Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430 |
Resumo: | O Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus |
id |
VERACRUZ-0_b94a7105ecfc4b7900892451dbf823f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9430 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schoolsfamíliasEducação InfantilgênerosexualidadehabitusO Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/943010.34117/bjdv6n4-439Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22747-22759Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22747-22759Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22747-227592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430/7956Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucifora, Cristiane de AssisMuzzeti, Luci Regina2020-05-27T16:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9430Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:15.903788Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
title |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
spellingShingle |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools Lucifora, Cristiane de Assis famílias Educação Infantil gênero sexualidade habitus |
title_short |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
title_full |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
title_fullStr |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
title_full_unstemmed |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
title_sort |
Projeto de Doutorado: Representações sobre famílias em um grupo de escolas de Educação Infantil / Doctoral Project: Representations about families in a group of early childhood schools |
author |
Lucifora, Cristiane de Assis |
author_facet |
Lucifora, Cristiane de Assis Muzzeti, Luci Regina |
author_role |
author |
author2 |
Muzzeti, Luci Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucifora, Cristiane de Assis Muzzeti, Luci Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
famílias Educação Infantil gênero sexualidade habitus |
topic |
famílias Educação Infantil gênero sexualidade habitus |
description |
O Brasil é um país marcado por muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais e que envolta por um discurso de busca por igualdade de direitos e oportunidades acaba por inviabilizar muitas problemáticas presentes em instituições como escolas. A instituição escolar é um dos locus de construção de habitus nos sujeitos e atualmente configura-se em um espaço onde principalmente crianças de Educação Infantil passam um tempo elevado. A Educação Infantil como um direito de toda criança e assegurada por documentos referências e diretrizes aponta a necessidade de uma escola que seja inclusiva e que estimule a criança em sua totalidade, porém há estudos que demonstram resistência para encorporar os trabalhos com gênero e sexualidade, que motivados por tabus sociais inserem-se limitando o que é visto como importante e necessário para se fazer presente no currículo escolar. Desta forma o referencial teórico que ancorará esta pesquisa é da Teoria Crítica tendo como principal autor Pierre Bourdieu e suas categorias analíticas que buscam, entre outras coisas, no universo escolar desestruturar a aparente ordem e arbitrariedade presente em algumas relações empreendidas neste contexto. Muitas transformações acontecem atualmente e dessa forma a indagação de que escola nem sempre mostra-se preparada para lidar com as problemáticas em curso faz-se presente; as famílias não seguem uma padronagem, mas sim complexificam-se cada vez mais, com número de membros, tipos de união, novos arranjos, assim como também por um posicionamento entre pais e mães diferentes dos concebidos como naturais para homens e mulheres. Sendo assim questiona-se quais as concepções de família mostram-se presente nas instituições investigadas e se tais concepções fazem parte de uma naturalização de condutas construídos no seio da sociedade moldando o habitus dos sujeitos. O processo metodológico contará com inserção em campo registrando fotos de cartazes produzidos por professores e expostos nos pátios das escolas em datas como dia das mães, dia dos pais e na comemoração da família, assim como a realização de entrevista gravada com os gestores das instituições. A pesquisa será de caráter qualitativo que busca a percepção grupal por estes estarem em condições aproximadas em trajetórias e através do método praxeológico empreendido por Pierre Bordieu. Palavras-chave: famílias, Educação Infantil, gênero, sexualidade, habitus |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430 10.34117/bjdv6n4-439 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9430/7956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 22747-22759 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 22747-22759 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 22747-22759 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645449086631936 |