Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003 http://hdl.handle.net/11449/9168 |
Resumo: | Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social. |
id |
UNSP_d7458ffdbfe2043ea97c0cfd731248ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/9168 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análiseStudents' and teacher's discourse features concerning environmental aspects in the classroom: an analysisLeitura e ensinoTextos alternativosArgumentações discente e docenteAspectos ambientaisReading and teachingAlternative textsStudents' and teacher' s discourseEnvironmental aspectsEste trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.This paper analyses the interaction of teacher and students through the text Nosso Universo (Our Universe) which used in Physics classes for young and adult people. The approach combines science, technology and society and environmental aspects, such as global warming, ozone hole and water shortage. For this analysis, teacher and students arguments were separated into categories. Results concerning the tripartite relationship of teacher/student/text indicate the interaction produced the student motivation and their development as critical and reflective people able to act in their social environment.Universidade Estadual Paulista Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]2014-05-20T13:27:40Z2014-05-20T13:27:40Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article47-60application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/916810.1590/S1516-73132009000100003S1516-73132009000100003S1516-73132009000100003.pdf55223139248325200000-0001-7513-8336SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:59.360171Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise Students' and teacher's discourse features concerning environmental aspects in the classroom: an analysis |
title |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
spellingShingle |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise Assis, Alice [UNESP] Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais Reading and teaching Alternative texts Students' and teacher' s discourse Environmental aspects |
title_short |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_full |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_fullStr |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_full_unstemmed |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_sort |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
author |
Assis, Alice [UNESP] |
author_facet |
Assis, Alice [UNESP] Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Alice [UNESP] Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais Reading and teaching Alternative texts Students' and teacher' s discourse Environmental aspects |
topic |
Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais Reading and teaching Alternative texts Students' and teacher' s discourse Environmental aspects |
description |
Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 2014-05-20T13:27:40Z 2014-05-20T13:27:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/9168 10.1590/S1516-73132009000100003 S1516-73132009000100003 S1516-73132009000100003.pdf 5522313924832520 0000-0001-7513-8336 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003 http://hdl.handle.net/11449/9168 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009. 1516-7313 10.1590/S1516-73132009000100003 S1516-73132009000100003 S1516-73132009000100003.pdf 5522313924832520 0000-0001-7513-8336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47-60 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128774276907008 |