aprendizagem dos alunos dessas séries que precisavam de outros tempos para aprender. Esse fato potencializou o empenho conjunto das professoras ao promover um trabalho coletivo para acolher todas as crianças. A dimensão coletiva apareceu quando o grupo, perante os conflitos vividos a partir da prática escolar, tomou consciência deles e definiu objetivos e ações que possibilitaram aos seus alunos aprender. Explicita-se que desenvolver um trabalho coletivo não implica o apagamento das diferenças e considera-se que, com elas, é possível haver coincidência dos objetivos pelos quais os participantes de um grupo trabalham. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 2014-05-20T15:14:29Z 2014-05-20T15:14:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013 Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010. 0103-7307 http://hdl.handle.net/11449/29203 10.1590/S0103-73072010000200013 S0103-73072010000200013 S0103-73072010000200013.pdf 5879357007917808 0000-0003-0014-7232 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000200013 http://hdl.handle.net/11449/29203 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 2, p. 207-223, 2010. 0103-7307 10.1590/S0103-73072010000200013 S0103-73072010000200013 S0103-73072010000200013.pdf 5879357007917808 0000-0003-0014-7232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207-223 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129118298963968 |