Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Simone Valdete dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211730
Resumo: A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-seem uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadorasdo ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional,do Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoquena contextualização local e global.
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