Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213746
Resumo: O presente trabalho propõe analisar enunciados meme veiculados pelas páginas intituladas Barbie Fascista e Barbie e Ken Cidadãos de Bem, do Facebook. Criadas durante o período do segundo turno das eleições de 2018, essas páginas representam os eleitores/apoiadores de Jair Bolsonaro como os personagens Barbie e Ken, bonecos da Mattel, ridicularizando-os. Nosso objetivo é refletir sobre a construção enunciativa irônica dos memes ao caracterizar as mulheres com posicionamento político de direita como Barbies, em uma crítica feita pelas páginas acerca da alienação e deslocamento social das mesmas. Para tanto, tomamos como fundamentação teórica os postulados do Círculo de Bakhtin, sobretudo as concepções de linguagem, ideologia, signo ideológico, dialogismo e vozes sociais. Aspectos caros ao nosso trabalho, refletiremos ainda sobre a ironia e o riso nos estudos bakhtinianos, recursos utilizados para desestabilizar discursos oficiais. Além disso, amparados pelos estudos feministas, torna-se necessário observar o papel da mulher na sociedade, assim como os padrões impostos. O método por nós utilizado é o dialético-dialógico, que se pauta no cotejo com outros enunciados, de diversas esferas e gêneros, como por exemplo, a esfera jornalística, para demonstrar como os memes podem ser compreendidos como enunciados inseridos em uma vasta cadeia discursiva. Os resultados se voltam à reflexão acerca não apenas da compreensão das imagens de mulher construídas nessas páginas, mas também sobre do papel e da noção do que é ser mulher no atual contexto social, histórico e político do país. A contribuição desta pesquisa consiste em apresentar um estudo que busca compreender como os enunciados meme se constituem sobretudo como uma forma de crítica social e compõem um retrato da mulher “cidadã de bem” brasileira, refletido e refratado nas redes sociais.
id UNSP_d6b5ce8c117b2f008e4d8c815cf60f2e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213746
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheresLike a Barbie girl...but Fascist: bakhtinian analysis of social voices about womenBarbie FascistaMulherCírculo de BakhtinIdeologiaVozes sociaisO presente trabalho propõe analisar enunciados meme veiculados pelas páginas intituladas Barbie Fascista e Barbie e Ken Cidadãos de Bem, do Facebook. Criadas durante o período do segundo turno das eleições de 2018, essas páginas representam os eleitores/apoiadores de Jair Bolsonaro como os personagens Barbie e Ken, bonecos da Mattel, ridicularizando-os. Nosso objetivo é refletir sobre a construção enunciativa irônica dos memes ao caracterizar as mulheres com posicionamento político de direita como Barbies, em uma crítica feita pelas páginas acerca da alienação e deslocamento social das mesmas. Para tanto, tomamos como fundamentação teórica os postulados do Círculo de Bakhtin, sobretudo as concepções de linguagem, ideologia, signo ideológico, dialogismo e vozes sociais. Aspectos caros ao nosso trabalho, refletiremos ainda sobre a ironia e o riso nos estudos bakhtinianos, recursos utilizados para desestabilizar discursos oficiais. Além disso, amparados pelos estudos feministas, torna-se necessário observar o papel da mulher na sociedade, assim como os padrões impostos. O método por nós utilizado é o dialético-dialógico, que se pauta no cotejo com outros enunciados, de diversas esferas e gêneros, como por exemplo, a esfera jornalística, para demonstrar como os memes podem ser compreendidos como enunciados inseridos em uma vasta cadeia discursiva. Os resultados se voltam à reflexão acerca não apenas da compreensão das imagens de mulher construídas nessas páginas, mas também sobre do papel e da noção do que é ser mulher no atual contexto social, histórico e político do país. A contribuição desta pesquisa consiste em apresentar um estudo que busca compreender como os enunciados meme se constituem sobretudo como uma forma de crítica social e compõem um retrato da mulher “cidadã de bem” brasileira, refletido e refratado nas redes sociais.The present work proposes to analyze utterances posted by the pages Barbie Fascista and Barbie e Ken Cidadãos de Bem, from Facebook. Created during the period of second turn from 2018’s election, this pages represent Jair Bolsonaro’s voters/supporters as the characters Barbie and Ken, dolls from Mattel, ridiculing them. Our aim is to reflect about the ironical enunciative construction of the memes when characterizing women with right political positioning as Barbies, on a criticism made by the pages about their alienation and social displacement. Therefore, we take as theoretical fundamentals the postulates from the Bakhtin Circle, especially