A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Beatris Aparecida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252668
Resumo: A presente pesquisa acadêmica apresenta como tema central o processo de internacionalização de empresas, bem como as suas motivações, abordado o caso da Positivo Tecnologia, empresa do Grupo Positivo com foco em celulares, tablets e smartphones, mas com uma grande variedade de produtos. O mesmo possui como objetivo geral o esclarecimento dessa prática cada vez mais comum em um mundo globalizado, e suas vantagens em realizar o processo. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa com análise de documentos e produções científicas sobre a temática escolhida. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas nas áreas acadêmicas de Administração, Relações Internacionais, Economia, Comércio Exterior e Marketing Internacional, possibilitando uma visão multidisciplinar do tema, além de conhecimentos empíricos da autora pela proximidade com a empresa em questão, para enriquecimento das informações obtidas sobre o objeto de estudo. No referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: internacionalização de empresas, comércio exterior, teorias de internacionalização e economia do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da arguição dos conteúdos, cujos resultados apontam para uma tendência de crescimento no processo de internacionalização de empresas a partir da década de 1970, impulsionado pela interdependência das nações, além de uma maior inclinação das empresas na identificação de oportunidades de crescimento em novos mercados. No caso da Positivo Tecnologia, a marca usou da premissa de alcançar o maior número de brasileiros, oferecendo um produto para cada necessidade, o que abriu portas para novas parcerias internacionais, e o consequente processo de internacionalização. Com base nos dados apresentados, tornou-se evidente a amplitude proporcionada pela globalização às instituições empresariais e como essas abordagens são extensamente utilizadas na ampliação das atividades econômicas dessas mesmas instituições.
id UNSP_e0841b55462eec4701103afeb7dfa5a0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252668
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo TecnologiaThe internationalization of companies and global interconnection: Positivo Tecnologia’s strategyInternacionalização de empresasGlobalizaçãoPositivo TecnologiaGrupo PositivoDesenvolvimento empresarialInternationalization of companiesGlobalizationPositivo TechnologyPositivo GroupBusiness developmentA presente pesquisa acadêmica apresenta como tema central o processo de internacionalização de empresas, bem como as suas motivações, abordado o caso da Positivo Tecnologia, empresa do Grupo Positivo com foco em celulares, tablets e smartphones, mas com uma grande variedade de produtos. O mesmo possui como objetivo geral o esclarecimento dessa prática cada vez mais comum em um mundo globalizado, e suas vantagens em realizar o processo. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa com análise de documentos e produções científicas sobre a temática escolhida. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas nas áreas acadêmicas de Administração, Relações Internacionais, Economia, Comércio Exterior e Marketing Internacional, possibilitando uma visão multidisciplinar do tema, além de conhecimentos empíricos da autora pela proximidade com a empresa em questão, para enriquecimento das informações obtidas sobre o objeto de estudo. No referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: internacionalização de empresas, comércio exterior, teorias de internacionalização e economia do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da arguição dos conteúdos, cujos resultados apontam para uma tendência de crescimento no processo de internacionalização de empresas a partir da década de 1970, impulsionado pela interdependência das nações, além de uma maior inclinação das empresas na identificação de oportunidades de crescimento em novos mercados. No caso da Positivo Tecnologia, a marca usou da premissa de alcançar o maior número de brasileiros, oferecendo um produto para cada necessidade, o que abriu portas para novas parcerias internacionais, e o consequente processo de internacionalização. Com base nos dados apresentados, tornou-se evidente a amplitude proporcionada pela globalização às instituições empresariais e como essas abordagens são extensamente utilizadas na ampliação das atividades econômicas dessas mesmas instituições.This academic research presents as its central theme the process of internationalization of companies, as well as their motivations, addressing the case of Positivo Tecnologia, a Positivo Group company focused on cell phones, tablets and smartphones, but with a wide variety of products. Its general objective is to clarify this increasingly common practice in a globalized world, and its advantages in carrying out the process. The methodology consists of a qualitative approach with analysis of documents and scientific productions on the chosen topic. Data collection was carried out through bibliographical research in the academic areas of Administration, International Relations, Economics, Foreign Trade and International Marketing, enabling a multidisciplinary view of the topic, in addition to