EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA MARQUES , ANTÔNIA
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508
Resumo: Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.
id UFPI-5_52f26ec5cbcde53f6ee3347e4abab88a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1508
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAluno-professorExperiênciaReflexãoCríticaEste artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.Universidade Federal do Piauí2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 73-82Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 73-82Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 73-822526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508/1353Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBATISTA MARQUES , ANTÔNIA COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA2022-02-02T17:54:07Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1508Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2022-02-02T17:54:07Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
title EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
spellingShingle EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
BATISTA MARQUES , ANTÔNIA
Aluno-professor
Experiência
Reflexão
Crítica
title_short EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
title_full EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
title_fullStr EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
title_sort EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
author BATISTA MARQUES , ANTÔNIA
author_facet BATISTA MARQUES , ANTÔNIA
COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA
author_role author
author2 COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA MARQUES , ANTÔNIA
COSTA BARBOSA, SÍLVIA MARIA
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno-professor
Experiência
Reflexão
Crítica
topic Aluno-professor
Experiência
Reflexão
Crítica
description Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508/1353
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 19 (2008); 73-82
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 19 (2008); 73-82
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 19 (2008); 73-82
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797443866624000