Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278
http://hdl.handle.net/11449/126764
Resumo: Didactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects.
id UNSP_e53f7bb7588f9fcd07b948c7274c6c8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126764
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticosPortuguese language textbooks and representations of reading from media supportsTextbooksMediasReadingSchoolLivros didáticosMídiasLeituraEscolaDidactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects.Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]2015-08-21T17:53:06Z2015-08-21T17:53:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article44-51application/pdfhttp://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011.0103-5443http://hdl.handle.net/11449/126764ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf07346506281546870000-0002-7688-8486Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporResgateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T18:44:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
Portuguese language textbooks and representations of reading from media supports
title Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
spellingShingle Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Textbooks
Medias
Reading
School
Livros didáticos
Mídias
Leitura
Escola
title_short Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_full Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_fullStr Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_full_unstemmed Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
title_sort Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
author Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
author_facet Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]
author_role author
author2 Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Textbooks
Medias
Reading
School
Livros didáticos
Mídias
Leitura
Escola
topic Textbooks
Medias
Reading
School
Livros didáticos
Mídias
Leitura
Escola
description Didactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-08-21T17:53:06Z
2015-08-21T17:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278
Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011.
0103-5443
http://hdl.handle.net/11449/126764
ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278
http://hdl.handle.net/11449/126764
identifier_str_mv Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011.
0103-5443
ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Resgate
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44-51
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649717414920192