Políticas de formação de professores na perspectiva bilíngue: o caso do INES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cicilino, Joice Emanuele Munhoz [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148002
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a proposta do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), referência no país. Diante do atual contexto de educação inclusiva a proposta educacional bilíngue precisar ser melhor compreendida. O INES é um instituto referência na educação do aluno surdo e tem um curso de Pedagogia caracterizado por essa instituição como bilíngue. Diante dessa realidade é importante conhecer e analisar o referido curso. Inicialmente, caracterizou-se o estado da arte, no cenário educacional brasileiro, sobre a temática investigada analisando as principais políticas educacionais que tem orientado a formação de professores para atuação com alunos surdos na perspectiva bilíngue e sua materialização no curso Bilíngue de Pedagogia do INES. Em seguida, foi analisado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a matriz curricular e os respectivos planos de ensino, bem como qual a posição do coordenador desse curso, quanto aos aspectos históricos, organizacionais e pedagógicos envolvidos na criação e manutenção do mesmo. Para isto, o percurso metodológico caracterizou-se pelo estudo qualitativo de caráter exploratório e como tratamento dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo BARDIN (2011). A análise foi organizada em eixos temáticos, quais sejam: I Fundamentação Filosófica e Objetivos; II Perfil do Profissional (formação x área de atuação) e Clientela; III Grade Curricular e Estrutura do curso e IV Metodologia e Avaliação. A partir da análise foi possível perceber distorções no entendimento da proposta bilíngue, caracterizado por essa instituição como tal por ter a Libras como língua de instrução e o português escrito como segunda língua. Observou-se que não há uma ideia clara em relação ao tipo de formação que se objetiva, se é para o surdo fazer um curso superior (que para isso é oferecido a Libras) ou se a proposta é uma formação na perspectiva bilíngue. Diante disso, é possível concluir que não há um modelo de fato de Pedagogia Bilíngue que atende aos anseios do surdo. Conclui-se, por conseguinte, que há necessidade urgente de estudos e discussões para propor uma política possível de ser materializada, com indicação de novas diretrizes e orientações oficiais quanto a entendimentos e concepções sobre a implementação de um curso de Pedagogia Bilíngue capazes de alicerçar efetivamente o Projetos Político Pedagógico, enfocando a questão da apropriação dos conteúdos e as reais necessidades do surdo.
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Inicialmente, caracterizou-se o estado da arte, no cenário educacional brasileiro, sobre a temática investigada analisando as principais políticas educacionais que tem orientado a formação de professores para atuação com alunos surdos na perspectiva bilíngue e sua materialização no curso Bilíngue de Pedagogia do INES. Em seguida, foi analisado o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a matriz curricular e os respectivos planos de ensino, bem como qual a posição do coordenador desse curso, quanto aos aspectos históricos, organizacionais e pedagógicos envolvidos na criação e manutenção do mesmo. Para isto, o percurso metodológico caracterizou-se pelo estudo qualitativo de caráter exploratório e como tratamento dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo BARDIN (2011). A análise foi organizada em eixos temáticos, quais sejam: I Fundamentação Filosófica e Objetivos; II Perfil do Profissional (formação x área de atuação) e Clientela; III Grade Curricular e Estrutura do curso e IV Metodologia e Avaliação. A partir da análise foi possível perceber distorções no entendimento da proposta bilíngue, caracterizado por essa instituição como tal por ter a Libras como língua de instrução e o português escrito como segunda língua. Observou-se que não há uma ideia clara em relação ao tipo de formação que se objetiva, se é para o surdo fazer um curso superior (que para isso é oferecido a Libras) ou se a proposta é uma formação na perspectiva bilíngue. Diante disso, é possível concluir que não há um modelo de fato de Pedagogia Bilíngue que atende aos anseios do surdo. Conclui-se, por conseguinte, que há necessidade urgente de estudos e discussões para propor uma política possível de ser materializada, com indicação de novas diretrizes e orientações oficiais quanto a entendimentos e concepções sobre a implementação de um curso de Pedagogia Bilíngue capazes de alicerçar efetivamente o Projetos Político Pedagógico, enfocando a questão da apropriação dos conteúdos e as reais necessidades do surdo.The present work aimed to analyze the proposal of the Bilingual Pedagogy course of the National Institute of Education of the Deaf (INES), a reference in the country. Given the current context of inclusive education, the bilingual educational proposal needs to be better understood. INES is a reference institute in the education of the deaf student and has a course of Pedagogy characterized by this institution as bilingual. Faced with this reality, it is important to know and analyze this course. Initially, the state of the art in the Brazilian educational scene was characterized on the subject investigated analyzing the main educational policies that have oriented the training of teachers to work with deaf students in the bilingual perspective and their materialization in the Bilingual course of Pedagogy of INES. Next, the Institutional Development Plan (PDI) and the Pedagogical Project of the Course (PPC), the curricular matrix and the respective teaching plans were analyzed, as well as the position of the coordinator of this course, regarding the historical, organizational and Pedagogies involved in its creation and maintenance. For this, the methodological course was characterized by the qualitative study of exploratory character and as a treatment of the obtained data we opted for the content analysis BARDIN (2011). The analysis was organized in thematic axes, which are: I Philosophical Rationale and Objectives; II Profile of the Professional (training vs. area of ​​action) and Clientele; III Course Curriculum and Course Structure and IV Methodology and Evaluation. From the analysis it was possible to perceive distortions in the understanding of the bilingual proposal, characterized by this institution as such for having Libras as the language of instruction and Portuguese written as a second language. It was observed that there is no clear idea of ​​the type of training that is aimed at, whether it is for the deaf to take a college course (offered for Libras) or whether the proposal is a bilingual perspective. Given this, it is possible to conclude that there is no de facto model of Bilingual Pedagogy that meets the desires of the deaf. It is concluded, therefore, that there is an urgent need for studies and discussions to propose a possible policy to be materialized, indicating new guidelines and official guidelines regarding understandings and conceptions about the implementation of a course of Bilingual Pedagogy capable of effectively substantiating The Political Pedagogical Projects, focusing on the appropriation of content and the real needs of the deaf.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giroto, Cláudia Regina Mosca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cicilino, Joice Emanuele Munhoz [UNESP]2017-01-16T12:54:59Z2017-01-16T12:54:59Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14800200087832633004030079P251158272791896650000-0001-6267-8085porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:53:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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