Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93884
Resumo: Devido à crescente importância dos estudos de crenças a respeito do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil e a necessidade de que esses estudos, em concordância com as tendências atuais da Lingüística e Lingüística Aplicada, não se atenham mais somente à identificação e descrição, mas contemplem também análises mais contextualizadas dessas crenças, tratando das relações destas com diversos fatores tais como: fatores culturais, políticos, sociais, econômicos, históricos etc., objetivou-se neste trabalho estudar as crenças de um grupo de professores de língua inglesa em formação, no que diz respeito à língua inglesa e aos Estados Unidos da América, bem como as implicações de um crescente sentimento mundial de antiamericanismo no contexto estudado. Este trabalho também está vinculado ao terceiro objetivo de pesquisa do projeto temático TELETANDEM BRASIL – Línguas estrangeiras para todos, que diz respeito à formação do professor para o meio virtual. O teletandem é uma nova modalidade de ensino-aprendizagem que possibilita, através do uso do computador, a interação à distância em tempo real, fazendo uso simultâneo de recursos de áudio (fala e escuta), textuais (escrita e leitura) e visuais (webcam, fotos, quadro para desenho etc.). Destarte, foram também analisadas e discutidas questões relacionadas a preconceito, estereótipos, alteridade, cultura, identidade, interculturalidade, dentre outros, em interações teletandem realizadas entre uma professora em formação, brasileira, e um participante estadunidense. Com base na análise dos dados coletados através de múltiplos instrumentos, foi possível constatar que os participantes em questão tendem a associar a língua inglesa a um grupo específico de países, principalmente EUA e Inglaterra. Foi possível identificar também...
id UNSP_d874b7500387862e8dda11c5240564cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93884
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formaçãoBeliefsTeaching-learning in virtual environmentTeacher educationLingüística aplicadaLíngua inglesa - Estudo e ensinoProfessores de ingles - FormaçãoEnsino à distânciaFormação de professores - CrençasTeletandemAntiamericanismoInterculturalidadeDevido à crescente importância dos estudos de crenças a respeito do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil e a necessidade de que esses estudos, em concordância com as tendências atuais da Lingüística e Lingüística Aplicada, não se atenham mais somente à identificação e descrição, mas contemplem também análises mais contextualizadas dessas crenças, tratando das relações destas com diversos fatores tais como: fatores culturais, políticos, sociais, econômicos, históricos etc., objetivou-se neste trabalho estudar as crenças de um grupo de professores de língua inglesa em formação, no que diz respeito à língua inglesa e aos Estados Unidos da América, bem como as implicações de um crescente sentimento mundial de antiamericanismo no contexto estudado. Este trabalho também está vinculado ao terceiro objetivo de pesquisa do projeto temático TELETANDEM BRASIL – Línguas estrangeiras para todos, que diz respeito à formação do professor para o meio virtual. O teletandem é uma nova modalidade de ensino-aprendizagem que possibilita, através do uso do computador, a interação à distância em tempo real, fazendo uso simultâneo de recursos de áudio (fala e escuta), textuais (escrita e leitura) e visuais (webcam, fotos, quadro para desenho etc.). Destarte, foram também analisadas e discutidas questões relacionadas a preconceito, estereótipos, alteridade, cultura, identidade, interculturalidade, dentre outros, em interações teletandem realizadas entre uma professora em formação, brasileira, e um participante estadunidense. Com base na análise dos dados coletados através de múltiplos instrumentos, foi possível constatar que os participantes em questão tendem a associar a língua inglesa a um grupo específico de países, principalmente EUA e Inglaterra. Foi possível identificar também...Due to the growing importance of the studies on beliefs related to the teachinglearning process in Brazil and the necessity that these studies, in accordance with the current tendencies of Linguistics and Applied Linguistics, do not consist in simply identification and description anymore, but also consider more contextualized analyses of these beliefs, dealing with their relation with several factors such as: culture, politics, society, economy, history etc., the aim of this work was to study the beliefs of a group of undergraduate English teachers in what concerns the English language and the United States of America, as well as the implications of a growing global feeling of anti- Americanism in a specific context. This work is part of the third research objective of the thematic project named TELETANDEM BRASIL – Línguas estrangeiras para todos, as it is related to teacher education for the virtual environment. Teletandem is a new way of teaching-learning that allows real time interaction between distant partners by using audio (listening and talking), video (webcam, photos, drawing board) and textual (writing and reading) resources of personal computers. In this regard, issues related to prejudice, stereotyping, othering, culture, identity, interculturality and others were also discussed and analyzed in teletandem interactions performed by a Brazilian undergraduate English teacher and a United States citizen. Based in the analyses of data collected through multiple instruments, it was possible to perceive that the participants of the research tend to associate the English language with a specific group of countries, especially USA and England. It was also possible to identify the presence of the feeling of anti-Americanism, parallel to a feeling of admiration and adoration concerning the USA – a situation of conflict ...(Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira-Abrahão, Maria Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]2014-06-11T19:26:48Z2014-06-11T19:26:48Z2009-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis189 f. : il. color. + anexo, 1 CD-ROMapplication/pdfMENDES, Ciro Medeiros. Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação. 2009. 189 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/93884000591907mendes_cm_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:12:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93884Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:14:24.516436Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
title Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
spellingShingle Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]
Beliefs
Teaching-learning in virtual environment
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Ensino à distância
Formação de professores - Crenças
Teletandem
Antiamericanismo
Interculturalidade
title_short Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
title_full Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
title_fullStr Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
title_full_unstemmed Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
title_sort Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação
author Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]
author_facet Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira-Abrahão, Maria Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ciro Medeiros [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Beliefs
Teaching-learning in virtual environment
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Ensino à distância
Formação de professores - Crenças
Teletandem
Antiamericanismo
Interculturalidade
topic Beliefs
Teaching-learning in virtual environment
Teacher education
Lingüística aplicada
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de ingles - Formação
Ensino à distância
Formação de professores - Crenças
Teletandem
Antiamericanismo
Interculturalidade
description Devido à crescente importância dos estudos de crenças a respeito do processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil e a necessidade de que esses estudos, em concordância com as tendências atuais da Lingüística e Lingüística Aplicada, não se atenham mais somente à identificação e descrição, mas contemplem também análises mais contextualizadas dessas crenças, tratando das relações destas com diversos fatores tais como: fatores culturais, políticos, sociais, econômicos, históricos etc., objetivou-se neste trabalho estudar as crenças de um grupo de professores de língua inglesa em formação, no que diz respeito à língua inglesa e aos Estados Unidos da América, bem como as implicações de um crescente sentimento mundial de antiamericanismo no contexto estudado. Este trabalho também está vinculado ao terceiro objetivo de pesquisa do projeto temático TELETANDEM BRASIL – Línguas estrangeiras para todos, que diz respeito à formação do professor para o meio virtual. O teletandem é uma nova modalidade de ensino-aprendizagem que possibilita, através do uso do computador, a interação à distância em tempo real, fazendo uso simultâneo de recursos de áudio (fala e escuta), textuais (escrita e leitura) e visuais (webcam, fotos, quadro para desenho etc.). Destarte, foram também analisadas e discutidas questões relacionadas a preconceito, estereótipos, alteridade, cultura, identidade, interculturalidade, dentre outros, em interações teletandem realizadas entre uma professora em formação, brasileira, e um participante estadunidense. Com base na análise dos dados coletados através de múltiplos instrumentos, foi possível constatar que os participantes em questão tendem a associar a língua inglesa a um grupo específico de países, principalmente EUA e Inglaterra. Foi possível identificar também...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-16
2014-06-11T19:26:48Z
2014-06-11T19:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Ciro Medeiros. Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação. 2009. 189 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/93884
000591907
mendes_cm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv MENDES, Ciro Medeiros. Crenças sobre a língua inglesa: o antiamericanismo e sua relação com o processo de ensino - aprendizagem de professores em formação. 2009. 189 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
000591907
mendes_cm_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/93884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 f. : il. color. + anexo, 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128910127267840