Sexualidade, gênero e infância: a relação escola, família e pediatria na Educação Sexual de crianças da Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214941 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que a sexualidade é intrínseca ao ser humano, compreendemos que a Educação Sexual deve ser parte imprescindível no processo de desenvolvimento integral de todos(as), desde a mais tenra idade. Os constantes equívocos, preconceitos e tabus que ainda permeiam a sociedade contemporânea tendem a resultar em consequências negativas que podem interferir diretamente na formação da criança. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo, analisar o habitus de professores(as), psicóloga escolar, diretora administrativa, mães e pediatras no que se refere à sexualidade e gênero e as possíveis interferências e contribuições que a suposta relação entre as instâncias, família, escola e pediatria pode vir a trazer à Educação Sexual de crianças em fase de Educação Infantil, assistidas por eles(as), enquanto alunos(as), filhos(as) ou pacientes. A investigação apoiou-se no referencial teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e sua equipe e, com base nos conceitos de habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, herança cultural e gênero, foi elaborada uma entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os(as) dezesseis colaboradores(as) e, posteriormente, analisada por meio do método praxiológico, também desenvolvido pelo sociólogo francês, que nos permitiu compreender na práxis, a complexidade das relações sociais estabelecidas entre os(as) agentes participantes da investigação, materializada na estruturação e reestruturação do habitus, no que tange à Educação Sexual. É importante salientar ainda que a pesquisa foi realizada em uma cidade de grande porte do interior paulista e contou com a participação de uma Escola Modelo de Educação Infantil e de uma Unidade Básica de Saúde (UBDS), ambas pertencentes ao mesmo bairro da camada popular do município. A investigação identificou um cenário desafiador, no qual o despreparo e desconhecimento mostraram-se como mediadores da Educação Sexual destinada às crianças atendidas pelos(as) representantes das instâncias que aqui foram analisadas, evidenciando uma relação de transmissão de responsabilização, proveniente de todos os âmbitos. O estudo elaborado tem a pretensão de favorecer a promoção de uma efetiva reflexão e discussão acerca da importância de uma Educação Sexual inserida no contexto escolar, de maneira adequada e substancial, partindo do pressuposto de que é essencial compreender e valorizar a sexualidade infantil, visando contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento integral da criança e a proteção da infância. |
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Sexualidade, gênero e infância: a relação escola, família e pediatria na Educação Sexual de crianças da Educação InfantilSexuality, gender and infancy: the relationship school, family and pediatrics in the Sexual Education of children of the Early Childhood EducationSexualidad, género e infancia: la relación escuela, familia y pediatría en la Educación Sexual de niños de la Educación InfantilEducação infantilEducação sexualEscolaFamíliaHabitusEarly childhood educationSex educationSchoolFamilyEducación infantilEducación sexualEscuelaFamiliaPartindo do pressuposto de que a sexualidade é intrínseca ao ser humano, compreendemos que a Educação Sexual deve ser parte imprescindível no processo de desenvolvimento integral de todos(as), desde a mais tenra idade. Os constantes equívocos, preconceitos e tabus que ainda permeiam a sociedade contemporânea tendem a resultar em consequências negativas que podem interferir diretamente na formação da criança. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo, analisar o habitus de professores(as), psicóloga escolar, diretora administrativa, mães e pediatras no que se refere à sexualidade e gênero e as possíveis interferências e contribuições que a suposta relação entre as instâncias, família, escola e pediatria pode vir a trazer à Educação Sexual de crianças em fase de Educação Infantil, assistidas por eles(as), enquanto alunos(as), filhos(as) ou pacientes. A investigação apoiou-se no referencial teórico desenvolvido por Pierre Bourdieu e sua equipe e, com base nos conceitos de habitus, capital cultural, capital social, capital econômico, herança cultural e gênero, foi elaborada uma entrevista semiestruturada, realizada individualmente com os(as) dezesseis colaboradores(as) e, posteriormente, analisada por meio do método praxiológico, também desenvolvido pelo sociólogo francês, que nos permitiu compreender na práxis, a complexidade das relações sociais estabelecidas entre os(as) agentes participantes da investigação, materializada na estruturação e reestruturação do habitus, no que tange à Educação Sexual. É importante salientar ainda que a pesquisa foi realizada em uma cidade de grande porte do interior paulista e contou com a participação de uma Escola Modelo de Educação Infantil e de uma Unidade Básica de Saúde (UBDS), ambas pertencentes ao mesmo bairro da camada popular do município. A investigação identificou um cenário desafiador, no qual o despreparo e desconhecimento mostraram-se como mediadores da Educação Sexual destinada às crianças atendidas pelos(as) representantes das instâncias que aqui foram analisadas, evidenciando uma relação de transmissão de responsabilização, proveniente de todos os âmbitos. O estudo elaborado tem a pretensão de favorecer a promoção de uma efetiva reflexão e discussão acerca da importância de uma Educação