Programas de excelência na pós-graduação em educação: modelos em análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204964 |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo analisar o modelo de Pós-graduação Stricto Sensu considerado de excelência pela CAPES. Tendo por base a metodologia da Educação Comparada, o percurso da pesquisa foi do contexto macro ao micro, investigando primeiramente os documentos legais que balizaram este nível de ensino no decorrer dos anos, visando identificar se há um modelo ou modelos sendo direcionados. Após, focou-se na Área da Educação, uma das 49 presentes até o momento no Sistema Nacional de Pós Graduação. Os elementos investigados na Área alinham-se aos supracitados. Buscando identificar estes elementos no contexto prático, finalizou-se a pesquisa analisando as Fichas de Avaliação, referentes à Quadrienal 2017, dos Programas na Área da Educação que atingiram o conceito de excelência, a nota 7. Os dados demonstram que tanto no Sistema de forma geral, como na Área da Educação é restrito o número de Programas que atingem os conceitos mais elevados no final da Avaliação CAPES, e quando atingem estes estão localizados nas mesmas regiões, havendo uma disparidade histórica entre as regiões Norte e Sul do País, sendo esta última privilegiada no que diz respeito à Pós-graduação stricto sensu, seja pela quantidade de programas, seja pelas notas que recebem. A pesquisa chega a Tese de que não há um modelo organizacional e dimensional específicos que traduzem o que seja um Programa de Excelência na Área da Educação, pois, os três assim certificados possuem tamanhos diferenciados, instâncias administrativas diferenciadas, bem como, especificidades em suas organizações. O que os une são os índices que alcançam nos quesitos quantitativos da ficha avaliativa. Desta forma, conclui-se que elevar os índices frente aos demais programas no cenário nacional, é o que justifica o conceito de excelência, não importando o modelo e estrutura que seguem. |
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Programas de excelência na pós-graduação em educação: modelos em análiseStricto sensu post-graduation in Brazil: models of excellence under analysisAvaliaçãoPós-graduação stricto sensuProgramas de excelênciaEducaçãoEducação comparadaEvaluationStricto sensu post-graduationExcellence programsEducationComparative educationA presente pesquisa teve por objetivo analisar o modelo de Pós-graduação Stricto Sensu considerado de excelência pela CAPES. Tendo por base a metodologia da Educação Comparada, o percurso da pesquisa foi do contexto macro ao micro, investigando primeiramente os documentos legais que balizaram este nível de ensino no decorrer dos anos, visando identificar se há um modelo ou modelos sendo direcionados. Após, focou-se na Área da Educação, uma das 49 presentes até o momento no Sistema Nacional de Pós Graduação. Os elementos investigados na Área alinham-se aos supracitados. Buscando identificar estes elementos no contexto prático, finalizou-se a pesquisa analisando as Fichas de Avaliação, referentes à Quadrienal 2017, dos Programas na Área da Educação que atingiram o conceito de excelência, a nota 7. Os dados demonstram que tanto no Sistema de forma geral, como na Área da Educação é restrito o número de Programas que atingem os conceitos mais elevados no final da Avaliação CAPES, e quando atingem estes estão localizados nas mesmas regiões, havendo uma disparidade histórica entre as regiões Norte e Sul do País, sendo esta última privilegiada no que diz respeito à Pós-graduação stricto sensu, seja pela quantidade de programas, seja pelas notas que recebem. A pesquisa chega a Tese de que não há um modelo organizacional e dimensional específicos que traduzem o que seja um Programa de Excelência na Área da Educação, pois, os três assim certificados possuem tamanhos diferenciados, instâncias administrativas diferenciadas, bem como, especificidades em suas organizações. O que os une são os índices que alcançam nos quesitos quantitativos da ficha avaliativa. Desta forma, conclui-se que elevar os índices frente aos demais programas no cenário nacional, é o que justifica o conceito de excelência, não importando o modelo e estrutura que seguem.The present research aimed at analyzing the Stricto Sensu Postgraduation model considered of excellence by CAPES. Based on the Comparative Education methodology, the research path went from the macro to the micro context, firstly investigating the legal documents that guided this level of education over the years, in order to identify if a model or models being recommended. Then, we focused on the Education Area, one of the 49 presents so far in the National Post Graduation System. The elements investigated in the Area are aligned with the aforementioned. Seeking to identify these elements in the practical context, the research was concluded by analyzing the Assessment Forms, referring to the Quadrennial 2017, of the Programs in the Area of Education that reached the concept of excellence, the grade 7. The data show that both in the System in general, as in the Area of Education, the number of programs that reach the highest concepts at the end of the CAPES Evaluation is limited, and when they do, they are located in the same regions, with a historical disparity between the North and South regions of the country, the latter being privileged as regards to the stricto sensu Post Graduation, either by the number of programs or by the grades they receive. The research comes to the thesis that there is not a specific organizational and dimensional model that translates what an Excellence Program in Education Area is, because, the three so certified have different sizes, different administrative instances, as well as, specificities in their organizations. What unites them are the indexes they reach in the quantitative items of the evaluation form. Therefore, it is concluded that raising the indexes in comparison to other programs on the national scene is what justifies the concept of excellence, regardless of the model and structure they follow.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Nathália Delgado Bueno da [UNESP]2021-06-15T18:46:03Z2021-06-15T18:46:03Z2021-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20496433004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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