As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sergiano Guerra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido,  a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis.
id UCS-4_b6b8b55e1f78e8853875c87fed5af1ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1343
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepçõesTecnologias da Informação e ComunicaçãoMediaçãoEnsino da MatemáticaEste artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido,  a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/134310.26843/rencima.v11i3.1343Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 126-1402179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343/1259https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Sergiano Guerra2023-04-21T21:02:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1343Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:02:31Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
title As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
spellingShingle As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
Oliveira, Sergiano Guerra
Tecnologias da Informação e Comunicação
Mediação
Ensino da Matemática
title_short As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
title_full As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
title_fullStr As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
title_full_unstemmed As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
title_sort As inovações tecnológicas na educação matemática e suas concepções
author Oliveira, Sergiano Guerra
author_facet Oliveira, Sergiano Guerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sergiano Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da Informação e Comunicação
Mediação
Ensino da Matemática
topic Tecnologias da Informação e Comunicação
Mediação
Ensino da Matemática
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação na organização de situações para o ensino dos conteúdos da matemática. Considera-se a inovação tecnológica, no contexto da mediação que configura o cenário educacional, assim como as contribuições da Educação Matemática para ampliar a qualidade do cenário de ensino destes conteúdos, neste sentido,  a análise das possibilidades presentes na literatura evidenciou-se a necessidade de repensar a concepção de aprendizagem para a utilização destes recursos tecnológicos, porém, quando bem trabalhados, possibilitam que os conceitos estudados sejam dinamizados, mais interessantes e acessíveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343
10.26843/rencima.v11i3.1343
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.1343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1343/1259
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 126-140
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129809866752