the author’s empirical knowledge due to her proximity to the company in question, to enrichment of information obtained about the object of study. In the theoretical framework, the following topics were covered: internationalization of companies, foreign trade, internationalization theories and Brazilian economy. Data analysis was carried out through content analysis, the results of which point to a growth trend in the process of internationalization of companies from the 1970s onwards, driven by the interdependence of nations, in addition to a greater inclination of companies to identify growth opportunities in new markets. In the case of Positivo Tecnologia, the brand used the premise of reaching the largest number of Brazilians, offering a product for each need, which opened doors for new international partnerships, and the consequent internationalization process. Based on the data presented, it became evident the breadth provided by globalization to business institutions and how these approaches are extensively used to expand the economic activities of these same institutions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Rafael Salatini de [UNESP]Costa, Beatris Aparecida2024-01-12T12:36:03Z2024-01-12T12:36:03Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Beatris Aparecida. A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T15:33:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T15:33:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
The internationalization of companies and global interconnection: Positivo Tecnologia’s strategy
title A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
spellingShingle A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
Costa, Beatris Aparecida
Internacionalização de empresas
Globalização
Positivo Tecnologia
Grupo Positivo
Desenvolvimento empresarial
Internationalization of companies
Globalization
Positivo Technology
Positivo Group
Business development
title_short A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
title_full A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
title_fullStr A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
title_full_unstemmed A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
title_sort A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia
author Costa, Beatris Aparecida
author_facet Costa, Beatris Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rafael Salatini de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Beatris Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas
Globalização
Positivo Tecnologia
Grupo Positivo
Desenvolvimento empresarial
Internationalization of companies
Globalization
Positivo Technology
Positivo Group
Business development
topic Internacionalização de empresas
Globalização
Positivo Tecnologia
Grupo Positivo
Desenvolvimento empresarial
Internationalization of companies
Globalization
Positivo Technology
Positivo Group
Business development
description A presente pesquisa acadêmica apresenta como tema central o processo de internacionalização de empresas, bem como as suas motivações, abordado o caso da Positivo Tecnologia, empresa do Grupo Positivo com foco em celulares, tablets e smartphones, mas com uma grande variedade de produtos. O mesmo possui como objetivo geral o esclarecimento dessa prática cada vez mais comum em um mundo globalizado, e suas vantagens em realizar o processo. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa com análise de documentos e produções científicas sobre a temática escolhida. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas nas áreas acadêmicas de Administração, Relações Internacionais, Economia, Comércio Exterior e Marketing Internacional, possibilitando uma visão multidisciplinar do tema, além de conhecimentos empíricos da autora pela proximidade com a empresa em questão, para enriquecimento das informações obtidas sobre o objeto de estudo. No referencial teórico, foram abordados os seguintes temas: internacionalização de empresas, comércio exterior, teorias de internacionalização e economia do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da arguição dos conteúdos, cujos resultados apontam para uma tendência de crescimento no processo de internacionalização de empresas a partir da década de 1970, impulsionado pela interdependência das nações, além de uma maior inclinação das empresas na identificação de oportunidades de crescimento em novos mercados. No caso da Positivo Tecnologia, a marca usou da premissa de alcançar o maior número de brasileiros, oferecendo um produto para cada necessidade, o que abriu portas para novas parcerias internacionais, e o consequente processo de internacionalização. Com base nos dados apresentados, tornou-se evidente a amplitude proporcionada pela globalização às instituições empresariais e como essas abordagens são extensamente utilizadas na ampliação das atividades econômicas dessas mesmas instituições.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11
2024-01-12T12:36:03Z
2024-01-12T12:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Beatris Aparecida. A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252668
identifier_str_mv COSTA, Beatris Aparecida. A internacionalização de empresas e a interconexão global: a estratégia da Positivo Tecnologia. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128211527139328