Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mota, Renata Cristina da [UNESP], Nativio, Priscila Maria [UNESP], Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP], Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143742
Resumo: Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.
id UNSP_dc769f4e927f651112445e08b175c84e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143742
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professoresIntrodução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Mota, Renata Cristina da [UNESP]Nativio, Priscila Maria [UNESP]Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]2016-09-01T13:58:39Z2016-09-01T13:58:39Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject068application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068http://hdl.handle.net/11449/1437422005-068-ortigoza.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:05:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.786350Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
title Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
spellingShingle Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
title_short Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
title_full Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
title_fullStr Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
title_full_unstemmed Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
title_sort Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
author Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
author_facet Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Mota, Renata Cristina da [UNESP]
Nativio, Priscila Maria [UNESP]
Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]
Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]
author_role author
author2 Mota, Renata Cristina da [UNESP]
Nativio, Priscila Maria [UNESP]
Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]
Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
Mota, Renata Cristina da [UNESP]
Nativio, Priscila Maria [UNESP]
Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]
Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]
description Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:39Z
2016-09-01T13:58:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068
http://hdl.handle.net/11449/143742
2005-068-ortigoza.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143742
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068
2005-068-ortigoza.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 068
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128647447445504