Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Simone Valdete dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211730
Resumo: A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-seem uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadorasdo ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional,do Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoquena contextualização local e global.
id UFRGS-2_d0120b61b4c9ae9c72c581d9de1a35d3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211730
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Waszak, Jaqueline Gomes NunesSantos, Simone Valdete dos2020-07-10T03:42:23Z20201413-7321http://hdl.handle.net/10183/211730001114674A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-seem uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadorasdo ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional,do Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoquena contextualização local e global.The environmental theme is largely relevant in social spheres, including formal teaching. Provided by various policies, this theme is a way of understanding social, cultural and biological relationships which constitute the environment, in accordance to the people’s right to understand where they live and to exercise their citizenship in a critical and reflexive way. Starting from these aspects and also from recognizing teaching institutions as a place of knowledge construction and environmental ethics formation, this paper intends to characterize and reflect upon the process of environmentalization of the teacher formation curriculum, by investigating a graduate course of teacher formation in natural sciences. This analysis understands the curriculum not only as definition of content but also as its impact on the institution’s routine. To reach the present study’s objective, the qualitative results of a documental analysis on the Institutional Development Plan, the Course’s Pedagogical Project and oninter views conducted with Course coordination, teacher staff and students will be presented. The analysis will be carried out according to the Higher Education Environmentalization Network diagram, focusing on local and global contextualizationapplication/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 25, n.1 (jul./dez. 2008), p. 109-118Formação de professoresInovação educacionalCurrículoEnvironmentalizationInnovative curriculumTeacher’s formationAmbientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e globalCurricular environmentalization in an undergraduate teacher formation course in natural sciences and its local and global contextualization info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114674.pdf.txt001114674.pdf.txtExtracted Texttext/plain61246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211730/2/001114674.pdf.txte51fd6c472ea8059aeb3ddfa522db159MD52ORIGINAL001114674.pdfTexto completoapplication/pdf315471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211730/1/001114674.pdf2d748e20d3b4845d36f0b2c6f38dc595MD5110183/2117302020-07-11 03:53:02.040131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211730Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-07-11T06:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Curricular environmentalization in an undergraduate teacher formation course in natural sciences and its local and global contextualization
title Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
spellingShingle Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Formação de professores
Inovação educacional
Currículo
Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
title_short Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
title_full Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
title_fullStr Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
title_full_unstemmed Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
title_sort Ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências da natureza e a contextualização local e global
author Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
author_facet Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Santos, Simone Valdete dos
author_role author
author2 Santos, Simone Valdete dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Waszak, Jaqueline Gomes Nunes
Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Inovação educacional
Currículo
topic Formação de professores
Inovação educacional
Currículo
Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmentalization
Innovative curriculum
Teacher’s formation
description A temática ambiental constitui um tema de relevância social, que abrange também o ensino formal. Prevista em diferentes políticas, essa temática constitui-seem uma via de acesso para a compreensão das relações sociais, culturais e biológicas conformadorasdo ambiente, indo ao encontro do direito das pessoas em compreender o mundo em que vivem e de exercer a cidadania de modo crítico e reflexivo. Partindo de tais aspectos e do reconhecimento das instituições de ensino como espaço de construção de saberes e formação para a ética ambiental, o presente trabalho busca por meio da investigação em um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, caracterizar e refletir sobre o processo de ambientalização do currículo formativo de professores, entendido não apenas pela definição de conteúdo, mas pelas repercussões sobre o cotidiano dessa instituição. Para isso, serão apresentados os resultados, em caráter qualitativo, da análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional,do Projeto Pedagógico de Curso e das entrevistas realizadas com a coordenação do curso, professores e estudantes. As análises foram realizadas considerando o diagrama proposto pela Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior, com enfoquena contextualização local e global.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-10T03:42:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/211730
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114674
identifier_str_mv 1413-7321
001114674
url http://hdl.handle.net/10183/211730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 25, n.1 (jul./dez. 2008), p. 109-118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211730/2/001114674.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211730/1/001114674.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e51fd6c472ea8059aeb3ddfa522db159
2d748e20d3b4845d36f0b2c6f38dc595
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725073809735680