Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104313 |
Resumo: | Esta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativo |
id |
UNSP_b2b1c730a6d85a0e9bed288c349a8807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104313 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da CartografiaGeografia - Estudo e ensinoCartografiaPesquisa-açãoEsporte de orientaçãoPrática escolarTeaching of GeographySports guidanceCartography schoolEsta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativoThis thesis is based on the need to overcome the difficulties that students from lower grades of elementary school have, analyze and interpret maps. Based on this assumption, the goal of research is to propose a methodology for teaching and learning of cartographic language, based on studies of Geography, Cartography and the sport of orienteering. The research proposes to use the practices of sport Guidance in Geography lessons for students 9-13 years in order to improve the reading, analysis and interpretation of the map. The study was focused on action research and the results were reported following a qualitative approach. This methodology enhanced the participation of students and provided a very dynamic and enriching education. A range of teaching situations was applied on April 2 nd. grades of elementary school, the EMEF Prof. Taufic Nassif Mansur Ali Naif, located in Leme (SP). The teaching and learning value mediated action between teacher-student and student-student, and as the theoretical foundation of Vygotsky (1987). Data were collected by the researcher through observation, portfolio and audio recordings, in school and in the Ecological Park Mourão”. This research confirms the hypothesis that the practice of sport Guidance brought valuable contributions to the development of basic skills to understand and interpret maps and a better understanding of geographical space, thus resulting in a teaching of geography more engaging and meaningfulUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Enéas Rente [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scherma, Elka Paccelli [UNESP]2014-06-11T19:33:18Z2014-06-11T19:33:18Z2010-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 f. : il., mapas, tabs.application/pdfSCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104313000630568scherma_ep_dr_rcla.pdf33004137004P03292524832235350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:21:03.906291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
title |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
spellingShingle |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia Scherma, Elka Paccelli [UNESP] Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pesquisa-ação Esporte de orientação Prática escolar Teaching of Geography Sports guidance Cartography school |
title_short |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
title_full |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
title_fullStr |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
title_full_unstemmed |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
title_sort |
Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia |
author |
Scherma, Elka Paccelli [UNESP] |
author_facet |
Scherma, Elka Paccelli [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Enéas Rente [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherma, Elka Paccelli [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pesquisa-ação Esporte de orientação Prática escolar Teaching of Geography Sports guidance Cartography school |
topic |
Geografia - Estudo e ensino Cartografia Pesquisa-ação Esporte de orientação Prática escolar Teaching of Geography Sports guidance Cartography school |
description |
Esta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativo |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-15 2014-06-11T19:33:18Z 2014-06-11T19:33:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. http://hdl.handle.net/11449/104313 000630568 scherma_ep_dr_rcla.pdf 33004137004P0 3292524832235350 |
identifier_str_mv |
SCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010. 000630568 scherma_ep_dr_rcla.pdf 33004137004P0 3292524832235350 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
201 f. : il., mapas, tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128501669167104 |