Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278 http://hdl.handle.net/11449/126764 |
Resumo: | Didactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects. |
id |
UNSP_e53f7bb7588f9fcd07b948c7274c6c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126764 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticosPortuguese language textbooks and representations of reading from media supportsTextbooksMediasReadingSchoolLivros didáticosMídiasLeituraEscolaDidactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects.Textos didáticos integram sistemas de comunicação e de representação. Por meio deles as sociedades se comunicam com suas crianças e seus jovens, passam-lhes representações de vida, símbolos, formas de entendimento de discursos, delimitam campos de estudo. Este artigo apresenta discussão sobre as mídias que livros didáticos de Língua Portuguesa selecionados pelo Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) se utilizam, para observar os pilares da ação, do movimento e da inserção das mídias no cenário escolar. A análise permite observar, entre outros aspectos, a consolidação de um perfil cada vez mais individualista entre as estratégias de uso das mídias na escola.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP]2015-08-21T17:53:06Z2015-08-21T17:53:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article44-51application/pdfhttp://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011.0103-5443http://hdl.handle.net/11449/126764ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf07346506281546870000-0002-7688-8486Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporResgateinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T18:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:44:54.644825Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos Portuguese language textbooks and representations of reading from media supports |
title |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
spellingShingle |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Textbooks Medias Reading School Livros didáticos Mídias Leitura Escola |
title_short |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_full |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_fullStr |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_full_unstemmed |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
title_sort |
Livros didáticos de língua portuguesa e representações de leitura a partir de suportes midiáticos |
author |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] |
author_facet |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Boldarini, Rosária de Fátima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textbooks Medias Reading School Livros didáticos Mídias Leitura Escola |
topic |
Textbooks Medias Reading School Livros didáticos Mídias Leitura Escola |
description |
Didactic texts compose communication and representation systems. By them societies communicate with their children, their youth, transmit them live representations, symbols, ways of understanding speeches and delimit their study fields. This article presents a discussion about the medias used by Portuguese language text books selected by the Ministry of Education Textbook National Program (PNDL – in Portuguese), in order to observe the foundation of actions, movements and media insertion at school. The analysis allows us to see the consolidation of an individualist profile among the strategies of using medias at school, among others aspects. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-08-21T17:53:06Z 2015-08-21T17:53:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278 Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011. 0103-5443 http://hdl.handle.net/11449/126764 ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
url |
http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/278 http://hdl.handle.net/11449/126764 |
identifier_str_mv |
Resgate, v. 19, n. 22, p. 44-51, 2011. 0103-5443 ISSN0103-5443-2011-19-22-44-51.pdf 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Resgate |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44-51 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128852943175680 |