Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massaro, Munique [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Stadskleiv, Kristine, Tetzchner, Stephen Von, Deliberato, Débora [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S1413-65382216000300003
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003
http://hdl.handle.net/11449/212865
Resumo: This study aimed to analyze the strategies used by aided communicators and of naturally speaking communicators to instruct a communication partner for the construction of physical models. Participants were 18 aided communicators and 18 naturally speaking communicators of a comparison group, aged 5-15 years, from Brazil and Norway. In addition, three different groups of naturally speaking communication partners participated in the research: parents, peers and one professional. At first, the aided communicator children were evaluated. Next, the construction tasks were administered. In this task, aided communicators and comparison group had to instruct the communication partner to build physical models. Participants were filmed during the building and the recordings were transcribed. Content analysis was performed, which resulted in the delineation of categories, and the results were qualitatively and quantitatively analyzed. This study suggests that there are differences between the strategies used in the constructions. Aided communicators and their communication partners spent more time to complete the construction. However, both groups used the language to instruct the communication partners and finish the constructions.
id UNSP_dae16ad2164336214bdac40ac004c4a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212865
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos FísicosAIDED Communicators Strategies to Instruct Communication Partners when Constructing Physical ModelsSpecial EducationInclusionLanguageAugmentative and Alternative CommunicationEducação EspecialInclusãoLinguagemComunicação AlternativaThis study aimed to analyze the strategies used by aided communicators and of naturally speaking communicators to instruct a communication partner for the construction of physical models. Participants were 18 aided communicators and 18 naturally speaking communicators of a comparison group, aged 5-15 years, from Brazil and Norway. In addition, three different groups of naturally speaking communication partners participated in the research: parents, peers and one professional. At first, the aided communicator children were evaluated. Next, the construction tasks were administered. In this task, aided communicators and comparison group had to instruct the communication partner to build physical models. Participants were filmed during the building and the recordings were transcribed. Content analysis was performed, which resulted in the delineation of categories, and the results were qualitatively and quantitatively analyzed. This study suggests that there are differences between the strategies used in the constructions. Aided communicators and their communication partners spent more time to complete the construction. However, both groups used the language to instruct the communication partners and finish the constructions.este estudo teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos comunicadores auxiliados e comunicadores naturalmente falantes ao instruir um parceiro de comunicação para a construção de modelos físicos. Os participantes foram 18 comunicadores auxiliados e 18 comunicadores naturalmente falantes de um grupo de comparação, com idade entre 5-15 anos, do Brasil e da Noruega. Além disso, três diferentes grupos de parceiros de comunicação naturalmente falantes participaram da pesquisa: pais, colegas e profissional. Em um primeiro momento, as crianças comunicadores auxiliados foram avaliadas. Em seguida, as tarefas de construção foram administradas. Nessa tarefa, os comunicadores auxiliados e as crianças do grupo de comparação tiveram que instruir o parceiro de comunicação para construir modelos físicos. Os participantes foram filmados ao fazer a construção e as gravações foram transcritas. Foi realizada a análise de conteúdo, de que resultou no delineamento de categorias, e os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Este estudo sugere que existem diferenças entre as estratégias utilizadas nas construções. Comunicadores auxiliados e seu parceiro de comunicação usam mais tempo para concluir as construções. No entanto, ambos os grupos usaram a linguagem para instruir o parceiro de comunicação e finalizar as construções.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHospital Universitário de Oslo, Departamento de Neurociências Clínicas para CriançasUniversidade de Oslo, Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação EspecialFAPESP: 2014/09050-3Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEEUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hospital Universitário de OsloUniversidade de OsloMassaro, Munique [UNESP]Stadskleiv, KristineTetzchner, Stephen VonDeliberato, Débora [UNESP]2021-07-14T10:46:24Z2021-07-14T10:46:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article337-350application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 3, p. 337-350, 2016.1413-65381980-5470http://hdl.handle.net/11449/21286510.1590/S1413-65382216000300003S1413-65382016000300337S1413-65382016000300337.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Educação Especialinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212865Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
AIDED Communicators Strategies to Instruct Communication Partners when Constructing Physical Models
title Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
spellingShingle Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
Massaro, Munique [UNESP]
Special Education
Inclusion
Language
Augmentative and Alternative Communication
Educação Especial
Inclusão
Linguagem
Comunicação Alternativa
Massaro, Munique [UNESP]
Special Education
Inclusion
Language
Augmentative and Alternative Communication
Educação Especial
Inclusão
Linguagem
Comunicação Alternativa
title_short Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
title_full Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
title_fullStr Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
title_full_unstemmed Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
title_sort Estratégias de Comunicadores Auxiliados para Instruir Parceiros de Comunicação na Construção de Modelos Físicos
author Massaro, Munique [UNESP]
author_facet Massaro, Munique [UNESP]
Massaro, Munique [UNESP]
Stadskleiv, Kristine
Tetzchner, Stephen Von
Deliberato, Débora [UNESP]
Stadskleiv, Kristine
Tetzchner, Stephen Von
Deliberato, Débora [UNESP]
author_role author
author2 Stadskleiv, Kristine
Tetzchner, Stephen Von
Deliberato, Débora [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Hospital Universitário de Oslo
Universidade de Oslo
dc.contributor.author.fl_str_mv Massaro, Munique [UNESP]
Stadskleiv, Kristine
Tetzchner, Stephen Von
Deliberato, Débora [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Special Education
Inclusion
Language
Augmentative and Alternative Communication
Educação Especial
Inclusão
Linguagem
Comunicação Alternativa
topic Special Education
Inclusion
Language
Augmentative and Alternative Communication
Educação Especial
Inclusão
Linguagem
Comunicação Alternativa
description This study aimed to analyze the strategies used by aided communicators and of naturally speaking communicators to instruct a communication partner for the construction of physical models. Participants were 18 aided communicators and 18 naturally speaking communicators of a comparison group, aged 5-15 years, from Brazil and Norway. In addition, three different groups of naturally speaking communication partners participated in the research: parents, peers and one professional. At first, the aided communicator children were evaluated. Next, the construction tasks were administered. In this task, aided communicators and comparison group had to instruct the communication partner to build physical models. Participants were filmed during the building and the recordings were transcribed. Content analysis was performed, which resulted in the delineation of categories, and the results were qualitatively and quantitatively analyzed. This study suggests that there are differences between the strategies used in the constructions. Aided communicators and their communication partners spent more time to complete the construction. However, both groups used the language to instruct the communication partners and finish the constructions.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-07-14T10:46:24Z
2021-07-14T10:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003
Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 3, p. 337-350, 2016.
1413-6538
1980-5470
http://hdl.handle.net/11449/212865
10.1590/S1413-65382216000300003
S1413-65382016000300337
S1413-65382016000300337.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300003
http://hdl.handle.net/11449/212865
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial. Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE, v. 22, n. 3, p. 337-350, 2016.
1413-6538
1980-5470
10.1590/S1413-65382216000300003
S1413-65382016000300337
S1413-65382016000300337.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Especial
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 337-350
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822231858864193536
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-65382216000300003