Aspectos que influenciam a relação professor-aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119531 |
Resumo: | A relação professor-aluno é largamente estudada por muitos profissionais que estão ligados à área da Educação, sempre a procura de refletir sobre a realidade, em busca de tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez melhor. O embasamento teórico utilizado para a realização das análises deu-se por meio de dois textos: A Sala de Aula Eficiente, de Gerard Dixie e A relação professor-aluno, o que é, como se faz, de Pedro Morales, dois autores que vêem a relação professor-aluno sob óticas diferentes. O objetivo desta pesquisa é identificar, por meio de leituras, análises e observações de aulas, alguns dos aspectos que influenciam a relação professor-aluno, como essa relação deve se estabelecer de forma que ela seja saudável e incida positivamente no aprendizado do aluno e na satisfação pessoal e profissional do professor. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a leitura e análise de textos teóricos e a observação direta de aulas, ministradas por professores em situações regulares de aulas. A partir de estudos e observações de aulas constatou-se que as atitudes e as ações do professor em sala de aula são os principais fatores que interferem na relação professor e aluno. É essencial que o profissional da Educação reflita sobre suas atitudes e como se vê em seu papel docente, para que exerça boas influências sobre seus alunos |
id |
UNSP_d5e11678ec6ce838e3faddd2efbbcebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119531 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aspectos que influenciam a relação professor-alunoProfessoresAtitude (Psicologia)Reflexão (Filosofia)Professores e alunosA relação professor-aluno é largamente estudada por muitos profissionais que estão ligados à área da Educação, sempre a procura de refletir sobre a realidade, em busca de tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez melhor. O embasamento teórico utilizado para a realização das análises deu-se por meio de dois textos: A Sala de Aula Eficiente, de Gerard Dixie e A relação professor-aluno, o que é, como se faz, de Pedro Morales, dois autores que vêem a relação professor-aluno sob óticas diferentes. O objetivo desta pesquisa é identificar, por meio de leituras, análises e observações de aulas, alguns dos aspectos que influenciam a relação professor-aluno, como essa relação deve se estabelecer de forma que ela seja saudável e incida positivamente no aprendizado do aluno e na satisfação pessoal e profissional do professor. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a leitura e análise de textos teóricos e a observação direta de aulas, ministradas por professores em situações regulares de aulas. A partir de estudos e observações de aulas constatou-se que as atitudes e as ações do professor em sala de aula são os principais fatores que interferem na relação professor e aluno. É essencial que o profissional da Educação reflita sobre suas atitudes e como se vê em seu papel docente, para que exerça boas influências sobre seus alunosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kina, Tamiris Thiemy [UNESP]2015-03-23T15:20:16Z2015-03-23T15:20:16Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfKINA, Tamiris Thiemy. Aspectos que influenciam a relação professor-aluno. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119531000634260kina_tt_tcc_arafcl.pdf07923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:51:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119531Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:09.092674Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
title |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
spellingShingle |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno Kina, Tamiris Thiemy [UNESP] Professores Atitude (Psicologia) Reflexão (Filosofia) Professores e alunos |
title_short |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
title_full |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
title_fullStr |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
title_full_unstemmed |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
title_sort |
Aspectos que influenciam a relação professor-aluno |
author |
Kina, Tamiris Thiemy [UNESP] |
author_facet |
Kina, Tamiris Thiemy [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Inforsato, Edson do Carmo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kina, Tamiris Thiemy [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Atitude (Psicologia) Reflexão (Filosofia) Professores e alunos |
topic |
Professores Atitude (Psicologia) Reflexão (Filosofia) Professores e alunos |
description |
A relação professor-aluno é largamente estudada por muitos profissionais que estão ligados à área da Educação, sempre a procura de refletir sobre a realidade, em busca de tornar o processo de ensino-aprendizagem cada vez melhor. O embasamento teórico utilizado para a realização das análises deu-se por meio de dois textos: A Sala de Aula Eficiente, de Gerard Dixie e A relação professor-aluno, o que é, como se faz, de Pedro Morales, dois autores que vêem a relação professor-aluno sob óticas diferentes. O objetivo desta pesquisa é identificar, por meio de leituras, análises e observações de aulas, alguns dos aspectos que influenciam a relação professor-aluno, como essa relação deve se estabelecer de forma que ela seja saudável e incida positivamente no aprendizado do aluno e na satisfação pessoal e profissional do professor. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a leitura e análise de textos teóricos e a observação direta de aulas, ministradas por professores em situações regulares de aulas. A partir de estudos e observações de aulas constatou-se que as atitudes e as ações do professor em sala de aula são os principais fatores que interferem na relação professor e aluno. É essencial que o profissional da Educação reflita sobre suas atitudes e como se vê em seu papel docente, para que exerça boas influências sobre seus alunos |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:20:16Z 2015-03-23T15:20:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KINA, Tamiris Thiemy. Aspectos que influenciam a relação professor-aluno. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. http://hdl.handle.net/11449/119531 000634260 kina_tt_tcc_arafcl.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
identifier_str_mv |
KINA, Tamiris Thiemy. Aspectos que influenciam a relação professor-aluno. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010. 000634260 kina_tt_tcc_arafcl.pdf 0792309624270467 0000-0003-1939-3580 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129087268454400 |