the concepts of language, ideology, ideological sign, dialogismo and social voices. Important aspects on our work, we will also reflect about the irony and laughter in the bakhtinian studies, used to disestabilish oficial speeches. Futhermore, supported by feminist studies, it becomes necessary to observe the womem role in the society, as the imposed standards. The method used is the dialetical-dialogical, based on the comparison with other utterances, from different spheres and genres, for example, the jornalistic sphere, to demonstrate how memes can be understand as utterances located in a wide discourse chain. The results turn to the reflection of not only the compreehension of the women’s images build in the pages, but as well about the role and notion of what it is to be a woman in the current social, historical and political contexto of the country. The contribution of this research consists to present a study that seeks to understand how the meme utterances are constituted, especially as a way of social criticism and compose a picture of the brazilian “cidadã de bem”, reflected and refracted on social networks.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)133612/2019-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Laura Pereira [UNESP]2021-07-29T17:44:52Z2021-07-29T17:44:52Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21374633004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213746Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:08:58.876010Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
Like a Barbie girl...but Fascist: bakhtinian analysis of social voices about women
title Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
spellingShingle Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
Barbie Fascista
Mulher
Círculo de Bakhtin
Ideologia
Vozes sociais
title_short Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
title_full Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
title_fullStr Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
title_full_unstemmed Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
title_sort Bem Barbiezinha...Fascista: análise bakhtiniana de vozes sociais sobre mulheres
author Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
author_facet Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paula, Luciane de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Laura Pereira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Barbie Fascista
Mulher
Círculo de Bakhtin
Ideologia
Vozes sociais
topic Barbie Fascista
Mulher
Círculo de Bakhtin
Ideologia
Vozes sociais
description O presente trabalho propõe analisar enunciados meme veiculados pelas páginas intituladas Barbie Fascista e Barbie e Ken Cidadãos de Bem, do Facebook. Criadas durante o período do segundo turno das eleições de 2018, essas páginas representam os eleitores/apoiadores de Jair Bolsonaro como os personagens Barbie e Ken, bonecos da Mattel, ridicularizando-os. Nosso objetivo é refletir sobre a construção enunciativa irônica dos memes ao caracterizar as mulheres com posicionamento político de direita como Barbies, em uma crítica feita pelas páginas acerca da alienação e deslocamento social das mesmas. Para tanto, tomamos como fundamentação teórica os postulados do Círculo de Bakhtin, sobretudo as concepções de linguagem, ideologia, signo ideológico, dialogismo e vozes sociais. Aspectos caros ao nosso trabalho, refletiremos ainda sobre a ironia e o riso nos estudos bakhtinianos, recursos utilizados para desestabilizar discursos oficiais. Além disso, amparados pelos estudos feministas, torna-se necessário observar o papel da mulher na sociedade, assim como os padrões impostos. O método por nós utilizado é o dialético-dialógico, que se pauta no cotejo com outros enunciados, de diversas esferas e gêneros, como por exemplo, a esfera jornalística, para demonstrar como os memes podem ser compreendidos como enunciados inseridos em uma vasta cadeia discursiva. Os resultados se voltam à reflexão acerca não apenas da compreensão das imagens de mulher construídas nessas páginas, mas também sobre do papel e da noção do que é ser mulher no atual contexto social, histórico e político do país. A contribuição desta pesquisa consiste em apresentar um estudo que busca compreender como os enunciados meme se constituem sobretudo como uma forma de crítica social e compõem um retrato da mulher “cidadã de bem” brasileira, refletido e refratado nas redes sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T17:44:52Z
2021-07-29T17:44:52Z
2021-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213746
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/213746
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128611033546752