Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Larissa de Oliveira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255374
Resumo: O tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.
id UNSP_dc0a7de2a875d0465147bf62d02e8445
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255374
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciênciasTelling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teachingContar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las cienciasEducação de Jovens e Adultos (EJA)Ensino de ciênciasPrática de leituraReading practiceScience teachingYouth and Adult EducationO tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.The theme of this research deals with the practice of reading in literacy classrooms in Youth and Adult Education (EJA) as a means of promoting science teaching. Its objective is to develop and evaluate the effectiveness of science para-teaching material, in the format of a literary book, aimed at this teaching modality. The participants are students from the 1st to the 5th term corresponding to the initial years of Elementary School in a city in the interior of the state of São Paulo. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. Based on the data collected, a textbook was developed as an educational product. The paradidactic book entitled “Where does strength come from” was the product of the results achieved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Matos, Larissa de Oliveira de2024-04-29T14:30:11Z2024-04-29T14:30:11Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-26T14:47:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-26T14:47:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
Telling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teaching
Contar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las ciencias
title Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
spellingShingle Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
Matos, Larissa de Oliveira de
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino de ciências
Prática de leitura
Reading practice
Science teaching
Youth and Adult Education
title_short Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
title_full Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
title_fullStr Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
title_full_unstemmed Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
title_sort Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
author Matos, Larissa de Oliveira de
author_facet Matos, Larissa de Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanata, Eliana Marques [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Larissa de Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino de ciências
Prática de leitura
Reading practice
Science teaching
Youth and Adult Education
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino de ciências
Prática de leitura
Reading practice
Science teaching
Youth and Adult Education
description O tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-29T14:30:11Z
2024-04-29T14:30:11Z
2024-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255374
identifier_str_mv MATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546472991358976