Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200011 http://hdl.handle.net/11449/28430 |
Resumo: | Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889), junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP. |
id |
UNSP_e19df86d0b3719712d0bc06df80c1522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadoresHistóriaMeio ambienteEducaçãoHistoryEnvironmentEducationApresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889), junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP.A proposal for institutional action and its theoretical and methodological fundaments for History teachers' formation. Emphasis on the elaboration of teaching material, teaching and learning activities and the evaluation of the environment questions inside the academic historical knowledge, research practices and the environmental education. The experiments had been developed in 2002-2003 by the project História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889) [History and Environment: study of the forms of living, feeling and thinking about the natural world at the Portuguese America and the Empire of Brazil (1550-1889)], at Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, at Assis/SP.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Nacional de História - ANPUHUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martinez, Paulo Henrique [UNESP]2014-05-20T15:12:35Z2014-05-20T15:12:35Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article233-251application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200011Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 233-251, 2004.0102-0188http://hdl.handle.net/11449/2843010.1590/S0102-01882004000200011S0102-01882004000200011S0102-01882004000200011.pdf33351803592773920000-0001-8662-0371SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História0,138info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:42:32.856294Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
title |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
spellingShingle |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores Martinez, Paulo Henrique [UNESP] História Meio ambiente Educação History Environment Education |
title_short |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
title_full |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
title_fullStr |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
title_full_unstemmed |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
title_sort |
Laboratório de História e meio ambiente: estratégia institucional na formação continuada de historiadores |
author |
Martinez, Paulo Henrique [UNESP] |
author_facet |
Martinez, Paulo Henrique [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Paulo Henrique [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Meio ambiente Educação History Environment Education |
topic |
História Meio ambiente Educação History Environment Education |
description |
Apresentação de proposta de ação institucional e seus fundamentos teóricos e metodológicos para a formação de professores de História. Enfoque na elaboração de material didático, nas atividades de ensino e aprendizagem e na avaliação sobre as questões ambientais presentes no conhecimento histórico escolar, nas práticas de pesquisa e educação ambiental. As experiências foram desenvolvidas em 2002-2003 pelo projeto História e Meio Ambiente: estudo das formas de viver, sentir e pensar o mundo natural na América portuguesa e no Império do Brasil (1550-1889), junto ao Núcleo de Ensino da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis/SP. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T15:12:35Z 2014-05-20T15:12:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200011 Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 233-251, 2004. 0102-0188 http://hdl.handle.net/11449/28430 10.1590/S0102-01882004000200011 S0102-01882004000200011 S0102-01882004000200011.pdf 3335180359277392 0000-0001-8662-0371 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200011 http://hdl.handle.net/11449/28430 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 233-251, 2004. 0102-0188 10.1590/S0102-01882004000200011 S0102-01882004000200011 S0102-01882004000200011.pdf 3335180359277392 0000-0001-8662-0371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História 0,138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
233-251 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128553432121344 |