A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Fabiano José [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91171
Resumo: A formação do leitor é um processo que se inicia na infância, por meio das vivências com objetos e materiais portadores de escrita. Parte-se, então, do pressuposto que o livro de Literatura Infantil é um desses objetos oportunizadores de apropriação de leitura. Todavia, apesar de ser importante na questão da formação do leitor, a literatura infantil ainda parece ser desconsiderada nas práticas pedagógicas de muitos professores. Diante dessa temática, da literatura infantil como meio para a formação da criança leitora, tendo em vista um estudo da prática docente voltada para essa formação, o trabalho procurou investigar o seguinte problema de pesquisa: Como são organizadas as práticas docentes, relacionadas ao aprendizado da leitura, pautadas no uso da literatura infantil, objetivando a formação da criança leitora? A pesquisa, etnográfica de cunho educacional, teve como objetivo geral, investigar as concepções, objetivos, sentidos e práticas pedagógicas de professores de ensino fundamental de primeira à quarta série, de uma escola pública municipal da cidade de Marília, com relação à literatura infantil, como um meio importante no processo de formação da criança leitora. Foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) verificar se a literatura infantil está presente nas práticas pedagógicas de formação da criança leitora; 2) compreender se as concepções, sentidos e objetivos que permeiam e baseiam o trabalho dos professores com a literatura infantil em sala de aula contribuem nesse processo de formação da criança leitora. Como resultados, pôde-se apontar a ausência do uso da Literatura Infantil nas práticas voltadas à formação do leitor e um confronto entre o discurso e a prática de alguns professores. Pôde-se apontar também que, apesar...
id UNSP_e141587e331a74e2ea0e4ff3b69b5eb3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91171
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A literatura infantil como meio para a formação da criança leitoraLeitura - EnsinoLiteratura infanto-juvenil - Ensino fundamentalLeitores - FormaçãoLiteratura infantil - Formação de crianças leitorasTeoria histórico-culturalReader formationReadingChildren LiteratureTeaching practicesHistorical-Cultural TheoryA formação do leitor é um processo que se inicia na infância, por meio das vivências com objetos e materiais portadores de escrita. Parte-se, então, do pressuposto que o livro de Literatura Infantil é um desses objetos oportunizadores de apropriação de leitura. Todavia, apesar de ser importante na questão da formação do leitor, a literatura infantil ainda parece ser desconsiderada nas práticas pedagógicas de muitos professores. Diante dessa temática, da literatura infantil como meio para a formação da criança leitora, tendo em vista um estudo da prática docente voltada para essa formação, o trabalho procurou investigar o seguinte problema de pesquisa: Como são organizadas as práticas docentes, relacionadas ao aprendizado da leitura, pautadas no uso da literatura infantil, objetivando a formação da criança leitora? A pesquisa, etnográfica de cunho educacional, teve como objetivo geral, investigar as concepções, objetivos, sentidos e práticas pedagógicas de professores de ensino fundamental de primeira à quarta série, de uma escola pública municipal da cidade de Marília, com relação à literatura infantil, como um meio importante no processo de formação da criança leitora. Foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) verificar se a literatura infantil está presente nas práticas pedagógicas de formação da criança leitora; 2) compreender se as concepções, sentidos e objetivos que permeiam e baseiam o trabalho dos professores com a literatura infantil em sala de aula contribuem nesse processo de formação da criança leitora. Como resultados, pôde-se apontar a ausência do uso da Literatura Infantil nas práticas voltadas à formação do leitor e um confronto entre o discurso e a prática de alguns professores. Pôde-se apontar também que, apesar...The reader formation is a process starting at childhood, through experience with objects and materials concerning writing. It is supposed the children literature book is one of these opportunity objects for reading acquisition. However, although it is important for the reader formation, children literature still seems to be not considered in many teachers’ educational practices. Facing this issue, children literature as a means of forming reader children observing studies at teaching practice regarding that formation, this paper tried to investigate the following research inquiry: How are teaching practices organized, related to learning reading skills, supported on the use of children literature, aiming the children reader formation? The research, ethnographic, of educational character, had as a general goal, to investigate conceptions, objectives, senses and teachers’ educational practices of an elementary school, from first to fourth grades, at a state school in the city of Marília, regarding children literature, as an important means in the process of