Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucifora, Cristiane de Assis
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Muzzeti, Luci Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430
Resumo: O Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram  resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico  que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com  número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus
id VERACRUZ-0_b94a7105ecfc4b7900892451dbf823f2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9430
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schoolsfamíliasEducação InfantilgênerosexualidadehabitusO Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram  resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico  que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com  número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/943010.34117/bjdv6n4-439Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22747-22759Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22747-22759Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22747-227592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430/7956Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucifora, Cristiane de AssisMuzzeti, Luci Regina2020-05-27T16:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9430Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:15.903788Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
title Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
spellingShingle Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
Lucifora, Cristiane de Assis
famílias
Educação Infantil
gênero
sexualidade
habitus
title_short Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
title_full Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
title_fullStr Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
title_full_unstemmed Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
title_sort Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
author Lucifora, Cristiane de Assis
author_facet Lucifora, Cristiane de Assis
Muzzeti, Luci Regina
author_role author
author2 Muzzeti, Luci Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucifora, Cristiane de Assis
Muzzeti, Luci Regina
dc.subject.por.fl_str_mv famílias
Educação Infantil
gênero
sexualidade
habitus
topic famílias
Educação Infantil
gênero
sexualidade
habitus
description O Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram  resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico  que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com  número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430
10.34117/bjdv6n4-439
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430/7956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22747-22759
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22747-22759
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22747-22759
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645449086631936