Kits de identidade: dis-posições dos livros didáticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10610 |
Resumo: | Este estudo assume que a versão do mundo veiculada pelos livros didáticos procura garantir ou reforçar a adesão dos seus leitores a um determinado sistema de crenças e valores que necessariamente se gera num quadro de relações intersubjectivas, instituindo o outro como termo dessa relação. Neste sentido, o seu objecto é a representação do outro que é diverso do leitor ideal do livro didáctico, o outro que habitou ou habita um espaço diverso daquele em que esse leitor se inscreve. Para o efeito foi seleccionado um corpus de livros didácticos correspondente a três momentos significativos de reconfiguração do currículo dos estudos pós-primários em Portugal: os finais dos anos trinta do século vinte, com a consolidação do Estado Novo no campo da educação; a transformação operada no final dos anos sessenta com a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, que sinaliza transformações relevantes no sistema educativo; finalmente, o primeiro momento de significativa estabilização democrática, no início dos anos noventa do século passado. Operando-se sobre diferentes modos textuais – verbal e icónico, a análise é desenvolvida em dois momentos principais envolvendo (i) a tipificação do outro – quem é o outro que é representado; (ii) a qualificação que do outro é produzido – que disposições discursivas, designadamente ao nível da modalidade, são utilizadas para a produção da representação. |
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Kits de identidade: dis-posições dos livros didáticosLivros didácticosLeituraIdeologiaSchool textbooksReadingIdeologyEste estudo assume que a versão do mundo veiculada pelos livros didáticos procura garantir ou reforçar a adesão dos seus leitores a um determinado sistema de crenças e valores que necessariamente se gera num quadro de relações intersubjectivas, instituindo o outro como termo dessa relação. Neste sentido, o seu objecto é a representação do outro que é diverso do leitor ideal do livro didáctico, o outro que habitou ou habita um espaço diverso daquele em que esse leitor se inscreve. Para o efeito foi seleccionado um corpus de livros didácticos correspondente a três momentos significativos de reconfiguração do currículo dos estudos pós-primários em Portugal: os finais dos anos trinta do século vinte, com a consolidação do Estado Novo no campo da educação; a transformação operada no final dos anos sessenta com a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, que sinaliza transformações relevantes no sistema educativo; finalmente, o primeiro momento de significativa estabilização democrática, no início dos anos noventa do século passado. Operando-se sobre diferentes modos textuais – verbal e icónico, a análise é desenvolvida em dois momentos principais envolvendo (i) a tipificação do outro – quem é o outro que é representado; (ii) a qualificação que do outro é produzido – que disposições discursivas, designadamente ao nível da modalidade, são utilizadas para a produção da representação.This text presumes that the version of the world that the school textbooks convey seeks for guarantying or reinforcing the adherence of their readers to a certain system of beliefs and values that, necessarily, is generated within a frame of intersubjective relationships, constituting the other as the end of that relation. In this sense, its object is the representation of the other that is different from the ideal reader of the school book; the other that inhabited or inhabits a space different from the one of that ideal reader. With this aim, we selected a corpus of school textbooks that correspond to three meaningful moments of the curricular reconfiguration of the post-primary studies in Portugal: the late thirties of the twentieth century, with the cement of the New State (Estado Novo) in the field of Education; the creation of the Preparatory Cycle in the sixties, that signal relevant changes in the educational system; finally, the first moment of significative democratic stabilization in the beginning of the nineties of the last century. The analysis is conducted upon different textual modes – verbal and iconic, and it is developed in two main moments: (i) the typification of the other – who the represented other is; (ii) the produced characterization of the other – what discoursive dispositions, namely modality, produce the particular representation.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) Programa Plurianual CIED - FCTUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED) - Programa PlurianualUniversidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE)Universidade do MinhoDionísio, Maria de LourdesCastro, Rui Vieira de20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10610porDIONÍSIO, Maria de Lourdes ; CASTRO, Rui Vieira de - Kits de identidade: dis-posições dos livros didáticos. “Revista Língua Escrita” [Em linha]. 6 (Jan./Jun. 2009) 8-23. [Consult. 25 Maio 2010]. Disponível em WWW:<URL: http://www.ceale.fae.ufmg.br/nomade/midia/docs/242/php2QnFFD.pdf>. ISSN 1981-6847.1981-6847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:56:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:56:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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