Contribuições da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para o desenvolvimento do PCK de professores de Química em formação inicial
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252261 |
Resumo: | A profissão docente é complexa e exige o desenvolvimento de muitos conhecimentos. Dentre os conhecimentos requeridos pela profissão, destaca-se o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), estudado inicialmente por Shulman. Muitos outros pesquisadores se dedicaram ao estudo desse conhecimento e, nesta pesquisa, pretendeu-se investigar as contribuições do percurso formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica para o desenvolvimento do PCK em professores de Química em formação inicial. A perspectiva adotada nesta pesquisa é a de que a implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica pode contribuir para desenvolver o PCK nas três diferentes dimensões: PCK em ação, PCK coletivo e PCK pessoal. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso. Os dados coletados foram duas versões do planejamento desenvolvidos por três licenciandas em Química, um questionário e o diário de aula respondido e elaborado pelas licenciandas, os PaPeRs elaborados pela pesquisadora e o CoRe, um instrumento frequentemente utilizado ao redor do mundo por pesquisadores para a investigação de PCK. Utilizou-se para análise dos dados o modelo consensual refinado (RCM) para o PCK e o modelo proposto por Magnusson, Krajcik e Borko (1999), em virtude de ser o mais atual e o mais utilizado na área de Ensino de Ciências, respectivamente. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, a partir dos pressupostos de Bardin (2010). As categorias de análise foram pré-definidas com base nos modelos de PCK mencionados. Os resultados apontaram para o desenvolvimento do PCK para as três licenciandas, em maior nível para a licencianda Pamela e, em menor nível, para a licencianda Julie. Os dados indicam ainda que o processo de implementação da UDM incide sobre as três dimensões do PCK, possibilitando transformações do PCK coletivo e do PCK em ação no PCK pessoal das licenciandas. As tarefas de elaboração da UDM, ditas tarefas pré-metodológicas, principalmente, proporcionaram momentos oportunos para o desenvolvimento do conhecimento do conteúdo e observou-se para as três licenciandas o desenvolvimento amplo do Conhecimento sobre o currículo de Ciências e do Conhecimento sobre as estratégias didáticas. |
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Contribuições da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para o desenvolvimento do PCK de professores de Química em formação inicialContributions of the implementation of Multistrategic Didactic Units to the development of PCK for Chemistry teachers in initial trainingUnidades Didáticas MultiestratégicasConhecimento pedagógico do conteúdoFormação inicialPedagogical content knowledgeInitial teacher educationMultiestrategic didatic unitTeaching planningA profissão docente é complexa e exige o desenvolvimento de muitos conhecimentos. Dentre os conhecimentos requeridos pela profissão, destaca-se o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), estudado inicialmente por Shulman. Muitos outros pesquisadores se dedicaram ao estudo desse conhecimento e, nesta pesquisa, pretendeu-se investigar as contribuições do percurso formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica para o desenvolvimento do PCK em professores de Química em formação inicial. A perspectiva adotada nesta pesquisa é a de que a implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica pode contribuir para desenvolver o PCK nas três diferentes dimensões: PCK em ação, PCK coletivo e PCK pessoal. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso. Os dados coletados foram duas versões do planejamento desenvolvidos por três licenciandas em Química, um questionário e o diário de aula respondido e elaborado pelas licenciandas, os PaPeRs elaborados pela pesquisadora e o CoRe, um instrumento frequentemente utilizado ao redor do mundo por pesquisadores para a investigação de PCK. Utilizou-se para análise dos dados o modelo consensual refinado (RCM) para o PCK e o modelo proposto por Magnusson, Krajcik e Borko (1999), em virtude de ser o mais atual e o mais utilizado na área de Ensino de Ciências, respectivamente. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, a partir dos pressupostos de Bardin (2010). As categorias de análise foram pré-definidas com base nos modelos de PCK mencionados. Os resultados apontaram para o desenvolvimento do PCK para as três licenciandas, em maior nível para a licencianda Pamela e, em menor nível, para a licencianda Julie. Os dados indicam ainda que o processo de implementação da UDM incide sobre as três dimensões do PCK, possibilitando transformações do PCK coletivo e do PCK em ação no PCK pessoal das licenciandas. As tarefas de elaboração da UDM, ditas tarefas pré-metodológicas, principalmente, proporcionaram momentos oportunos para o desenvolvimento do conhecimento do conteúdo e observou-se para as três licenciandas o desenvolvimento amplo do Conhecimento sobre o currículo de Ciências e do Conhecimento sobre as estratégias didáticas.The teaching profession is complex and