Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018
http://hdl.handle.net/11449/109721
Resumo: This article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments.
id UNSP_f28ba0e88fdecac116d404f90afeaf9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109721
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguasInteraction of beliefs in collaborative context for language learningaprendizagem colaborativaTeletandemcrençasformação de professorescollaborative learningTeletandembeliefsteacher educationThis article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments.Este artigo tem como principal objetivo abordar questões referentes à complexidade e dinamicidade das crenças em contextos colaborativos de ensinar e aprender línguas, como o teletandem. Partindo do pressuposto de que crenças são dinâmicas e passíveis de serem ressignificadas, apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa acerca da interação das crenças de uma parceria de teletandem entre duas alunas universitárias, uma brasileira e outra italiana, atentando para momentos de convergência e divergência, bem como para suas possíveis origens e ressignificações a partir de experiências vivenciadas. Os resultados evidenciam como o contexto Teletandem pode ser tornar um campo para conflitos e choques entre crenças e como os momentos de mediação bem como a relação estabelecida entre os aprendizes torna-se primordial para a condução da aprendizagem de línguas em ambientes colaborativos.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2014-09-30T18:18:36Z2014-09-30T18:18:36Z2013-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article789-814application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/10972110.1590/S1984-63982013005000018S1984-63982013000300006S1984-63982013000300006.pdf5343873052040181SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T06:33:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:18.082921Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
Interaction of beliefs in collaborative context for language learning
title Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
spellingShingle Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
aprendizagem colaborativa
Teletandem
crenças
formação de professores
collaborative learning
Teletandem
beliefs
teacher education
title_short Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
title_full Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
title_fullStr Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
title_sort Interação de crenças em contexto colaborativo virtual de aprendizagem de línguas
author Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
author_facet Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
author_role author
author2 Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedran, Patricia Fabiana [UNESP]
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem colaborativa
Teletandem
crenças
formação de professores
collaborative learning
Teletandem
beliefs
teacher education
topic aprendizagem colaborativa
Teletandem
crenças
formação de professores
collaborative learning
Teletandem
beliefs
teacher education
description This article mainly aims at addressing issues of the complexity and dynamics of beliefs in collaborative contexts for language teaching and learning, such as Teletandem. On the assumption that beliefs are dynamic and can be (re)signified, we present some of the results of a research about the interaction of beliefs of two Teletandem partners, a Brazilian and an Italian undergraduate student, addressing moments of convergence and divergence, as well as their possible origins and (re)significations from lived experiences. The results show how the Teletandem context can become a field for conflicts and clashes of beliefs and how the mediation as well as the relationship between the participants becomes essential for the conduction of language learning in collaborative environments.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
2014-09-30T18:18:36Z
2014-09-30T18:18:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/109721
10.1590/S1984-63982013005000018
S1984-63982013000300006
S1984-63982013000300006.pdf
5343873052040181
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982013005000018
http://hdl.handle.net/11449/109721
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 789-814, 2013.
1984-6398
10.1590/S1984-63982013005000018
S1984-63982013000300006
S1984-63982013000300006.pdf
5343873052040181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 789-814
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129575315570688