O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPOLL (Online)
Texto Completo: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004
Resumo: Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas.  Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
id ANPOLL-2_bfc09d5ead1e2476a61fab10be6bc46b
oai_identifier_str oai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/1004
network_acronym_str ANPOLL-2
network_name_str Revista da ANPOLL (Online)
repository_id_str
spelling O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIORLínguas estrangeirasFeedbackTeletandemTeletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas.  Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.ANPOLL2017-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/100410.18309/anp.v1i42.1004Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-1091982-78301414-7564reponame:Revista da ANPOLL (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)instacron:ANPOLLporhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004/895Copyright (c) 2017 Revista Anpollinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Daniela Nogueira de Moraes2020-04-09T18:06:37Zoai:ojs.revistadaanpoll.emnuvens.com.br:article/1004Revistahttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/indexONGhttps://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/oairevistadaanpoll@gmail.com1982-78301414-7564opendoar:2023-01-13T09:48:40.409107Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)false
dc.title.none.fl_str_mv O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
title O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
spellingShingle O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
Línguas estrangeiras
Feedback
Teletandem
title_short O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
title_full O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
title_fullStr O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
title_full_unstemmed O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
title_sort O FEEDBACK EM TELETANDEM ENTRE DIFERENTES CULTURAS: A PERSPECTIVA DO EXTERIOR
author Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
author_facet Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Daniela Nogueira de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas estrangeiras
Feedback
Teletandem
topic Línguas estrangeiras
Feedback
Teletandem
description Teletandem é um contexto virtual, autônomo e colaborativo de aprendizagem de línguas estrangeiras que utiliza os recursos de escrita, voz e imagem de webcam da tecnologia VOIP (como o Skype) para o ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. As interações têm atraído olhares de investigação para seus variados prismas. Na comunicação autêntica e nas primeiras experiências em teletandem situo o meu interesse nos eventos de feedback entre os pares de diferentes culturas.  Os participantes de pesquisa são interagentes de uma universidade americana na qual as ações em teletandem são consolidadas nas aulas de Língua Portuguesa e incipientes nas aulas das demais línguas estrangeiras. As parcerias foram constituídas entre os americanos e falantes nativos de árabe, italiano, espanhol e turco. O presente estudo aborda uma parte de uma pesquisa de pós-doutorado[1] conduzida no exterior e apresenta os dados, sob uma metodologia qualitativa, de cunho etnográfico. Como resultado, o estudo visa oferecer subsídios teóricos e práticos a professores envolvidos com a aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos telecolaborativos.[1] Processo FAPESP: 2014/14442-8   This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004
10.18309/anp.v1i42.1004
url https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004
identifier_str_mv 10.18309/anp.v1i42.1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1004/895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Anpoll
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
publisher.none.fl_str_mv ANPOLL
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Anpoll; Vol. 1 No. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109
Revista da Anpoll; v. 1 n. 42 (2017): Estudos Linguísticos; 96-109
1982-7830
1414-7564
reponame:Revista da ANPOLL (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron:ANPOLL
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
instacron_str ANPOLL
institution ANPOLL
reponame_str Revista da ANPOLL (Online)
collection Revista da ANPOLL (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPOLL (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL)
repository.mail.fl_str_mv revistadaanpoll@gmail.com
_version_ 1797051179339874304