children reader formation. It was developed considering the following specific goals: 1) to verify if children literature is present in educational practices of reader formation; 2) to understand if conceptions, objectives and senses that go around and base the teachers’ work with children literature inside the classroom contribute for this process of children reader formation. As a result, it was possible to point out an absence of Children Literature use for the reader formation and a confrontation between some teachers’ speech and practice. It was also possible to point out that, although teachers are aware of some Children Literature contributions in the process of reader formation, many do not know how to organize and systematize work, leaving it aside during reader children formation practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Colombo, Fabiano José [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2009-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis164 f. : il. color. + Apêndices.application/pdfCOLOMBO, Fabiano José. A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91171000618406colombo_fj_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-28T06:09:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91171Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-28T06:09:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
title A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
spellingShingle A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
Colombo, Fabiano José [UNESP]
Leitura - Ensino
Literatura infanto-juvenil - Ensino fundamental
Leitores - Formação
Literatura infantil - Formação de crianças leitoras
Teoria histórico-cultural
Reader formation
Reading
Children Literature
Teaching practices
Historical-Cultural Theory
title_short A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
title_full A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
title_fullStr A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
title_full_unstemmed A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
title_sort A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora
author Colombo, Fabiano José [UNESP]
author_facet Colombo, Fabiano José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Fabiano José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Ensino
Literatura infanto-juvenil - Ensino fundamental
Leitores - Formação
Literatura infantil - Formação de crianças leitoras
Teoria histórico-cultural
Reader formation
Reading
Children Literature
Teaching practices
Historical-Cultural Theory
topic Leitura - Ensino
Literatura infanto-juvenil - Ensino fundamental
Leitores - Formação
Literatura infantil - Formação de crianças leitoras
Teoria histórico-cultural
Reader formation
Reading
Children Literature
Teaching practices
Historical-Cultural Theory
description A formação do leitor é um processo que se inicia na infância, por meio das vivências com objetos e materiais portadores de escrita. Parte-se, então, do pressuposto que o livro de Literatura Infantil é um desses objetos oportunizadores de apropriação de leitura. Todavia, apesar de ser importante na questão da formação do leitor, a literatura infantil ainda parece ser desconsiderada nas práticas pedagógicas de muitos professores. Diante dessa temática, da literatura infantil como meio para a formação da criança leitora, tendo em vista um estudo da prática docente voltada para essa formação, o trabalho procurou investigar o seguinte problema de pesquisa: Como são organizadas as práticas docentes, relacionadas ao aprendizado da leitura, pautadas no uso da literatura infantil, objetivando a formação da criança leitora? A pesquisa, etnográfica de cunho educacional, teve como objetivo geral, investigar as concepções, objetivos, sentidos e práticas pedagógicas de professores de ensino fundamental de primeira à quarta série, de uma escola pública municipal da cidade de Marília, com relação à literatura infantil, como um meio importante no processo de formação da criança leitora. Foi desenvolvida a partir dos seguintes objetivos específicos: 1) verificar se a literatura infantil está presente nas práticas pedagógicas de formação da criança leitora; 2) compreender se as concepções, sentidos e objetivos que permeiam e baseiam o trabalho dos professores com a literatura infantil em sala de aula contribuem nesse processo de formação da criança leitora. Como resultados, pôde-se apontar a ausência do uso da Literatura Infantil nas práticas voltadas à formação do leitor e um confronto entre o discurso e a prática de alguns professores. Pôde-se apontar também que, apesar...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-29
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COLOMBO, Fabiano José. A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91171
000618406
colombo_fj_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv COLOMBO, Fabiano José. A literatura infantil como meio para a formação da criança leitora. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
000618406
colombo_fj_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164 f. : il. color. + Apêndices.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046203635531776