Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Leonardo Francisquette de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239517
Resumo: A necessidade de incluir de forma mais interativa os alunos no processo de ensino e aprendizagem consiste em uma realidade no cenário educacional brasileiro. Pesquisadores como Comênio, Rousseau e Dewey são referências no que tange a importância do envolvimento dos alunos nos momentos de aprendizagem. Este trabalho possui como foco estudar se o uso de atividades maker como ferramenta pedagógica, altera a motivação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física. Para isso, os dados foram coletados a partir de Fichas de Avaliação Processual e serão analisados, a partir da análise de conteúdo, buscando traços relacionados aos benefícios que a abordagem maker agrega, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho colaborativo e a resolução de situações-problema. Além disso, sinais de mudança de motivação dos alunos, a partir da Teoria da Autodeterminação, são explorados, juntamente da observação do envolvimento dos alunos nas aulas de Física. A conclusão da pesquisa resultou em dados significativos, uma vez que foi possível perceber que esta abordagem possui frutos positivos, e que a atividade maker pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta. Ainda que haja adaptações necessárias, foi possível encontrar os indícios esperados, relacionados aos benefícios das atividades maker, alteração na motivação e do maior envolvimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos nas aulas de Física.
id UNSP_d71a287ded36bc0c5b76005da61c424e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239517
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades makerStudy on the motivations of Youth and Adult Education (YAE) students to engagement in physics classes through maker activitiesAtividades makerMotivaçãoEnsino de FísicaMaker activitiesMotivationTeaching of PhysicsA necessidade de incluir de forma mais interativa os alunos no processo de ensino e aprendizagem consiste em uma realidade no cenário educacional brasileiro. Pesquisadores como Comênio, Rousseau e Dewey são referências no que tange a importância do envolvimento dos alunos nos momentos de aprendizagem. Este trabalho possui como foco estudar se o uso de atividades maker como ferramenta pedagógica, altera a motivação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física. Para isso, os dados foram coletados a partir de Fichas de Avaliação Processual e serão analisados, a partir da análise de conteúdo, buscando traços relacionados aos benefícios que a abordagem maker agrega, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho colaborativo e a resolução de situações-problema. Além disso, sinais de mudança de motivação dos alunos, a partir da Teoria da Autodeterminação, são explorados, juntamente da observação do envolvimento dos alunos nas aulas de Física. A conclusão da pesquisa resultou em dados significativos, uma vez que foi possível perceber que esta abordagem possui frutos positivos, e que a atividade maker pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta. Ainda que haja adaptações necessárias, foi possível encontrar os indícios esperados, relacionados aos benefícios das atividades maker, alteração na motivação e do maior envolvimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos nas aulas de Física.The need to include students in the teaching and learning process in a more interactive way is a reality in the Brazilian educational scenario. Researchers such as Comenius, Rousseau, and Dewey are references when it comes to the importance of involving students in learning moments. This paper focuses on studying whether the use of maker activities as a pedagogical tool alters the motivation of students of Youth and Adult Education (YAE) to engagement in Physics classes. For this, the data collected from Process Evaluation Forms will be analyzed, based on content analysis, looking for traces related to the benefits that the maker approach adds. In addition, signs of change in students' motivation, from Self-Determination Theory, are explored, along with the observation of students' engagement in Physics classes. The conclusion of the research resulted in significant data, since it was possible to see that this approach has positive fruits, and that the maker activity can be used in the classroom as a tool. Although adaptations are necessary, it was possible to find the expected indications related to the benefits of maker activities, changes in motivation and the greater involvement of students in Youth and Adult Education in Physics classes.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Leonardo Francisquette de2023-02-15T17:25:49Z2023-02-15T17:25:49Z2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239517porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-07T06:09:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239517Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:46:19.725707Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
Study on the motivations of Youth and Adult Education (YAE) students to engagement in physics classes through maker activities
title Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
spellingShingle Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
Lima, Leonardo Francisquette de
Atividades maker
Motivação
Ensino de Física
Maker activities
Motivation
Teaching of Physics
title_short Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
title_full Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
title_fullStr Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
title_full_unstemmed Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
title_sort Estudo sobre as motivações de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física a partir de atividades maker
author Lima, Leonardo Francisquette de
author_facet Lima, Leonardo Francisquette de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Leonardo Francisquette de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades maker
Motivação
Ensino de Física
Maker activities
Motivation
Teaching of Physics
topic Atividades maker
Motivação
Ensino de Física
Maker activities
Motivation
Teaching of Physics
description A necessidade de incluir de forma mais interativa os alunos no processo de ensino e aprendizagem consiste em uma realidade no cenário educacional brasileiro. Pesquisadores como Comênio, Rousseau e Dewey são referências no que tange a importância do envolvimento dos alunos nos momentos de aprendizagem. Este trabalho possui como foco estudar se o uso de atividades maker como ferramenta pedagógica, altera a motivação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o envolvimento nas aulas de Física. Para isso, os dados foram coletados a partir de Fichas de Avaliação Processual e serão analisados, a partir da análise de conteúdo, buscando traços relacionados aos benefícios que a abordagem maker agrega, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o trabalho colaborativo e a resolução de situações-problema. Além disso, sinais de mudança de motivação dos alunos, a partir da Teoria da Autodeterminação, são explorados, juntamente da observação do envolvimento dos alunos nas aulas de Física. A conclusão da pesquisa resultou em dados significativos, uma vez que foi possível perceber que esta abordagem possui frutos positivos, e que a atividade maker pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta. Ainda que haja adaptações necessárias, foi possível encontrar os indícios esperados, relacionados aos benefícios das atividades maker, alteração na motivação e do maior envolvimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos nas aulas de Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-15T17:25:49Z
2023-02-15T17:25:49Z
2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239517
url http://hdl.handle.net/11449/239517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045880554586112