Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carrara, Kester [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000200007
http://hdl.handle.net/11449/117912
Resumo: Social skills can be conceptualized as a set of different kinds of behavior in the face of demands in an interpersonal situation, provided they maximize gains and reduce losses to social interactions. While there is a general description of social skills, specific populations have their own interpersonal needs. Their mapping and consequent focused interventions appear to be a productive way in what concerns the study of social skills. According to the Applied Behavior Analysis, the persons repertoire should be assessed as completely as possible, considering its phylogenetic, ontogenetic and cultural influences. It is believed that a significant proportion of behavioral problems is maintained by the production of positive and negative reinforcement, its understanding requiring the assessment of that repertoire. This paper discusses the possibility of describing social skills functionally, testing the argument of understanding them as adjectives that qualify a directory eventually incompatible with problematic behavior. For such, one must define social skills and functional analysis, so as to consider, subsequently, the relations between these concepts, based on empirical examples
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According to the Applied Behavior Analysis, the persons repertoire should be assessed as completely as possible, considering its phylogenetic, ontogenetic and cultural influences. It is believed that a significant proportion of behavioral problems is maintained by the production of positive and negative reinforcement, its understanding requiring the assessment of that repertoire. This paper discusses the possibility of describing social skills functionally, testing the argument of understanding them as adjectives that qualify a directory eventually incompatible with problematic behavior. For such, one must define social skills and functional analysis, so as to consider, subsequently, the relations between these concepts, based on empirical examplesHabilidades sociais podem ser conceituadas como conjunto de comportamentos emitidos diante das demandas de uma situação interpessoal, desde que maximizem os ganhos e reduzam as perdas para as interações sociais. Ainda que haja a descrição geral de habilidades sociais, populações específicas têm necessidades interpessoais próprias. O mapeamento delas e consequentes intervenções focadas parece ser um caminho produtivo no que se refere ao estudo das habilidades sociais. A análise comportamental aplicada entende que o repertório das pessoas deva ser avaliado o mais completamente possível, considerando suas influências filogenéticas, ontogenéticas e culturais. Acredita-se que parte significativa dos problemas comportamentais é mantida pela produção de reforçadores positivos e negativos, requerendo, para o seu entendimento, a avaliação desse repertório. Esse trabalho discute a possibilidade de descrever funcionalmente habilidades sociais, verificando a tese de entendê-las como adjetivação de um repertório que possa ser incompatível com comportamentos-problema. Para tanto, define-se habilidades sociais e análise funcional, para, na sequência, tecer considerações sobre as relações entre esses conceitos, com base em exemplos empíricosLas habilidades sociales se pueden conceptualizar como un conjunto de conductas emitidas ante las demandas de una situación interpersonal, siempre que se maximizan las ganancias y se minimizan las pérdidas en las interacciones sociales. Si bien no es una descripción general de las habilidades sociales, puesto que cada población tiene sus propias necesidades interpersonales. La asignación de estas intervenciones y el enfoque consecuente parece ser una manera productiva en lo que respecta al estudio de las habilidades sociales. El análisis aplicado del comportamiento considera que el repertorio de personas debe ser evaluado de la forma más completa posible, teniendo en cuenta sus influencias filogenéticos, ontogénicos y culturales. Se cree que una proporción significativa de los problemas de conducta se mantiene debido a la producción de reforzadores positivos y negativos que requieren, para su comprensión, la evaluación del repertorio. Este artículo presenta la posibilidad de describir funcionalmente las habilidades sociales, verificando la teoría de entenderlas como adjetivos que describen un repertorio que puede ser incompatible con los problemas de conducta. Para ello, definimos las habilidades sociales y el análisis funcional, para poder, en secuencia, tejer consideraciones sobre las relaciones entre estos conceptos a partir de ejemplos empíricosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Instituto de Psicologia. Pró-Reitoria de ExtensãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Carrara, Kester [UNESP]2015-03-19T16:20:28Z2015-03-19T16:20:28Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article330-350application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682010000200007Psicologia em Revista. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Instituto de Psicologia. Pró-Reitoria de Extensão, v. 16, n. 2, p. 330-350, 2010.1677-1168http://hdl.handle.net/11449/117912S1677-11682010000200007S1677-11682010000200007.pdf4654377716651363SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:53:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117912Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T15:53:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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