O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90077
Resumo: Nesta pesquisa analisamos práticas de interdição do corpo detectadas na sociedade, com desdobramentos na escola. O campo de observação se estabelece nas fronteiras entre igreja e escola, e entre religião e ciência. O foco da atenção dirige-se para o corpo situado neste território. Ao investigarmos as práticas de interdição operadas sobre o corpo, identificamos as marcas das políticas de subjetivação que atravessam os processos educacionais. Analisamos uma prática de interdição ao movimento e um modo de controle dos corpos de adolescentes a partir dos sinais recolhidos durante as aulas de Educação Física, no decorrer de minha experiência de magistério. Além disso, rastreamos as pistas indicativas do que escapa aos mecanismos de captura do poder. Interpretamos algumas práticas corporais observadas no âmbito das aulas de Educação Física em uma escola pública que registra inúmeros conflitos com a injunção de algumas igrejas evangélicas sobre os processos educacionais. Analisamos os sentidos atribuídos à Educação Física e às soluções elaboradas pelos professores, diante dos desafios identificados nos gestos de controle sobre os corpos dos educandos. No contexto da interdição exercida sobre os corpos, perguntamos: Que processos de subjetivação resultam das práticas de interdição dos corpos dos adolescentes?; Quais são as marcas dos elementos disruptivos no corpo interditado?; Por que o educador e a escola não conseguem ajudar o educando a sair do papel de refém nesta condição de corpo interditado? No esforço para responder a estas perguntas, descrevemos o movimento dos corpos na aula de Educação Física, assim como nos colocamos na escuta dos discursos produzidos sobre os efeitos da experiência da interdição que ocorre sobre os alunos. Situamos as práticas religiosas no amplo campo da cultura para, em seguida, estudarmos o exercício do poder pastoral
id UNSP_ddb8273731bae2d97ca68f22d9f9eb32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90077
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporâneaEducaçãoEducação física - Estudo e ensinoSubjetividadeReligiãoEducação física escolarEducationPhysical EducationSubjectivizationNesta pesquisa analisamos práticas de interdição do corpo detectadas na sociedade, com desdobramentos na escola. O campo de observação se estabelece nas fronteiras entre igreja e escola, e entre religião e ciência. O foco da atenção dirige-se para o corpo situado neste território. Ao investigarmos as práticas de interdição operadas sobre o corpo, identificamos as marcas das políticas de subjetivação que atravessam os processos educacionais. Analisamos uma prática de interdição ao movimento e um modo de controle dos corpos de adolescentes a partir dos sinais recolhidos durante as aulas de Educação Física, no decorrer de minha experiência de magistério. Além disso, rastreamos as pistas indicativas do que escapa aos mecanismos de captura do poder. Interpretamos algumas práticas corporais observadas no âmbito das aulas de Educação Física em uma escola pública que registra inúmeros conflitos com a injunção de algumas igrejas evangélicas sobre os processos educacionais. Analisamos os sentidos atribuídos à Educação Física e às soluções elaboradas pelos professores, diante dos desafios identificados nos gestos de controle sobre os corpos dos educandos. No contexto da interdição exercida sobre os corpos, perguntamos: Que processos de subjetivação resultam das práticas de interdição dos corpos dos adolescentes?; Quais são as marcas dos elementos disruptivos no corpo interditado?; Por que o educador e a escola não conseguem ajudar o educando a sair do papel de refém nesta condição de corpo interditado? No esforço para responder a estas perguntas, descrevemos o movimento dos corpos na aula de Educação Física, assim como nos colocamos na escuta dos discursos produzidos sobre os efeitos da experiência da interdição que ocorre sobre os alunos. Situamos as práticas religiosas no amplo campo da cultura para, em seguida, estudarmos o exercício do poder pastoralIn this research we analyzed the practices of body interdiction detected in society with repercussions for school. Field observation was established on the boundaries between church and school, and between religion and science. The focus of attention was on a body situated in this territory. When we investigated the practices of interdiction operated on the body, we identified the marks of subjectivization policies that cross the educational processes. We analyzed an interdiction practice for the movement and control manner of adolescent bodies from signs collected during Physical Education class throughout my teaching experience. Furthermore, we traced the clues as to what escapes from the mechanisms of power seizure. We interpreted some body practices observed during Physical Education class in a public school that records numerous conflicts with the injunction of evangelical churches aimed at educational processes. We analyzed the senses attributed to Physical Education and the solutions elaborated by teachers faced with challenges identified in gestures to control student bodies. In the context of interdiction exercised by bodies, we inquired: 1) Which subjectivization processes result from interdiction practices of adolescent bodies? 