O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143706 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA. |
id |
UNSP_e2d3e8344e368c8eb3f67bf3bff14454 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143706 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagemA Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-09-01T13:58:33Z2016-09-01T13:58:33Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject109application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109http://hdl.handle.net/11449/1437062005-109-mendes.pdf2431034310174335PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:48:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:50.277605Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
title |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
spellingShingle |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP] |
title_short |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
title_full |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
title_fullStr |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
title_sort |
O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem |
author |
Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP] |
author_facet |
Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP] Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP] Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] |
description |
A Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:33Z 2016-09-01T13:58:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109 http://hdl.handle.net/11449/143706 2005-109-mendes.pdf 2431034310174335 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143706 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109 2005-109-mendes.pdf 2431034310174335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129589791162368 |