Sexual inserida no contexto escolar, de maneira adequada e substancial, partindo do pressuposto de que é essencial compreender e valorizar a sexualidade infantil, visando contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento integral da criança e a proteção da infância.Assuming that sexuality is intrinsic to human beings, we understand that Sexual Education must be an essential part of the process of integral development of all, from the earliest age. The constant misunderstandings, prejudices and taboos that still permeate a contemporary society tend to result in negative consequences that can directly interfere with the child's education. In this sense, this research aimed to analyze the habitus of teachers, school psychologists, administrative directors, guardians and pediatricians with regard to sexuality and gender and, as possible interferences and contributions that the supposed relationship between relationships, family, school and pediatrics can bring the sexual education of children in the Early Childhood Education phase, assisted by them, as children, students or patients. The investigation was based on the theoretical framework developed by Pierre Bourdieu and his team and, based on the concepts of habitus, cultural capital, social capital, economic capital, cultural liability and gender, a semi-structured interview was carried out individually with the (how ) sixteen collaborators and, later analyzed through the praxiological method, also developed by the French sociologist, who understands in praxis, the complexity of social relations between the agents participating in the investigation, materialized in the structuring and competence of the habitus with regard to Sex Education. It is also important to emphasize that, a survey conducted in a large city in the interior of São Paulo and included the participation of a Model School of Early Childhood Education and a Basic Health Unit (UBDS), both belonging to the same low-income neighborhood. of the municipality. The investigation identified a challenging scenario, in which unpreparedness and lack of knowledge differentiate themselves as mediators of Sexual Education aimed at children assisted by the representatives of the exhibitions that were analyzed here, evidencing a relationship of transmission of responsibility, coming from all spheres. The study elaborated intends to favor the promotion of an effective reflection and discussion on the importance of a sexual education inserted in the school context, in an adequate and substantial way, based on the assumption that it is essential to understand and value child sexuality, to divide from significant way for the integral development of the child and the protection of childhood.Asumiendo que la sexualidad es intrínseca al ser humano, entendemos que la Educación Sexual debe ser parte esencial del proceso de desarrollo integral de todos, desde la más temprana edad. Los constantes malentendidos, prejuicios y tabúes que aún permean la sociedad contemporánea tienden a tener consecuencias negativas que pueden interferir directamente en la educación del niño. En este sentido, esta investigación tuvo como objetivo analizar el habitus de docentes, psicóloga escolar, directora administrativa, madres y pediatras respecto a la sexualidad y el género y, las posibles interferencias y aportes que puede traer la supuesta relación entre las instancias familia, escuela y pediatría en la educación sexual de los niños en la etapa de Educación Infantil, asistidos por ellos, como estudiantes, niños o pacientes. La investigación se basó en el marco teórico desarrollado por Pierre Bourdieu y su equipo y, a partir de los conceptos de habitus, capital cultural, capital social, capital económico, herencia cultural y género, se realizó una entrevista semiestructurada individualmente con los dieciséis colaboradores y, posteriormente analizada a través del método praxiológico, también desarrollado por el sociólogo francés, que comprende en la praxis, la complejidad de las relaciones sociales entre los agentes participantes en la investigación, materializada en la estructuración y competencia del habitus en relación con la Educación Sexual. También es importante señalar que la investigación fue realizada en una gran ciudad del interior de São Paulo y contó con la participación de una Escuela Modelo de Educación Infantil y una Unidad Básica de Salud (UBDS), ambas pertenecientes al mismo barrio de la clase baja del municipio. La investigación identificó un escenario desafiante, en el que la falta de preparación y el desconocimiento se diferencian como mediadores de la Educación Sexual dirigida a los niños asistidos por los representantes de las exposiciones aquí analizadas, evidenciando una relación de transmisión de responsabilidad, proveniente de todos los ámbitos. El estudio elaborado pretende favorecer la promoción de una reflexión y discusión efectiva sobre la importancia de una Educación Sexual insertada en el contexto escolar, de manera adecuada y sustancial, partiendo del supuesto de que es fundamental comprender y valorar la sexualidad infantil, para partir de manera significativa para el desarrollo integral del niño y la protección de la niñez.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Maria Fernanda Celli de [UNESP]2021-10-29T18:30:54Z2021-10-29T18:30:54Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21494133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214941Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:07:55.280061Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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