Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102084 |
Resumo: | A presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem. |
id |
UNSP_e07878081a7e9f6ef0db501df4f02da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102084 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagemMatemática - Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoComunicaçãoEducação matemáticaModelagem matemáticaTecnologia da comunicaçãoA presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem.The research question addressed in this study was “How does the elaboration of modeling projects take place in the virtual learning environment of a distance course?”. The elaboration of modeling projects by mathematics teachers was studied throughout a university extension course entitled “Trends in Mathematics Education: emphasis on mathematical modeling”, proffered entirely at a distance using a virtual learning environment called TIDIA-Ae. A qualitative research methodology was used, characterized by harmony between the view of knowledge production, in this case based on the theoretical construct humans-with-media, and methodological procedures used. Using this approach, the media used in the elaboration of the projects and the roles they played in the process were identified. I also considered elements of collaborative work in this context and identified factors that condition the complete elaboration of the modeling projects.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2008-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis187 f. : il.application/pdfMALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102084000551982malheiros_aps_dr_rcla.pdf33004137031P740557170990022180000-0002-6814-6714Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T06:07:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:10.780585Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
title |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
spellingShingle |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação Educação matemática Modelagem matemática Tecnologia da comunicação |
title_short |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
title_full |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
title_fullStr |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
title_full_unstemmed |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
title_sort |
Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem |
author |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação Educação matemática Modelagem matemática Tecnologia da comunicação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologia da informação Comunicação Educação matemática Modelagem matemática Tecnologia da comunicação |
description |
A presente pesquisa, que teve como pergunta diretriz “Como ocorre a elaboração de projetos de Modelagem ao longo de um curso, realizado totalmente a distância, em um ambiente virtual de aprendizagem?” investigou a elaboração de projetos de Modelagem por professores de Matemática ao longo do curso de extensão universitária “Tendências em Educação Matemática: ênfase em Modelagem Matemática”, realizado totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, o TIDIA-Ae. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, caracterizada pela harmonia entre a visão de produção do conhecimento, neste caso a visão apoiada no construto teórico seres-humanos-com-mídias, e os procedimentos metodológicos utilizados. Nela, identifico as mídias utilizadas na elaboração dos projetos de Modelagem e quais os papéis das mesmas neste processo. Trago também elementos do trabalho colaborativo neste contexto e identifico quais fatores condicionaram a elaboração completa dos projetos de Modelagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-15 2014-06-11T19:31:42Z 2014-06-11T19:31:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. http://hdl.handle.net/11449/102084 000551982 malheiros_aps_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4055717099002218 0000-0002-6814-6714 |
identifier_str_mv |
MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Educação matemática online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 187 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008. 000551982 malheiros_aps_dr_rcla.pdf 33004137031P7 4055717099002218 0000-0002-6814-6714 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
187 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128860433154048 |