Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143742 |
Resumo: | Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso. |
id |
UNSP_dc769f4e927f651112445e08b175c84e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143742 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professoresIntrodução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio ClaroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]Mota, Renata Cristina da [UNESP]Nativio, Priscila Maria [UNESP]Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP]Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP]2016-09-01T13:58:39Z2016-09-01T13:58:39Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject068application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068http://hdl.handle.net/11449/1437422005-068-ortigoza.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-30T06:05:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:25:12.786350Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
title |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
spellingShingle |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] |
title_short |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
title_full |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
title_fullStr |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
title_full_unstemmed |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
title_sort |
Consumo sustentável: curso de EAD como estratégia para a formação continuada de professores |
author |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] |
author_facet |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] Mota, Renata Cristina da [UNESP] Nativio, Priscila Maria [UNESP] Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP] Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Renata Cristina da [UNESP] Nativio, Priscila Maria [UNESP] Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP] Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP] Mota, Renata Cristina da [UNESP] Nativio, Priscila Maria [UNESP] Miguel, Yaisa Domingas de Carvalho [UNESP] Bresighello, Maria Luisa Moura [UNESP] |
description |
Introdução: Nos dias de hoje, vem ocorrendo um significativo aumento do consumo ocasionando um volume enorme de resíduos. Este consumo de forma exagerada e os detritos por eles gerados são problemas que representam um grande desafio para o poder público e para a sociedade como um todo, pois geram impactos negativos na qualidade ambiental e de vida nas cidades. Pode-se considerar o consumo sustentável como um dos caminhos para a minimização desses impactos, criando nos consumidores uma consciência ecologicamente seletiva, desenvolvendo dentro do cotidiano novos hábitos de consumo mais responsáveis. Objetivos: O curso Consumo Sustentável em formato EaD, fez parte das atividades do CECEMCA – Centro de Formação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental – Unesp/MEC, tendo como público-alvo professores das séries iniciais da rede municipal de Rio Claro – SP, visando oferecer conhecimentos científicos e matemáticos, que contribuam para incorporação em suas práticas pedagógicas dos temas transversais “Consumo” e “Meio Ambiente”. O curso teve como objetivo central levar o professor a refletir mais profundamente sobre as dinâmicas sociais que implicam em impactos sócio-ambientais, e sobre seu papel social como agente de mudança na problemática do consumo e no que tange as problemáticas sócio-ambientais na atualidade. Métodos: A metodologia do curso teve como base o Ensino a Distância (EaD) da UNESP fazendo uso da plataforma gerenciadora de conteúdo – o TelEduc. O acesso ao curso pelo aluno ocorreu de acordo com sua disponibilidade de tempo e de acesso a um computador ligado a rede mundial de computadores – a Internet. O curso conta com meios de comunicação de forma síncrona, como a sala de bate-papo, e de forma assíncrona, através de um mural de discussões, agenda e e-mail. O acompanhamento do trabalho dos alunos foi feito através do agente Tutor, que acompanhava as atividades dos mesmos ao longo do curso. Assim também se deu a avaliação dos alunos, através da realização de tarefas relacionadas com os conteúdos trabalhados e através da participação no mural de discussões. Resultados: Houve grande interesse por parte dos professores e a participação ocorreu de forma maciça, entretanto, devido à falta de tempo para realizar as atividades houve algumas desistências, o que já era esperado. Os objetivos foram alcançados a partir do momento que pudemos perceber que os professores incorporaram as práticas abordadas em suas atividades, enriquecendo sua prática docente. Resumo: O curso foi desenvolvido e aplicado por alunas do curso de graduação em Geografia da Unesp - Rio Claro, e supervisionado pela docente. O contato com os alunos realizados através da plataforma TelEduc e de e-mails, sendo um dos motivos de sucesso do curso. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:39Z 2016-09-01T13:58:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068 http://hdl.handle.net/11449/143742 2005-068-ortigoza.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143742 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 068 2005-068-ortigoza.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
068 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128647447445504 |