EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo. |
id |
UFPI-5_52f26ec5cbcde53f6ee3347e4abab88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1508 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAluno-professorExperiênciaReflexãoCríticaEste artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 73-82Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 73-82Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 73-822526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508/1353Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA MARQUES , ANTÔNIA COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1508Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
title |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR BATISTA MARQUES , ANTÔNIA Aluno-professor Experiência Reflexão Crítica |
title_short |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
title_full |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
title_sort |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR |
author |
BATISTA MARQUES , ANTÔNIA |
author_facet |
BATISTA MARQUES , ANTÔNIA COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA |
author_role |
author |
author2 |
COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA MARQUES , ANTÔNIA COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno-professor Experiência Reflexão Crítica |
topic |
Aluno-professor Experiência Reflexão Crítica |
description |
Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508/1353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 73-82 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 73-82 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 73-82 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443866624000 |