A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pinho, Sheila Zambello de [UNESP], Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP], Oba, Eunice [UNESP], Raphael, Hélia Sonia [UNESP], Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005
http://hdl.handle.net/11449/6378
Resumo: O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.
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