As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido, a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis. |
id |
UCS-4_b6b8b55e1f78e8853875c87fed5af1ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1343 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepçõesTecnologias da Informação e ComunicaçãoMediaçãoEnsino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido, a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/134310.26843/rencima.v11i3.1343Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 126-1402179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343/1259https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sergiano Guerra2023-04-21T21:02:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1343Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:02:31Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
title |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
spellingShingle |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções Oliveira, Sergiano Guerra Tecnologias da Informação e Comunicação Mediação Ensino da Matemática |
title_short |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
title_full |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
title_fullStr |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
title_full_unstemmed |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
title_sort |
As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções |
author |
Oliveira, Sergiano Guerra |
author_facet |
Oliveira, Sergiano Guerra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sergiano Guerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da Informação e Comunicação Mediação Ensino da Matemática |
topic |
Tecnologias da Informação e Comunicação Mediação Ensino da Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido, a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343 10.26843/rencima.v11i3.1343 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.1343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343/1259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 126-140 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306129809866752 |