2) What are the marks of disruptive elements on an interdicted body? 3) Why are the educator and school unable to help the student emerge from the role of hostage in the condition of interdicted body? In an effort to answer these questions, we described body movement in Physical Education class and we listened to discourses on the effects of the interdiction experience that occur with students. We located religious practices in the broad field of culture to subsequently study the exercise of pastoral power. We identified signs of student disruption and explored the possibilities of educator intervention in the place where the educator establishes his relationshipUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Romualdo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2010-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis116 f.application/pdfROCHA, Márcio Donizetti. O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea. 2010. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90077000632257rocha_md_me_rcla.pdf33004137064P20401143132924259Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:18:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90077Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:10:44.131351Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
title O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
spellingShingle O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]
Educação
Educação física - Estudo e ensino
Subjetividade
Religião
Educação física escolar
Education
Physical Education
Subjectivization
title_short O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
title_full O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
title_fullStr O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
title_full_unstemmed O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
title_sort O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea
author Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]
author_facet Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Romualdo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Márcio Donizetti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física - Estudo e ensino
Subjetividade
Religião
Educação física escolar
Education
Physical Education
Subjectivization
topic Educação
Educação física - Estudo e ensino
Subjetividade
Religião
Educação física escolar
Education
Physical Education
Subjectivization
description Nesta pesquisa analisamos práticas de interdição do corpo detectadas na sociedade, com desdobramentos na escola. O campo de observação se estabelece nas fronteiras entre igreja e escola, e entre religião e ciência. O foco da atenção dirige-se para o corpo situado neste território. Ao investigarmos as práticas de interdição operadas sobre o corpo, identificamos as marcas das políticas de subjetivação que atravessam os processos educacionais. Analisamos uma prática de interdição ao movimento e um modo de controle dos corpos de adolescentes a partir dos sinais recolhidos durante as aulas de Educação Física, no decorrer de minha experiência de magistério. Além disso, rastreamos as pistas indicativas do que escapa aos mecanismos de captura do poder. Interpretamos algumas práticas corporais observadas no âmbito das aulas de Educação Física em uma escola pública que registra inúmeros conflitos com a injunção de algumas igrejas evangélicas sobre os processos educacionais. Analisamos os sentidos atribuídos à Educação Física e às soluções elaboradas pelos professores, diante dos desafios identificados nos gestos de controle sobre os corpos dos educandos. No contexto da interdição exercida sobre os corpos, perguntamos: Que processos de subjetivação resultam das práticas de interdição dos corpos dos adolescentes?; Quais são as marcas dos elementos disruptivos no corpo interditado?; Por que o educador e a escola não conseguem ajudar o educando a sair do papel de refém nesta condição de corpo interditado? No esforço para responder a estas perguntas, descrevemos o movimento dos corpos na aula de Educação Física, assim como nos colocamos na escuta dos discursos produzidos sobre os efeitos da experiência da interdição que ocorre sobre os alunos. Situamos as práticas religiosas no amplo campo da cultura para, em seguida, estudarmos o exercício do poder pastoral
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-05
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Márcio Donizetti. O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea. 2010. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90077
000632257
rocha_md_me_rcla.pdf
33004137064P2
0401143132924259
identifier_str_mv ROCHA, Márcio Donizetti. O corpo e a escola: um estudo sobre políticas de subjetivação na sociedade contemporânea. 2010. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000632257
rocha_md_me_rcla.pdf
33004137064P2
0401143132924259
url http://hdl.handle.net/11449/90077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129029179441152