Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96329
Resumo: A indisciplina escolar se tornou objeto de variados campos de estudo nas últimas três décadas. Mesmo que haja uma hegemonia de publicações da área da Psicologia, é consenso entre a maioria dos pesquisadores de que se trata de um problema cuja complexidade exige o olhar de diferentes referenciais teóricos. No entanto, chama a atenção o fato de que, apesar da importante contribuição da Filosofia com sólidos embasamentos conceituais às muitas das pesquisas que se debruçam sobre o tema, a discussão em torno da indisciplina escolar pelo viés filosófico tem sido quase nula. Diante desta constatação, esta pesquisa se propôs a analisar o problema da indisciplina escolar à luz da Filosofia da Educação por acreditar que o pensar filosófico permite o estabelecimento de um contraponto às verdades absolutas do discurso pedagógico e, portanto, deve ter participação relevante nas discussões sobre o tema. Nesse sentido, este trabalho optou por fazer uma genealogia da indisciplina escolar como ponto de partida para se pensar o que este problema pode nos dizer sobre a educação moderna. Buscou-se, de certo modo, desconstruir o conceito de indisciplina da maneira como o conhecemos hoje e é consenso entre os estudiosos do tema. Para tanto, recorremos à obra de Hannah Arendt e Michel Foucault a fim de encontrar os subsídios teóricos necessários para a problematização em questão, tendo em vista que os dois autores empreenderam, cada um a seu tempo, uma importante ontologia crítica do presente. Por fim, trouxemos o pensamento de Richard Sennett para nosso diagnóstico da educação moderna a partir das pistas levantadas pelo problema da indisciplina.
id UNSP_e0243fa13da83c708664562de59f78c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96329
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação modernaArendt, Hannah, 1906-1975Foucault, Michel, 1926-1984Sennett, Richard, 1943-Disciplina escolarCivilização modernaEducação - FilosofiaA indisciplina escolar se tornou objeto de variados campos de estudo nas últimas três décadas. Mesmo que haja uma hegemonia de publicações da área da Psicologia, é consenso entre a maioria dos pesquisadores de que se trata de um problema cuja complexidade exige o olhar de diferentes referenciais teóricos. No entanto, chama a atenção o fato de que, apesar da importante contribuição da Filosofia com sólidos embasamentos conceituais às muitas das pesquisas que se debruçam sobre o tema, a discussão em torno da indisciplina escolar pelo viés filosófico tem sido quase nula. Diante desta constatação, esta pesquisa se propôs a analisar o problema da indisciplina escolar à luz da Filosofia da Educação por acreditar que o pensar filosófico permite o estabelecimento de um contraponto às verdades absolutas do discurso pedagógico e, portanto, deve ter participação relevante nas discussões sobre o tema. Nesse sentido, este trabalho optou por fazer uma genealogia da indisciplina escolar como ponto de partida para se pensar o que este problema pode nos dizer sobre a educação moderna. Buscou-se, de certo modo, desconstruir o conceito de indisciplina da maneira como o conhecemos hoje e é consenso entre os estudiosos do tema. Para tanto, recorremos à obra de Hannah Arendt e Michel Foucault a fim de encontrar os subsídios teóricos necessários para a problematização em questão, tendo em vista que os dois autores empreenderam, cada um a seu tempo, uma importante ontologia crítica do presente. Por fim, trouxemos o pensamento de Richard Sennett para nosso diagnóstico da educação moderna a partir das pistas levantadas pelo problema da indisciplina.The school indiscipline has become object of many fields of study in the last three decades. Even though there is a hegemony of publications in the field of Psychology, there is a consensus among most researchers that this is a problem whose complexity requires the look of different theoretical frameworks. However, it is noteworthy the fact that, despite the important contribution of Philosophy with solid conceptual emplacements to much of the research that focus on the topic, the discussion of school indiscipline by the philosophical view has been almost nil. Given this finding, this study aimed to analyze the problem of school indiscipline in the light of the Philosophy of Education for believing that philosophical thinking allows the establishment of a counterpoint to the absolute truths of pedagogic discourse and therefore must have a relevant participation in discussions the theme. Accordingly, this study chose to make a genealogy of school indiscipline as a starting point for thinking what this problem can tell us about the modern education. We attempted to, in a sense, deconstruct the concept of indiscipline in the way we know it today and the consensus among scholars on the subject. For that, we turn to the work of Hannah Arendt and Michel Foucault in order to find the necessary theoretical basis for questioning in question, given that the two authors have undertaken, each in his own time, an important critical ontology of the present. Finally, we brought the thought of Richard Sennett to our diagnosis of modern education based on the problem of indiscipline.