requires the development of diverse kind of knowledge. Among the knowledge needed by the profession, Pedagogical Content Knowledge (PCK) stands out, initially studied by Shulman. Many other researchers dedicated themselves to the study of this knowledge and, in this research, we intended to investigate the contributions of the implementation of a Multistrategic Didactic Unit (MDU) for the development of chemistry teacher students’ PCK. The perspective adopted in this research is that the implementation of a Multistrategic Didactic Unit can contribute to develop the PCK in three different dimensions: PCK in action, collective PCK and personal PCK. The research was developed following the theoretical-methodological principles of qualitative research, making use of the case study method. The data collected were two versions of the MDU by three Chemistry undergraduates, a judgment and the class diary answered and prepared by the undergraduates, the PaPeRs prepared by the researcher and the CoRe, an instrument widely used by researches investigate PCK. The RCM model for PCK and the model proposed by Magnusson, Krajcik and Borko (1999) were used for data analysis, as they are the most current and worldwide spread in the area of Science Education, respectively. Data analysis was carried out through content analysis, based on Bardin's principles (2010). The analysis categories were pre-defined based on the mentioned PCK models. The results pointed to the development of the PCK for the three chemistry teacher studantes, to a greater extent for the licensee Pamela and, to a lesser extent, for the student Julie. The data also indicate that the UDM implementation process focuses on the three dimensions of the PCK, transforming the collective PCK and the PCK in action into the personal PCK of the licensees. The UCM elaboration tasks, called premethodological tasks, mainly provide opportune moments for the development of knowledge of the content and it was observed for the three graduates the broad development of Knowledge about the Science curriculum and Knowledge about didactic strategies.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Sílvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Faculdade de CiênciasBego, Amadeu Moura [UNESP]Alves, Milena2023-12-21T17:40:19Z2023-12-21T17:40:19Z2023-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Milena. Contribuições da implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para o desenvolvimento do PCK de professores de Química em formação inicial. Orientador: Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani. 2023. 360 f. Tese (Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-06T14:34:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252261Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T14:34:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A profissão docente é complexa e exige o desenvolvimento de muitos conhecimentos. Dentre os conhecimentos requeridos pela profissão, destaca-se o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), estudado inicialmente por Shulman. Muitos outros pesquisadores se dedicaram ao estudo desse conhecimento e, nesta pesquisa, pretendeu-se investigar as contribuições do percurso formativo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica para o desenvolvimento do PCK em professores de Química em formação inicial. A perspectiva adotada nesta pesquisa é a de que a implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica pode contribuir para desenvolver o PCK nas três diferentes dimensões: PCK em ação, PCK coletivo e PCK pessoal. A pesquisa foi desenvolvida seguindo os aportes teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, fazendo-se uso do estudo de caso. Os dados coletados foram duas versões do planejamento desenvolvidos por três licenciandas em Química, um questionário e o diário de aula respondido e elaborado pelas licenciandas, os PaPeRs elaborados pela pesquisadora e o CoRe, um instrumento frequentemente utilizado ao redor do mundo por pesquisadores para a investigação de PCK. Utilizou-se para análise dos dados o modelo consensual refinado (RCM) para o PCK e o modelo proposto por Magnusson, Krajcik e Borko (1999), em virtude de ser o mais atual e o mais utilizado na área de Ensino de Ciências, respectivamente. A análise dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, a partir dos pressupostos de Bardin (2010). As categorias de análise foram pré-definidas com base nos modelos de PCK mencionados. Os resultados apontaram para o desenvolvimento do PCK para as três licenciandas, em maior nível para a licencianda Pamela e, em menor nível, para a licencianda Julie. Os dados indicam ainda que o processo de implementação da UDM incide sobre as três dimensões do PCK, possibilitando transformações do PCK coletivo e do PCK em ação no PCK pessoal das licenciandas. As tarefas de elaboração da UDM, ditas tarefas pré-metodológicas, principalmente, proporcionaram momentos oportunos para o desenvolvimento do conhecimento do conteúdo e observou-se para as três licenciandas o desenvolvimento amplo do Conhecimento sobre o currículo de Ciências e do Conhecimento sobre as estratégias didáticas. |
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