Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203345 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-03-02/000927707.pdf |
Resumo: | This work aims to analyze the discursive marks present in the editorials of Capricho magazine, in order to reflect if its brand repositioning truly represents a rupture with inappropriate discourses. In addition, it seeks to understand which is the feminine ethos built by the magazine to approach and talk to the target audience. For this, as a theoretical reference, Discourse Analysis, the concept of ethos and definitions of Brand Repositioning and Marketing are used. Finally, the results obtained with the research highlighted that the magazine has shown several signs of breaking stereotypes. However, it was possible to identify discursive marks that reinforce masculine discourses or patterns of femininity |
id |
UNSP_d812cdb61a72ec1ee38fcb348125c1dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203345 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista CaprichoAnálise do discursoEthosFeminismoDiscourse analysisThis work aims to analyze the discursive marks present in the editorials of Capricho magazine, in order to reflect if its brand repositioning truly represents a rupture with inappropriate discourses. In addition, it seeks to understand which is the feminine ethos built by the magazine to approach and talk to the target audience. For this, as a theoretical reference, Discourse Analysis, the concept of ethos and definitions of Brand Repositioning and Marketing are used. Finally, the results obtained with the research highlighted that the magazine has shown several signs of breaking stereotypes. However, it was possible to identify discursive marks that reinforce masculine discourses or patterns of femininityEste trabalho visa analisar as marcas discursivas presentes nos editoriais da revista Capricho, a fim de refletir se o seu reposicionamento de marca representa, verdadeiramente, uma ruptura com discursos inadequados. Além disso, busca entender qual é o ethos feminino construído pela revista para se aproximar e conversar com o público-alvo. Para isso, como referencial teórico, são utilizados a Análise do Discurso, o conceito de ethos e definições de Reposicionamento de Marca e Marketing. Por fim, os resultados obtidos com a pesquisa destacaram que a revista tem demonstrado diversos indícios de quebra de estereótipos. Entretanto, foi possível identificar marcas discursivas que, ainda, reforçam discursos machistas ou padrões de feminilidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Érika de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mata, Carla Silva Rodrigues da [UNESP]2021-03-10T12:56:38Z2021-03-10T12:56:38Z2018-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfMATA, Carla Silva Rodrigues da. Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho. 2018. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.http://hdl.handle.net/11449/203345990009277070206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-03-02/000927707.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-11T13:46:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203345Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:04.161227Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
title |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
spellingShingle |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho Mata, Carla Silva Rodrigues da [UNESP] Análise do discurso Ethos Feminismo Discourse analysis |
title_short |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
title_full |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
title_fullStr |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
title_full_unstemmed |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
title_sort |
Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho |
author |
Mata, Carla Silva Rodrigues da [UNESP] |
author_facet |
Mata, Carla Silva Rodrigues da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Érika de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mata, Carla Silva Rodrigues da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Ethos Feminismo Discourse analysis |
topic |
Análise do discurso Ethos Feminismo Discourse analysis |
description |
This work aims to analyze the discursive marks present in the editorials of Capricho magazine, in order to reflect if its brand repositioning truly represents a rupture with inappropriate discourses. In addition, it seeks to understand which is the feminine ethos built by the magazine to approach and talk to the target audience. For this, as a theoretical reference, Discourse Analysis, the concept of ethos and definitions of Brand Repositioning and Marketing are used. Finally, the results obtained with the research highlighted that the magazine has shown several signs of breaking stereotypes. However, it was possible to identify discursive marks that reinforce masculine discourses or patterns of femininity |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-29 2021-03-10T12:56:38Z 2021-03-10T12:56:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATA, Carla Silva Rodrigues da. Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho. 2018. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. http://hdl.handle.net/11449/203345 990009277070206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-03-02/000927707.pdf |
identifier_str_mv |
MATA, Carla Silva Rodrigues da. Reposicionamento de marca: uma análise do ethos feminino da Revista Capricho. 2018. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) -Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018. 990009277070206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203345 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-03-02/000927707.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129163517755392 |