A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pinho, Sheila Zambello de [UNESP], Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP], Oba, Eunice [UNESP], Raphael, Hélia Sonia [UNESP], Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005
http://hdl.handle.net/11449/6378
Resumo: O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.
id UNSP_e617aca86b410d510bfdee3c0fcade46
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/6378
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESPDeveloping a democratic institutional evaluation process at UNESPavaliação institucional formativaavaliação democráticaautonomiaauto-gestãogrupo de estudo em avaliaçãoformative institutional evaluationdemocratic evaluationautonomyself-regulative cultureevaluation studies groupO desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.The challenge of developing and implementing a democratic process of institutional evaluation at UNESP (São Paulo State University), a multi-campus university, was threefold: to guarantee the involvement of representative reference groups in the process of evaluation; to empower and assign responsibility in the evaluative process to each academic and administrative sector and; to create a culture of self-evaluation and reflection which would enable critical and informed debates and self-management of academic projects. Based on references and objectives established by the community, a self-regulative and quali-quantitative oriented democratic and investigative evaluation methodology was developed. Based on three theoretical evaluation approaches: decision making, democratic and critical, the process involved three roles: diagnostic, formative reflexive and critical revision. To this moment, the use of the evaluation results to enlighten policies and academic decisions, especially in undergraduate programs, shows improvement in the process of internalizing a democratic and self-regulative culture of evaluation.UNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUNESP CPAUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de AvaliaçãoUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia VeterináriaUNESP CPA Comissão de EspecialistasUNESP Faculdade de Medicina Depto. de PatologiaUniversidade de DundeeUNESP Depto. de Didática Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUNESP CPAUNESP Depto. de Anestesiologia Comissão Permanente de AvaliaçãoUNESP Depto. de Reprodução Animal e Radiologia VeterináriaUNESP CPA Comissão de EspecialistasUNESP Faculdade de Medicina Depto. de PatologiaUniversidade de SorocabaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de DundeeGrego, Sonia Maria Duarte [UNESP]Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP]Oba, Eunice [UNESP]Raphael, Hélia Sonia [UNESP]Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]2014-05-20T13:21:56Z2014-05-20T13:21:56Z2007-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article257-289application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007.1414-4077http://hdl.handle.net/11449/637810.1590/S1414-40772007000200005S1414-40772007000200005S1414-40772007000200005.pdf41143767218731565052530855906373SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-09T14:01:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T14:01:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
Developing a democratic institutional evaluation process at UNESP
title A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
spellingShingle A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
avaliação institucional formativa
avaliação democrática
autonomia
auto-gestão
grupo de estudo em avaliação
formative institutional evaluation
democratic evaluation
autonomy
self-regulative culture
evaluation studies group
title_short A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
title_full A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
title_fullStr A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
title_full_unstemmed A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
title_sort A Construção do processo democrático de auto-avaliação institutucional na UNESP
author Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
author_facet Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]
Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP]
Oba, Eunice [UNESP]
Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]
author_role author
author2 Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]
Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP]
Oba, Eunice [UNESP]
Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de Dundee
dc.contributor.author.fl_str_mv Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP]
Pinho, Sheila Zambello de [UNESP]
Bráz, José Reinaldo Cerqueira [UNESP]
Oba, Eunice [UNESP]
Raphael, Hélia Sonia [UNESP]
Matos, Maria Cristina Fumie Iwana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional formativa
avaliação democrática
autonomia
auto-gestão
grupo de estudo em avaliação
formative institutional evaluation
democratic evaluation
autonomy
self-regulative culture
evaluation studies group
topic avaliação institucional formativa
avaliação democrática
autonomia
auto-gestão
grupo de estudo em avaliação
formative institutional evaluation
democratic evaluation
autonomy
self-regulative culture
evaluation studies group
description O desenvolvimento de um processo democrático de avaliação institucional na UNESP, uma universidade multi-campus, envolveu três desafios: garantir o envolvimento de grupos representativos da comunidade no processo de avaliação; atribuir poder e responsabilidade a cada setor acadêmico e administrativo no processo de avaliação; criar uma cultura de auto-avaliação e reflexão que possibilitasse debate crítico e auto-gestão dos projetos acadêmicos. Com base nos termos de referência estabelecidos pela comunidade a CPA desenvolveu uma metodologia de avaliação democrática e investigativa, orientada para a auto-gestão e de natureza quali-quantitativa. Fundamentada em três enfoques teóricos de avaliação, o democrático, o de tomada de decisão e o crítico o processo envolveu três funções: a diagnóstica, a formativo-reflexiva e a de revisão crítica. Atualmente os usos dos resultados da avaliação para orientar políticas e decisões acadêmicas, especialmente nos cursos de graduação, evidenciam avanços no processo de internalização de cultura de avaliação orientada para auto-gestão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
2014-05-20T13:21:56Z
2014-05-20T13:21:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007.
1414-4077
http://hdl.handle.net/11449/6378
10.1590/S1414-40772007000200005
S1414-40772007000200005
S1414-40772007000200005.pdf
4114376721873156
5052530855906373
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772007000200005
http://hdl.handle.net/11449/6378
identifier_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). Universidade de Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 257-289, 2007.
1414-4077
10.1590/S1414-40772007000200005
S1414-40772007000200005
S1414-40772007000200005.pdf
4114376721873156
5052530855906373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 257-289
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546581826207744