O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143706
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA.
id UNSP_e2d3e8344e368c8eb3f67bf3bff14454
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143706
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagemA Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]2016-09-01T13:58:33Z2016-09-01T13:58:33Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject109application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109http://hdl.handle.net/11449/1437062005-109-mendes.pdf2431034310174335PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:48:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143706Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:50.277605Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
title O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
spellingShingle O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]
title_short O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
title_full O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
title_fullStr O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
title_sort O ensino de ciências naturais na educação de jovens e adultos: materiais didáticos como facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem
author Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]
author_facet Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Amanda Sanches Astolfi [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
description A Educação de Jovens e Adultos EJA - é de extrema importância, pois favorece a inclusão social, econômica e política de indivíduos que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade regular. Nesta perspectiva, e tendo em vista a atual valorização do conhecimento científico e o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, a transmissão/apropriação de conhecimentos de Ciências Naturais se tornam indispensáveis à formação de cidadãos críticos e conscientes e à EJA. Contudo, o ensino de tais conhecimentos deve priorizar a contextualização dos mesmos e adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes aos interesses e necessidades dos alunos. Entretanto, muitos materiais didáticos utilizados são aqueles adotados para o ensino fundamental e médio, o que os torna distantes da realidade dos alunos adultos e inadequados. A partir da compreensão de que os materiais didáticos podem favorecer a apropriação significativa do saber por esses alunos, desenvolvemos o presente trabalho, que teve por objetivo a elaboração de materiais didáticos voltados para a EJA de primeira a quarta séries, enfocando o conteúdo de Ciências Naturais. Inicialmente, desenvolvemos ações, com o objetivo de diagnosticar a realidade e identificar recursos de ensino considerados como facilitadores no processo de aprendizagem. Para isto, realizamos observações em salas de aula da EJA de uma escola municipal da cidade de Botucatu, analisamos planos de ensino e elaborados/aplicados questionários aos alunos e aos professores das referidas salas. A partir da análise dos dados obtidos, definimos 04 temas: seres vivos, ambiente, saúde e corpo humano, a partir dos quais elaboramos e confeccionamos os seguintes materiais: orientações para aulas práticas, vídeos, roteiros de discussão, maquetes, painéis e cds. Os materiais estão, no momento, sendo apresentados aos alunos e professores e avaliados por meio de questionários. Com base nessas avaliações, eles poderão sofrer alterações para a produção da versão final, que será divulgada e disponibilizada aos grupos da comunidade local que atuam em projetos de EJA.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:33Z
2016-09-01T13:58:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109
http://hdl.handle.net/11449/143706
2005-109-mendes.pdf
2431034310174335
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143706
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 109
2005-109-mendes.pdf
2431034310174335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129589791162368