Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91010
Resumo: A presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais.
id UNSP_e2512ee63ffb4931479ec5c219c8d79e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91010
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um cursoMatemática - Estudo e ensinoEducação matemáticaMathematics - Study and teachingA presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais.This investigation had the purpose to search understanding about the perception of Math Professor concerning the contribution of a course, Physics and Math Integrated Project for Public School teachers UFSCar Pro-Science Program to its pratice. It is a qualitative approaching, in which five Professors that shared this course were interviewed. Data were collected through the observation of revision aid (book of key facts) of the course, individual interview and documentation that were prepared by course participants. Analysis indicates that the teachers realize that the course has contributed to their practice, and in a general way , the courses are also places to share experiences, as well facilities to think about the conflicts, dilemma which are imposed by the routine of their professional activities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2003-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisv, 130 f.application/pdfOLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91010000190612oliveira_amp_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:24:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91010Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:02:38.718984Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
title Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics - Study and teaching
title_short Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
title_full Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
title_sort Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso
author Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]
author_facet Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Laurizete Ferragut [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andréia Maria Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics - Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics - Study and teaching
description A presente investigação teve como objetivo buscar compreensões sobre as percepções dos professores de Matemática acerca da contribuição de um curso, Projeto Integrado de Física e Matemática para professores da Rede Pública UFSCar, Programa PRÓ-CIÊNCIAS, para a sua prática. Trata-se de uma abordagem qualitativa, na qual foram entrevistadas cinco professoras participantes do curso. Os dados foram coletados através da observação dos módulos do curso, entrevistas individuais e documentos do curso e daqueles produzidos pelas participantes. A análise indica que as professoras percebem que o curso contribuiu para as suas práticas e que, de uma forma geral, os cursos também são espaços para compartilhar experiências bem como lugares para refletir sobre os conflitos e dilemas postos pelas rotinas das suas atividades profissionais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-15
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/91010
000190612
oliveira_amp_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. Formação continuada de professores de matemática e suas percepções sobre as contribuições de um curso. 2003. v, 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.
000190612
oliveira_amp_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv v, 130 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129386349592576