Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conti, Camila Neves [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155631
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886703.pdf
Resumo: Este trabalho tem como objetivo inicial a criação de um jogo que possibilite a exploração de conteúdos relativos à cultura africana e afro-brasileira dentro da aula de arte. Para tanto, buscamos entender nesta pesquisa os diversos elementos pertinentes a esse processo, iniciando com o estudo do conceito de jogo em relação à cultura e à formação da cultura lúdica. Em um segundo momento, direcionamos nosso foco para o entendimento de cultura para, dessa forma, compreender a multiplicidade na formação multicultural dos sujeitos. Assim, nos desdobramos para a importância da Lei nº 10.639/03 e todas as questões que surgem com ela, como a formação de professores, a importância dos materiais didáticos apropriados e a estrutura escolar. Coexistindo com todos esses temas, falamos também sobre aspectos da educação, principalmente sobre a relação aluno e professor e a importância do espaço escolar como um fortalecedor da luta contra o racismo. Observando todos esses pontos de estudo surgirem ao longo da pesquisa de maneira inicialmente distantes entre si e se aproximarem através de uma proposta de jogo que seja capaz de intensificar as discussões raciais em sala de aula partindo de uma atividade calcada na exploração da ludicidade na educação
id UNSP_d93f2a230802d5af7e069776366d893b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155631
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03Arte na educaçãoJogos educativosMulticulturalismoCultura afro-brasileiraRacismo na educaçãoArt in educationEste trabalho tem como objetivo inicial a criação de um jogo que possibilite a exploração de conteúdos relativos à cultura africana e afro-brasileira dentro da aula de arte. Para tanto, buscamos entender nesta pesquisa os diversos elementos pertinentes a esse processo, iniciando com o estudo do conceito de jogo em relação à cultura e à formação da cultura lúdica. Em um segundo momento, direcionamos nosso foco para o entendimento de cultura para, dessa forma, compreender a multiplicidade na formação multicultural dos sujeitos. Assim, nos desdobramos para a importância da Lei nº 10.639/03 e todas as questões que surgem com ela, como a formação de professores, a importância dos materiais didáticos apropriados e a estrutura escolar. Coexistindo com todos esses temas, falamos também sobre aspectos da educação, principalmente sobre a relação aluno e professor e a importância do espaço escolar como um fortalecedor da luta contra o racismo. Observando todos esses pontos de estudo surgirem ao longo da pesquisa de maneira inicialmente distantes entre si e se aproximarem através de uma proposta de jogo que seja capaz de intensificar as discussões raciais em sala de aula partindo de uma atividade calcada na exploração da ludicidade na educaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Conti, Camila Neves [UNESP]2018-08-30T18:22:29Z2018-08-30T18:22:29Z2016-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 p.application/pdfCONTI, Camila Neves. Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.http://hdl.handle.net/11449/155631000886703http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886703.pdf09707612175415250000-0003-2739-6933Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-12T06:10:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:43:45.771322Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
title Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
spellingShingle Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
Conti, Camila Neves [UNESP]
Arte na educação
Jogos educativos
Multiculturalismo
Cultura afro-brasileira
Racismo na educação
Art in education
title_short Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
title_full Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
title_fullStr Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
title_full_unstemmed Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
title_sort Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03
author Conti, Camila Neves [UNESP]
author_facet Conti, Camila Neves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Conti, Camila Neves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Jogos educativos
Multiculturalismo
Cultura afro-brasileira
Racismo na educação
Art in education
topic Arte na educação
Jogos educativos
Multiculturalismo
Cultura afro-brasileira
Racismo na educação
Art in education
description Este trabalho tem como objetivo inicial a criação de um jogo que possibilite a exploração de conteúdos relativos à cultura africana e afro-brasileira dentro da aula de arte. Para tanto, buscamos entender nesta pesquisa os diversos elementos pertinentes a esse processo, iniciando com o estudo do conceito de jogo em relação à cultura e à formação da cultura lúdica. Em um segundo momento, direcionamos nosso foco para o entendimento de cultura para, dessa forma, compreender a multiplicidade na formação multicultural dos sujeitos. Assim, nos desdobramos para a importância da Lei nº 10.639/03 e todas as questões que surgem com ela, como a formação de professores, a importância dos materiais didáticos apropriados e a estrutura escolar. Coexistindo com todos esses temas, falamos também sobre aspectos da educação, principalmente sobre a relação aluno e professor e a importância do espaço escolar como um fortalecedor da luta contra o racismo. Observando todos esses pontos de estudo surgirem ao longo da pesquisa de maneira inicialmente distantes entre si e se aproximarem através de uma proposta de jogo que seja capaz de intensificar as discussões raciais em sala de aula partindo de uma atividade calcada na exploração da ludicidade na educação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-06
2018-08-30T18:22:29Z
2018-08-30T18:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONTI, Camila Neves. Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155631
000886703
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886703.pdf
0970761217541525
0000-0003-2739-6933
identifier_str_mv CONTI, Camila Neves. Narrativas em jogo: a ludicidade na abordagem de questões afro-brasileiras na disciplina de arte em concordância com a lei nº 10.639/03. 2016. 81 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.
000886703
0970761217541525
0000-0003-2739-6933
url http://hdl.handle.net/11449/155631
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-06-19/000886703.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128220256534528