Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: um mapeamento sistemático da literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252090 |
Resumo: | A competência em informação engloba as habilidades, atitudes e valores referentes ao reconhecimento das necessidades informacionais, à busca, à recuperação, à organização, à avaliação, à produção, à disseminação e ao uso da informação. Um usuário competente em informação estará mais crítico em relação ao universo informacional, o que o faz compreender a relevância dessa competência para a construção de conhecimento, empoderamento, compreensão da realidade, engajamento cívico e entre outros. Porém, nem todas as pessoas possuem pleno acesso à informação, que é o caso das pessoas em vulnerabilidade, que são pessoas que estão expostas a riscos, danos ou perigos. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um Mapeamento Sistemático sobre as temáticas competência em Informação e população vulnerável. Para realização da pesquisa, utilizou-se o Mapeamento Sistemático que é desenvolvido através dos seguintes passos: definição de questões de pesquisa; condução da busca por artigos relevantes; triagem dos artigos; redação de resumos e dados; extração e mapeamento. Foram estabelecidos os seguintes critérios para selecionar os materiais para análise: literatura nacional, artigos e trabalhos de evento publicados nos últimos 6 anos (2017 a 2023). Os 28 trabalhos selecionados foram analisados separadamente, permitindo identificar os pesquisadores que mais têm trabalhado sobre a competência em informação e vulnerabilidade, os grupos vulneráveis enfocados nos estudos, às consequências que os vulneráveis sofrem sem o acesso à informação e trabalhos teóricos que discutem acerca da contribuição da competência em informação, diminuir as consequências enfrentadas pelas pessoas vulneráveis e propostas de programas de competência em informação para os vulneráveis. Como conclusão, espera-se que, pesquisas relacionadas a essa, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 possam levar conhecimentos às comunidades vulneráveis, contribuindo para o acesso equitativo à informação e o desenvolvimento de habilidades críticas para a participação ativa destes grupos na sociedade contemporânea. Instituições educacionais, bibliotecas, ONGs e outros agentes sociais devem trabalhar juntos para conseguirem oferecer uma vida melhor às comunidades vulneráveis. |
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Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: um mapeamento sistemático da literaturaInformation competence in the context of social vulnerability: a systematic mapping of the literatureCompetência em informaçãoExclusão socialBibliotecas e comunidadesVulnerabilidadeInformation literacySocial exclusionLibraries and communitiesVulnerabilityA competência em informação engloba as habilidades, atitudes e valores referentes ao reconhecimento das necessidades informacionais, à busca, à recuperação, à organização, à avaliação, à produção, à disseminação e ao uso da informação. Um usuário competente em informação estará mais crítico em relação ao universo informacional, o que o faz compreender a relevância dessa competência para a construção de conhecimento, empoderamento, compreensão da realidade, engajamento cívico e entre outros. Porém, nem todas as pessoas possuem pleno acesso à informação, que é o caso das pessoas em vulnerabilidade, que são pessoas que estão expostas a riscos, danos ou perigos. Esta pesquisa tem como objetivo realizar um Mapeamento Sistemático sobre as temáticas competência em Informação e população vulnerável. Para realização da pesquisa, utilizou-se o Mapeamento Sistemático que é desenvolvido através dos seguintes passos: definição de questões de pesquisa; condução da busca por artigos relevantes; triagem dos artigos; redação de resumos e dados; extração e mapeamento. Foram estabelecidos os seguintes critérios para selecionar os materiais para análise: literatura nacional, artigos e trabalhos de evento publicados nos últimos 6 anos (2017 a 2023). Os 28 trabalhos selecionados foram analisados separadamente, permitindo identificar os pesquisadores que mais têm trabalhado sobre a competência em informação e vulnerabilidade, os grupos vulneráveis enfocados nos estudos, às consequências que os vulneráveis sofrem sem o acesso à informação e trabalhos teóricos que discutem acerca da contribuição da competência em informação, diminuir as consequências enfrentadas pelas pessoas vulneráveis e propostas de programas de competência em informação para os vulneráveis. Como conclusão, espera-se que, pesquisas relacionadas a essa, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 possam levar conhecimentos às comunidades vulneráveis, contribuindo para o acesso equitativo à informação e o desenvolvimento de habilidades críticas para a participação ativa destes grupos na sociedade contemporânea. Instituições educacionais, bibliotecas, ONGs e outros agentes sociais devem trabalhar juntos para conseguirem oferecer uma vida melhor às comunidades vulneráveis.Information literacy encompasses the skills, attitudes and values relating to the recognition of information needs, the search, retrieval, organization, evaluation, production, dissemination and use of information. An information-literacy user will be more critical in relation to the informational universe, which makes them understand the relevance of this competence for the construction of knowledge, empowerment, understanding of reality, civic engagement, among others. However, not all people have full access to information, which is the case of vulnerable people, who are exposed to risks, damages or dangers. This research aims to carry out a Systematic Mapping on the topics of information literacy and vulnerable population. To carry out the research, Systematic Mapping was used, which is developed through the following steps: definition of research questions; conducting the search for relevant articles; article screening; writing abstracts and data; extraction and mapping. The following criteria were established to select materials for analysis: national literature, articles and event papers published in the last 6 years (2017 to 2023). The 28 selected works were analyzed separately, allowing us to identify the researchers who have worked most on information literacy and vulnerability, the vulnerable groups focused on in the studies, the consequences that the vulnerable suffer without access to information and theoretical works that discuss the contribution of information literacy, reduce the consequences faced by vulnerable people and proposals for information literacy programs for the vulnerable. In conclusion, it is expected that research related to this, aligned with the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda, can bring knowledge to vulnerable communities, contributing to equitable access to information and the development of critical skills for the active participation of these groups in contemporary society. Educational institutions, libraries, NGOs and other social agents must work together to offer a better life to vulnerable communities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Santos, Ana Laura Lanza dos2023-12-18T17:13:27Z2023-12-18T17:13:27Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ana Laura Lanza dos. Competência em informação no contexto da vulnerabilidade social: um mapeamento sistemático da literatura. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T14:49:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252090Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T14:49:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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