Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255374 |
Resumo: | O tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica. |
id |
UNSP_dc0a7de2a875d0465147bf62d02e8445 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255374 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciênciasTelling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teachingContar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las cienciasEducação de Jovens e Adultos (EJA)Ensino de ciênciasPrática de leituraReading practiceScience teachingYouth and Adult EducationO tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.The theme of this research deals with the practice of reading in literacy classrooms in Youth and Adult Education (EJA) as a means of promoting science teaching. Its objective is to develop and evaluate the effectiveness of science para-teaching material, in the format of a literary book, aimed at this teaching modality. The participants are students from the 1st to the 5th term corresponding to the initial years of Elementary School in a city in the interior of the state of São Paulo. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. Based on the data collected, a textbook was developed as an educational product. The paradidactic book entitled “Where does strength come from” was the product of the results achieved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zanata, Eliana Marques [UNESP]Matos, Larissa de Oliveira de2024-04-29T14:30:11Z2024-04-29T14:30:11Z2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-26T14:47:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-26T14:47:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências Telling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teaching Contar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las ciencias |
title |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
spellingShingle |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências Matos, Larissa de Oliveira de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino de ciências Prática de leitura Reading practice Science teaching Youth and Adult Education |
title_short |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
title_full |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
title_fullStr |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
title_sort |
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências |
author |
Matos, Larissa de Oliveira de |
author_facet |
Matos, Larissa de Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanata, Eliana Marques [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Larissa de Oliveira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino de ciências Prática de leitura Reading practice Science teaching Youth and Adult Education |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino de ciências Prática de leitura Reading practice Science teaching Youth and Adult Education |
description |
O tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29T14:30:11Z 2024-04-29T14:30:11Z 2024-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255374 |
identifier_str_mv |
MATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546472991358976 |