Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102084
Resumo: A presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem.
id UNSP_e07878081a7e9f6ef0db501df4f02da3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102084
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagemMatemática - Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoComunicaçãoEducação matemáticaModelagem matemáticaTecnologia da comunicaçãoA presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem.The research question addressed in this study was “How does the elaboration of modeling projects take place in the virtual learning environment of a distance course?”. The elaboration of modeling projects by mathematics teachers was studied throughout a university extension course entitled “Trends in Mathematics Education: emphasis on mathematical modeling”, proffered entirely at a distance using a virtual learning environment called TIDIA-Ae. A qualitative research methodology was used, characterized by harmony between the view of knowledge production, in this case based on the theoretical construct humans-with-media, and methodological procedures used. Using this approach, the media used in the elaboration of the projects and the roles they played in the process were identified. I also considered elements of collaborative work in this context and identified factors that condition the complete elaboration of the modeling projects.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2008-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis187 f. : il.application/pdfMALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102084000551982malheiros_aps_dr_rcla.pdf33004137031P740557170990022180000-0002-6814-6714Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:07:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:07:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
title Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
spellingShingle Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Educação matemática
Modelagem matemática
Tecnologia da comunicação
title_short Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
title_full Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
title_fullStr Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
title_full_unstemmed Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
title_sort Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
author Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_facet Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Educação matemática
Modelagem matemática
Tecnologia da comunicação
topic Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Comunicação
Educação matemática
Modelagem matemática
Tecnologia da comunicação
description A presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-15
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102084
000551982
malheiros_aps_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
0000-0002-6814-6714
identifier_str_mv MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000551982
malheiros_aps_dr_rcla.pdf
33004137031P7
4055717099002218
0000-0002-6814-6714
url http://hdl.handle.net/11449/102084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964950548971520