Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP], Corrêa, Bruna Janerini [UNESP], Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades
http://hdl.handle.net/11449/115444
Resumo: Este trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.
id UNSP_e6895893f895d57ca15803347fb1edae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115444
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidadesEste trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.Este artículo hace referencia a la aplicación de los beneficios de conceptos y procedimientos de la psicología de la educación en la organización de una propuesta de formación continua de los docentes en educación inclusiva. Muestra la descripción de las etapas de elaboración de un material didáctico-pedagógico (video educativo) para orientar la enseñanza de alumnos con discapacidad, con base en su progreso académico. Su elaboración consistió en la selección y diagramación de un conjunto de escenas que incluyen la descripción de la propuesta de formación continua ofertada a los participantes involucrados (representantes de la Escuela, Universidad e Institución no gubernamental) en un municipio del interior del estado de São Paulo, Brasil. El material desarrollado destacó la importancia del trabajo reflexivo sobre los principios de la educación inclusiva, del hacer pedagógico disposiciones curriculares que atiendan las necesidades educativas especiales de alumnos con deficiencia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lucia Pereira [UNESP]Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP]Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2015-02-24T13:58:05Z2015-02-24T13:58:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article90-102http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidadesAlternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013.1405-339Xhttp://hdl.handle.net/11449/11544484711168297337743855053449114282Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPspaAlternativas en Psicologíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115444Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
title Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
spellingShingle Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
title_short Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
title_full Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
title_fullStr Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
title_full_unstemmed Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
title_sort Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
author Leite, Lucia Pereira [UNESP]
author_facet Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP]
Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
description Este trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:58:05Z
2015-02-24T13:58:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades
Alternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013.
1405-339X
http://hdl.handle.net/11449/115444
8471116829733774
3855053449114282
url http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades
http://hdl.handle.net/11449/115444
identifier_str_mv Alternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013.
1405-339X
8471116829733774
3855053449114282
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv Alternativas en Psicología
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 90-102
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128211569082368