João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215409
Resumo: Na busca de um lugar social do docente de educação básica para lidar com questões da atualidade, como docente intelectual orgânico, apresenta-se neste trabalho a visitação da formação intelectual do professor jauense anarquista João de Camargo Penteado, tendo como tripé de sua intelectualidade a formação dentro de um grupo espírita, num círculo cultural restrito de anarquistas e sua escolha pedagógica cruzando essas formas de interpretar o mundo ao redor. Nesta investigação, optou-se por aproximar-se do objeto de pesquisa – anarquismo e pedagogia libertária – na historiografia do Brasil e historiografia da História da Educação no Brasil para compreender possíveis agruras e vicissitudes. Dessa forma, optou-se pela Sociologia da Cultura de Raymond Williams, por compreender o espaço social dentro de uma cultura hegemônica, assim tanto a cultura oficial como as culturas emergentes e restritas devem dialogar e/ou enfrentar a cultura hegemônica, o que coloca a formação intelectual e humana de João Penteado dentro de um espaço de conflito de ideias e disputas de poder. Na investigação de fontes variadas – jornais anarquistas da capital do estado de São Paulo e jornais oficiais de Jaú, inventários, Anuário Geral de Ensino do estado de São Paulo, bem como produções memorialistas – foi possível a circulação pelas ideias circulantes nos espaços sociais e culturais onde João Penteado frequentou e assim formou suas bases de interpretação de mundo levando-o a se posicionar como sujeito e docente anarquista segundo essas ideias. As conclusões tiradas dessa investigação foi que um docente de educação básica pode estabelecer seu lugar social partindo das reflexões segundo suas expectativas sobre o ensino e qual sociedade se pretende formar com esse ensino.
id UNSP_db9adeb51df708049d6fd5a6481fc27d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215409
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)João Penteado: libertarian teaching in elementary education (1877-1913)João PenteadoAnarquismoHistória da educaçãoHistory of educationAnarchismNa busca de um lugar social do docente de educação básica para lidar com questões da atualidade, como docente intelectual orgânico, apresenta-se neste trabalho a visitação da formação intelectual do professor jauense anarquista João de Camargo Penteado, tendo como tripé de sua intelectualidade a formação dentro de um grupo espírita, num círculo cultural restrito de anarquistas e sua escolha pedagógica cruzando essas formas de interpretar o mundo ao redor. Nesta investigação, optou-se por aproximar-se do objeto de pesquisa – anarquismo e pedagogia libertária – na historiografia do Brasil e historiografia da História da Educação no Brasil para compreender possíveis agruras e vicissitudes. Dessa forma, optou-se pela Sociologia da Cultura de Raymond Williams, por compreender o espaço social dentro de uma cultura hegemônica, assim tanto a cultura oficial como as culturas emergentes e restritas devem dialogar e/ou enfrentar a cultura hegemônica, o que coloca a formação intelectual e humana de João Penteado dentro de um espaço de conflito de ideias e disputas de poder. Na investigação de fontes variadas – jornais anarquistas da capital do estado de São Paulo e jornais oficiais de Jaú, inventários, Anuário Geral de Ensino do estado de São Paulo, bem como produções memorialistas – foi possível a circulação pelas ideias circulantes nos espaços sociais e culturais onde João Penteado frequentou e assim formou suas bases de interpretação de mundo levando-o a se posicionar como sujeito e docente anarquista segundo essas ideias. As conclusões tiradas dessa investigação foi que um docente de educação básica pode estabelecer seu lugar social partindo das reflexões segundo suas expectativas sobre o ensino e qual sociedade se pretende formar com esse ensino.In the search for a social place for the basic education teacher to deal with current issues, as an organic intellectual teacher, this work presents the visitation of the intellectual formation of the Jauense anarchist teacher João de Camargo Penteado, with formation as the tripod of his intellectuality. within a spiritist group, in a restricted cultural circle of anarchists and their pedagogical choice crossing these ways of interpreting the world around them. In this investigation, we chose to approach the research object – anarchism and libertarian pedagogy – in the historiography of Brazil and the historiography of the History of Education in Brazil to understand possible hardships and vicissitudes. Thus, we opted for Raymond Williams' So-ciology of Culture, to understand the social space within a hegemonic culture, so both the official culture and the emerging and restricted cultures must dialogue and/or face the hegemonic culture, which places João Penteado's intellectual and human formation within a space of conflict of ideas and power disputes. In the investigation of various sources – anarchist newspapers in the capital of the state of São Paulo and official newspapers in Jaú, inventories, the General Teaching Yearbook of the state of São Paulo, as well as memoir productions – it was possible to circulate ideas circulating in social spaces and cultural where João Penteado attended and thus formed his bases for interpreting the world, leading him to position himself as an anarchist subject and teacher according to these ideas. The conclusions drawn from this investigation were that basic education teachers can establish their social place based on reflections according to their expectations about teaching and which society is intended to form with this teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Daniel da Silva2021-12-10T18:01:06Z2021-12-10T18:01:06Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21540933004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:07:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-23T06:07:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
João Penteado: libertarian teaching in elementary education (1877-1913)
title João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
spellingShingle João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
Barbosa, Daniel da Silva
João Penteado
Anarquismo
História da educação
History of education
Anarchism
title_short João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
title_full João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
title_fullStr João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
title_full_unstemmed João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
title_sort João Penteado: docência libertária no ensino elementar (1877-1913)
author Barbosa, Daniel da Silva
author_facet Barbosa, Daniel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daniel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv João Penteado
Anarquismo
História da educação
History of education
Anarchism
topic João Penteado
Anarquismo
História da educação
History of education
Anarchism
description Na busca de um lugar social do docente de educação básica para lidar com questões da atualidade, como docente intelectual orgânico, apresenta-se neste trabalho a visitação da formação intelectual do professor jauense anarquista João de Camargo Penteado, tendo como tripé de sua intelectualidade a formação dentro de um grupo espírita, num círculo cultural restrito de anarquistas e sua escolha pedagógica cruzando essas formas de interpretar o mundo ao redor. Nesta investigação, optou-se por aproximar-se do objeto de pesquisa – anarquismo e pedagogia libertária – na historiografia do Brasil e historiografia da História da Educação no Brasil para compreender possíveis agruras e vicissitudes. Dessa forma, optou-se pela Sociologia da Cultura de Raymond Williams, por compreender o espaço social dentro de uma cultura hegemônica, assim tanto a cultura oficial como as culturas emergentes e restritas devem dialogar e/ou enfrentar a cultura hegemônica, o que coloca a formação intelectual e humana de João Penteado dentro de um espaço de conflito de ideias e disputas de poder. Na investigação de fontes variadas – jornais anarquistas da capital do estado de São Paulo e jornais oficiais de Jaú, inventários, Anuário Geral de Ensino do estado de São Paulo, bem como produções memorialistas – foi possível a circulação pelas ideias circulantes nos espaços sociais e culturais onde João Penteado frequentou e assim formou suas bases de interpretação de mundo levando-o a se posicionar como sujeito e docente anarquista segundo essas ideias. As conclusões tiradas dessa investigação foi que um docente de educação básica pode estabelecer seu lugar social partindo das reflexões segundo suas expectativas sobre o ensino e qual sociedade se pretende formar com esse ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T18:01:06Z
2021-12-10T18:01:06Z
2021-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215409
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/215409
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649498968227840