Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91010 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais. |
id |
UNSP_e2512ee63ffb4931479ec5c219c8d79e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91010 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um cursoMatemática - Estudo e ensinoEducação matemáticaMathematics - Study and teachingA presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais.This investigation had the purpose to search understanding about the perception of Math Professor concerning the contribution of a course, Physics and Math Integrated Project for Public School teachers UFSCar Pro-Science Program to its pratice. It is a qualitative approaching, in which five Professors that shared this course were interviewed. Data were collected through the observation of revision aid (book of key facts) of the course, individual interview and documentation that were prepared by course participants. Analysis indicates that the teachers realize that the course has contributed to their practice, and in a general way , the courses are also places to share experiences, as well facilities to think about the conflicts, dilemma which are imposed by the routine of their professional activities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2003-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 130 f.application/pdfOLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91010000190612oliveira_amp_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:24:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:38.718984Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
title |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
spellingShingle |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP] Matemática - Estudo e ensino Educação matemática Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
title_full |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
title_fullStr |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
title_sort |
Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso |
author |
Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passos, Laurizete Ferragut [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Educação matemática Mathematics - Study and teaching |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Educação matemática Mathematics - Study and teaching |
description |
A presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-04-15 2014-06-11T19:24:51Z 2014-06-11T19:24:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/91010 000190612 oliveira_amp_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000190612 oliveira_amp_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
v, 130 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129386349592576 |