Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherma, Elka Paccelli [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104313
Resumo: Esta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativo
id UNSP_b2b1c730a6d85a0e9bed288c349a8807
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104313
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da CartografiaGeografia - Estudo e ensinoCartografiaPesquisa-açãoEsporte de orientaçãoPrática escolarTeaching of GeographySports guidanceCartography schoolEsta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativoThis thesis is based on the need to overcome the difficulties that students from lower grades of elementary school have, analyze and interpret maps. Based on this assumption, the goal of research is to propose a methodology for teaching and learning of cartographic language, based on studies of Geography, Cartography and the sport of orienteering. The research proposes to use the practices of sport Guidance in Geography lessons for students 9-13 years in order to improve the reading, analysis and interpretation of the map. The study was focused on action research and the results were reported following a qualitative approach. This methodology enhanced the participation of students and provided a very dynamic and enriching education. A range of teaching situations was applied on April 2 nd. grades of elementary school, the EMEF Prof. Taufic Nassif Mansur Ali Naif, located in Leme (SP). The teaching and learning value mediated action between teacher-student and student-student, and as the theoretical foundation of Vygotsky (1987). Data were collected by the researcher through observation, portfolio and audio recordings, in school and in the Ecological Park Mourão”. This research confirms the hypothesis that the practice of sport Guidance brought valuable contributions to the development of basic skills to understand and interpret maps and a better understanding of geographical space, thus resulting in a teaching of geography more engaging and meaningfulUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Enéas Rente [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Scherma, Elka Paccelli [UNESP]2014-06-11T19:33:18Z2014-06-11T19:33:18Z2010-10-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis201 f. : il., mapas, tabs.application/pdfSCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104313000630568scherma_ep_dr_rcla.pdf33004137004P03292524832235350Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:07:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-19T06:07:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
title Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
spellingShingle Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
Scherma, Elka Paccelli [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Pesquisa-ação
Esporte de orientação
Prática escolar
Teaching of Geography
Sports guidance
Cartography school
title_short Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
title_full Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
title_fullStr Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
title_full_unstemmed Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
title_sort Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia
author Scherma, Elka Paccelli [UNESP]
author_facet Scherma, Elka Paccelli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Enéas Rente [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherma, Elka Paccelli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Pesquisa-ação
Esporte de orientação
Prática escolar
Teaching of Geography
Sports guidance
Cartography school
topic Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Pesquisa-ação
Esporte de orientação
Prática escolar
Teaching of Geography
Sports guidance
Cartography school
description Esta tese fundamenta-se na necessidade de superar as dificuldades que os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental apresentam em ler, analisar e interpretar os mapas. Com base nesse pressuposto, o objetivo da pesquisa é propor uma metodologia para o ensino e aprendizagem da linguagem cartográfica, apoiando-se nos estudos da Geografia, da Cartografia e do esporte de Orientação. A investigação propõe utilizar as práticas do esporte de Orientação nas aulas de Geografia, para alunos de 9 a 13 anos, a fim de melhorar a leitura, análise e interpretação do mapa. O estudo esteve centrado na pesquisa-ação e os resultados foram descritos seguindo a abordagem qualitativa. Tal metodologia valorizou a participação dos alunos e proporcionou um ensino bastante dinâmico e enriquecedor. Um conjunto de situações de ensino foi aplicado em duas 4ª. séries do Ensino Fundamental, da EMEF Profa. Aparecida Taufic Nassif Mansur Naif, localizada no município de Leme (SP). As atividades de ensino e aprendizagem valorizam a ação mediada entre professor-aluno e aluno-aluno, tendo como embasamento os referenciais teóricos de Vygotsky (1987). Os dados foram obtidos pela pesquisadora através de observação, portifolio e gravações em áudio, no espaço escolar e no Parque Ecológico “Mourão”. Esta investigação comprova a hipótese de que as práticas do esporte de Orientação trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento de habilidades básicas para compreender e interpretar mapas e um melhor entendimento do espaço geográfico, resultando, assim, num ensino da Geografia mais envolvente e significativo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-15
2014-06-11T19:33:18Z
2014-06-11T19:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/104313
000630568
scherma_ep_dr_rcla.pdf
33004137004P0
3292524832235350
identifier_str_mv SCHERMA, Elka Paccelli. Corrida de orientação: uma proposta metodológica para o ensino da Geografia e da Cartografia. 2010. 201 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
000630568
scherma_ep_dr_rcla.pdf
33004137004P0
3292524832235350
url http://hdl.handle.net/11449/104313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201 f. : il., mapas, tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649460905967616