Formação continuada de professores: um processo em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141756
Resumo: O trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática.
id UNSP_d872a07c89445e318679fa89d48563b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141756
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores: um processo em construçãoO trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]2016-07-19T13:00:20Z2016-07-19T13:00:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4652-4661application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-46612357-7819http://hdl.handle.net/11449/141756ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141756Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:55:07.229398Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores: um processo em construção
title Formação continuada de professores: um processo em construção
spellingShingle Formação continuada de professores: um processo em construção
Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
title_short Formação continuada de professores: um processo em construção
title_full Formação continuada de professores: um processo em construção
title_fullStr Formação continuada de professores: um processo em construção
title_full_unstemmed Formação continuada de professores: um processo em construção
title_sort Formação continuada de professores: um processo em construção
author Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
author_facet Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
description O trabalho foi realizado na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato jurisdicionada na Diretoria de Ensino de Assis, escola do Ciclo I que atende os alunos em dois períodos, no período da manhã são quatro salas do segundo ao quinto ano, e no período da tarde também do segundo ao quinto ano. Os participantes deste trabalho foram todos os professores das classes do Ciclo I e os professores de Educação Física e Arte, Professor Coordenador Pedagógico e do Diretor. O trabalho relatado começou a ser desenvolvido em fevereiro de 2010 mas não tem uma data de finalização, pois, ainda acontece e com o passar dos anos esta se aperfeiçoando com foco na aprendizagem dos alunos. O trabalho de formação e acompanhamento que o PC (Professor Coordenador) realiza é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos. Não é um trabalho fácil, exige formação teórica; horas de estudo, reflexão sobre a prática; reflexão sobre o quê trabalhar em ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo); olhar crítico para análise; conhecimento do Programa Ler e Escrever, do projeto EMAI (Ensino de Matemática nos Anos Iniciais) e do Currículo Oficial; e muito discernimento para trabalhar com os envolvidos no processo. Este trabalho requer ainda, respeito à diversidade que, ao mesmo tempo que não se apresenta como tarefa fácil, torna-se campo fértil para que um complete o outro, visto que as potencialidades de um compensam as fragilidades do outro. Diante disso, na EE Profª Noêmia Garcia Ciciliato desenvolvemos um movimento de formação e acompanhamento buscando aperfeiçoamento e superando os limites das ATPC que tradicionalmente tem sido caracterizadas como espaços para recado, tornando-as espaços realmente formativos, com estudos, discussões, análises, revisão e reflexão sobre nossa prática.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:20Z
2016-07-19T13:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-4661
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141756
ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141756
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4652-4661
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-4652-4661.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4652-4661
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128874875191296