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]2014-06-11T19:28:17Z2014-06-11T19:28:17Z2014-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis60 f.application/pdfFELIPE SOBRINHO, Larissa Maria. Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna. 2014. 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.http://hdl.handle.net/11449/96329000739793000739793.pdf33004110040P541073473968693620000-0001-7505-4896Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-27T07:00:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T07:00:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
title Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
spellingShingle Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]
Arendt, Hannah, 1906-1975
Foucault, Michel, 1926-1984
Sennett, Richard, 1943-
Disciplina escolar
Civilização moderna
Educação - Filosofia
title_short Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
title_full Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
title_fullStr Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
title_full_unstemmed Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
title_sort Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna
author Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]
author_facet Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Sobrinho, Larissa Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arendt, Hannah, 1906-1975
Foucault, Michel, 1926-1984
Sennett, Richard, 1943-
Disciplina escolar
Civilização moderna
Educação - Filosofia
topic Arendt, Hannah, 1906-1975
Foucault, Michel, 1926-1984
Sennett, Richard, 1943-
Disciplina escolar
Civilização moderna
Educação - Filosofia
description A indisciplina escolar se tornou objeto de variados campos de estudo nas últimas três décadas. Mesmo que haja uma hegemonia de publicações da área da Psicologia, é consenso entre a maioria dos pesquisadores de que se trata de um problema cuja complexidade exige o olhar de diferentes referenciais teóricos. No entanto, chama a atenção o fato de que, apesar da importante contribuição da Filosofia com sólidos embasamentos conceituais às muitas das pesquisas que se debruçam sobre o tema, a discussão em torno da indisciplina escolar pelo viés filosófico tem sido quase nula. Diante desta constatação, esta pesquisa se propôs a analisar o problema da indisciplina escolar à luz da Filosofia da Educação por acreditar que o pensar filosófico permite o estabelecimento de um contraponto às verdades absolutas do discurso pedagógico e, portanto, deve ter participação relevante nas discussões sobre o tema. Nesse sentido, este trabalho optou por fazer uma genealogia da indisciplina escolar como ponto de partida para se pensar o que este problema pode nos dizer sobre a educação moderna. Buscou-se, de certo modo, desconstruir o conceito de indisciplina da maneira como o conhecemos hoje e é consenso entre os estudiosos do tema. Para tanto, recorremos à obra de Hannah Arendt e Michel Foucault a fim de encontrar os subsídios teóricos necessários para a problematização em questão, tendo em vista que os dois autores empreenderam, cada um a seu tempo, uma importante ontologia crítica do presente. Por fim, trouxemos o pensamento de Richard Sennett para nosso diagnóstico da educação moderna a partir das pistas levantadas pelo problema da indisciplina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-11T19:28:17Z
2014-06-11T19:28:17Z
2014-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FELIPE SOBRINHO, Larissa Maria. Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna. 2014. 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/96329
000739793
000739793.pdf
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
identifier_str_mv FELIPE SOBRINHO, Larissa Maria. Um olhar sobre a indisciplina escolar: o que ela nos revela da educação moderna. 2014. 60 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.
000739793
000739793.pdf
33004110040P5
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://hdl.handle.net/11449/96329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790414795702272