Deficiência mental: como incluir sem excluir
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143620 |
Resumo: | Introdução: Entende-se por “deficiência” toda dificuldade que comprometa e limite uma pessoa a executar tarefas de seu cotidiano, dentre estas, a sua capacidade laborativa. Ela pode ser adquirida no decorrer da vida, por acidente ou doenças, ou desde o nascimento, devido problemas genéticos ou de gravidez da mãe. Embora qualquer pessoa esteja sujeita a adquirir uma deficiência ou ter familiares e ou amigos acometidos por ela, a sociedade ainda tem um comportamento discriminatório para com as pessoas com deficiência (mental, física, visual, auditiva). Objetivos: Analisar como ocorre a inclusão de pessoas com Deficiência Mental (D.M.), visando a prática do professor e sua contribuição para os desenvolvimentos cognitivos, sociais e afetivos, potencializando sua inclusão social, digital e escolar. Métodos: A metodologia utilizada é o estudo de casos que consiste na observação e também as entrevistas com os pais, professores e alunos. Será utilizado o acompanhamento a partir das observações diretas no espaço físico do Laboratório de Tecnologia e Educação (LTE) da FCT/Unesp de Presidente Prudente/SP (onde 13 Pessoas com Necessidades Especiais com as patologias: Síndrome de Down, Paralisia Cerebral (P.C.), D. M., Trissomia no 14p, entre outras, são acompanhadas por estudantes de licenciatura em Pedagogia e Matemática), em atividades contextualizadas, usando o computador na construção das mesmas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) são ferramentas potencializadoras servindo como material “didático”, que incentiva o processo das múltiplas inteligências, utilizamos softwares de jogos pedagógicos como: Creative Writer, Mimocas e sites educativos que incentivam o processo de aprendizagem, pois é baseado nas observações que o estudo se estende, tendo como material de apoio à pesquisa bibliográfica. No acompanhamento da escola regular observamos como está sendo o desenvolvimento dos alunos e como o professor está agindo perante a inclusão, assim analisamos de duas formas. Além da sala especial, temos uma pessoa denominada J., de 31 anos com P.C., e que atualmente não freqüenta escola regular, portanto as atividades construídas visam estimular a escrita, por meio do uso do computador. Resultados: Salientasse uma grande possibilidade de inclusão, já que está ocorrendo um melhor desenvolvimento cognitivo em sua aprendizagem intelectual, isso na sala especial. Já com J., na escrita percebe-se que ele está conseguindo realizar um pouco melhor, pois começou a desenvolver atividades que aguçam a sua aprendizagem. Contudo, espera-se que com o uso das TIC’s, o desenvolvimento do aluno possa ser melhor, dando possibilidade do mesmo ser incluído nas salas regulares e ter o mesmo desempenho, e as mesmas possibilidades de enfrentar a sociedade. |
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