Iniciação profissional em dança: reflexões sobre o curso FIC no município de Barueri, no estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/218008 |
Resumo: | A pesquisa apresenta a iniciação profissional em Dança, no contexto da gestão cultural do Estado de São Paulo, no município de Barueri, através dos caminhos percorridos e da implantação dos cursos Formação Inicial e Continuada - FIC ou Qualificação Profissional em Dança, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, em parceria com a Fundação Instituto Educação Barueri - FIEB, no ano de 2016. O curso foi criado com o intuito de atender a demanda latente do setor cultural que era, e ainda é, a realização de cursos de qualificação profissional para a área. Esta demanda social decorre da atuação de jovens artistas em situação de vulnerabilidade social, como monitores, oficineiros e mediadores sociais, principalmente, de projetos sociais de arte, neste caso, atuando profissionalmente no campo da dança sem terem formação ou iniciação profissional. A pesquisa busca identificar se o curso FIC de Dança promoveu transformações na vida desses participantes e, em caso afirmativo, quais foram, além de apresentar uma reflexão sobre a potência artística e educacional do curso, tratando-se de estudo de abordagem qualitativa de cunho exploratório, que busca informações sobre um determinado objeto, neste caso, o Curso FIC de Dança. Para tanto, foi realizado levantamento de documentos que não possuíam tratamento analítico e coleta de depoimentos por meio da netnografia dos participantes e dos professores do curso. Esses materiais permitiram interpretar estabelecendo conexões entre os acontecimentos, a minha participação ativa e a reflexão durante e depois do processo, para apontamentos futuros em vista de adaptações para implantação em outros municípios. As principais referências que sustentam as reflexões aqui apresentadas são Alfons Martinell Sempere (2011, 2016), Antônio Albino Canelas Rubim (2017), Corinta Maria Grizola Geraldi (1994), Isabel Marques (2010), José Márcio Barros (2013), Kathya Godoy (2011, 2013, 2016, 2020), Sérgio de Azevedo (2011) e Teixeira Coelho Netto (1997, 2008, 2011, 2016). |
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Iniciação profissional em dança: reflexões sobre o curso FIC no município de Barueri, no estado de São PauloProfessional initiation in dance: reflections on the FIC course in the municipality of Barueri, in the state of São PauloDançaGestão culturalCurrículoSaberes em dançaA pesquisa apresenta a iniciação profissional em Dança, no contexto da gestão cultural do Estado de São Paulo, no município de Barueri, através dos caminhos percorridos e da implantação dos cursos Formação Inicial e Continuada - FIC ou Qualificação Profissional em Dança, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, em parceria com a Fundação Instituto Educação Barueri - FIEB, no ano de 2016. O curso foi criado com o intuito de atender a demanda latente do setor cultural que era, e ainda é, a realização de cursos de qualificação profissional para a área. Esta demanda social decorre da atuação de jovens artistas em situação de vulnerabilidade social, como monitores, oficineiros e mediadores sociais, principalmente, de projetos sociais de arte, neste caso, atuando profissionalmente no campo da dança sem terem formação ou iniciação profissional. A pesquisa busca identificar se o curso FIC de Dança promoveu transformações na vida desses participantes e, em caso afirmativo, quais foram, além de apresentar uma reflexão sobre a potência artística e educacional do curso, tratando-se de estudo de abordagem qualitativa de cunho exploratório, que busca informações sobre um determinado objeto, neste caso, o Curso FIC de Dança. Para tanto, foi realizado levantamento de documentos que não possuíam tratamento analítico e coleta de depoimentos por meio da netnografia dos participantes e dos professores do curso. Esses materiais permitiram interpretar estabelecendo conexões entre os acontecimentos, a minha participação ativa e a reflexão durante e depois do processo, para apontamentos futuros em vista de adaptações para implantação em outros municípios. As principais referências que sustentam as reflexões aqui apresentadas são Alfons Martinell Sempere (2011, 2016), Antônio Albino Canelas Rubim (2017), Corinta Maria Grizola Geraldi (1994), Isabel Marques (2010), José Márcio Barros (2013), Kathya Godoy (2011, 2013, 2016, 2020), Sérgio de Azevedo (2011) e Teixeira Coelho Netto (1997, 2008, 2011, 2016).The research presents the professional initiation in Dance, in the context of the cultural management of the State of São Paulo, in the city of Barueri, through the paths taken and the implementation of the Initial and Continuing Training courses - FIC or Professional Qualification in Dance, developed by the Secretary of Culture and Tourism – SECULT, in partnership with Fundação Instituto Educação Barueri - FIEB, in 2016. The course was created with the aim of meeting the latent demand of the cultural sector that was, and still is, the realization of qualification courses professional for the area. This social demand stems from the work of young artists in a situation of social vulnerability, as monitors, workshop workers and social mediators, mainly in social art projects, in this case, working professionally in the field of dance without having training or professional initiation. The research seeks to identify whether the FIC Dance course promoted changes in the lives of these participants and, if so, what they were, in addition to presenting a reflection on the artistic and educational power of the course, in the case of a qualitative study of an exploratory nature. , which seeks information about a particular object, in this case, the FIC Dance Course. For this purpose, a survey of documents that did not have analytical treatment was carried out and testimonies were collected through the netnography of the participants and the professors of the course. These materials made it possible to interpret, establishing connections between the events, my active participation and reflection during and after the process, for future notes in view of adaptations for implementation in other municipalities. The main references that support the reflections presented here are Alfons Martinell Sempere (2011, 2016), Antônio Albino Canelas Rubim (2017), Corinta Maria Grizola Geraldi (1994), Isabel Marques (2010), José Márcio Barros (2013), Kathya Godoy (2011, 2013, 2016, 2020), Sérgio de Azevedo (2011) and Teixeira Coelho Netto (1997, 2008, 2011, 2016).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Kathya Maria Ayres de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Adriana Celi Castelo [UNESP]2022-04-26T13:11:33Z2022-04-26T13:11:33Z2022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21800833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:18:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218008Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:31.148058Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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