A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005 http://hdl.handle.net/11449/6378 |
Resumo: | O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão. |
id |
UNSP_e617aca86b410d510bfdee3c0fcade46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6378 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESPDeveloping a democratic institutional evaluation process at UNESPavaliação institucional formativaavaliação democráticaautonomiaauto-gestãogrupo de estudo em avaliaçãoformative institutional evaluationdemocratic evaluationautonomyself-regulative cultureevaluation studies groupO desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.The challenge of developing and implementing a democratic process of institutional evaluation at UNESP (São Paulo State University), a multi-campus university, was threefold: to guarantee the involvement of representative reference groups in the process of evaluation; to empower and assign responsibility in the evaluative process to each academic and administrative sector and; to create a culture of self-evaluation and reflection which would enable critical and informed debates and self-management of academic projects. Based on references and objectives established by the community, a self-regulative and quali-quantitative oriented democratic and investigative evaluation methodology was developed. Based on three theoretical evaluation approaches: decision making, democratic and critical, the process involved three roles: diagnostic, formative reflexive and critical revision. To this moment, the use of the evaluation results to enlighten policies and academic decisions, especially in undergraduate programs, shows improvement in the process of internalizing a democratic and self-regulative culture of evaluation.UNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUNESP CPAUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de AvaliaçãoUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia VeterináriaUNESP CPA Comissão de EspecialistasUNESP Faculdade de Medicina Depto. de PatologiaUniversidade de DundeeUNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUNESP CPAUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de AvaliaçãoUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia VeterináriaUNESP CPA Comissão de EspecialistasUNESP Faculdade de Medicina Depto. de PatologiaUniversidade de SorocabaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de DundeeGrego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP]Oba, Eunice [UNESP]Raphael, Hélia Sonia [UNESP]Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]2014-05-20T13:21:56Z2014-05-20T13:21:56Z2007-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article257-289application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007.1414-4077http://hdl.handle.net/11449/637810.1590/S1414-40772007000200005S1414-40772007000200005S1414-40772007000200005.pdf41143767218731565052530855906373SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T14:01:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T14:01:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP Developing a democratic institutional evaluation process at UNESP |
title |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
spellingShingle |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] avaliação institucional formativa avaliação democrática autonomia auto-gestão grupo de estudo em avaliação formative institutional evaluation democratic evaluation autonomy self-regulative culture evaluation studies group |
title_short |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
title_full |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
title_fullStr |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
title_full_unstemmed |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
title_sort |
A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP |
author |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] |
author_facet |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP] Oba, Eunice [UNESP] Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP] Oba, Eunice [UNESP] Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de Dundee |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] Pinho, Sheila Zambello de [UNESP] Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP] Oba, Eunice [UNESP] Raphael, Hélia Sonia [UNESP] Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação institucional formativa avaliação democrática autonomia auto-gestão grupo de estudo em avaliação formative institutional evaluation democratic evaluation autonomy self-regulative culture evaluation studies group |
topic |
avaliação institucional formativa avaliação democrática autonomia auto-gestão grupo de estudo em avaliação formative institutional evaluation democratic evaluation autonomy self-regulative culture evaluation studies group |
description |
O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-01 2014-05-20T13:21:56Z 2014-05-20T13:21:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007. 1414-4077 http://hdl.handle.net/11449/6378 10.1590/S1414-40772007000200005 S1414-40772007000200005 S1414-40772007000200005.pdf 4114376721873156 5052530855906373 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005 http://hdl.handle.net/11449/6378 |
identifier_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007. 1414-4077 10.1590/S1414-40772007000200005 S1414-40772007000200005 S1414-40772007000200005.pdf 4114376721873156 5052530855906373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
257-289 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Sorocaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546581826207744 |