O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPOLL (Online) |
Texto Completo: | https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004 |
Resumo: | Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas. Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8 This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. |
id |
ANPOLL-2_bfc09d5ead1e2476a61fab10be6bc46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/1004 |
network_acronym_str |
ANPOLL-2 |
network_name_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIORLínguas estrangeirasFeedbackTeletandemTeletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas. Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8 This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/100410.18309/anp.v1i42.1004Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-1091982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004/895Copyright (c) 2017 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Daniela Nogueira de Moraes2020-04-09T18:06:37Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/1004Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:40.409107Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
title |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
spellingShingle |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR Garcia, Daniela Nogueira de Moraes Línguas estrangeiras Feedback Teletandem |
title_short |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
title_full |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
title_fullStr |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
title_full_unstemmed |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
title_sort |
O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR |
author |
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes |
author_facet |
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas estrangeiras Feedback Teletandem |
topic |
Línguas estrangeiras Feedback Teletandem |
description |
Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas. Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8 This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004 10.18309/anp.v1i42.1004 |
url |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004 |
identifier_str_mv |
10.18309/anp.v1i42.1004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004/895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Anpoll info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Anpoll |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPOLL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109 Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109 1982-7830 1414-7564 reponame:Revista da ANPOLL (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) instacron:ANPOLL |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
instacron_str |
ANPOLL |
institution |
ANPOLL |
reponame_str |
Revista da ANPOLL (Online) |
collection |
Revista da ANPOLL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaanpoll@gmail.com |
_version_ |
1797051179339874304 |