Kits de identidade: dis-posições dos livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Castro, Rui Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10610
Resumo: Este estudo assume que a versão do mundo veiculada pelos livros didáticos procura garantir ou reforçar a adesão dos seus leitores a um determinado sistema de crenças e valores que necessariamente se gera num quadro de relações intersubjectivas, instituindo o outro como termo dessa relação. Neste sentido, o seu objecto é a representação do outro que é diverso do leitor ideal do livro didáctico, o outro que habitou ou habita um espaço diverso daquele em que esse leitor se inscreve. Para o efeito foi seleccionado um corpus de livros didácticos correspondente a três momentos significativos de reconfiguração do currículo dos estudos pós-primários em Portugal: os finais dos anos trinta do século vinte, com a consolidação do Estado Novo no campo da educação; a transformação operada no final dos anos sessenta com a criação do ciclo preparatório do ensino secundário, que sinaliza transformações relevantes no sistema educativo; finalmente, o primeiro momento de significativa estabilização democrática, no início dos anos noventa do século passado. Operando-se sobre diferentes modos textuais – verbal e icónico, a análise é desenvolvida em dois momentos principais envolvendo (i) a tipificação do outro – quem é o outro que é representado; (ii) a qualificação que do outro é produzido – que disposições discursivas, designadamente ao nível da modalidade, são utilizadas para a produção da representação.
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