Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades http://hdl.handle.net/11449/115444 |
Resumo: | Este trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência. |
id |
UNSP_e6895893f895d57ca15803347fb1edae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115444 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidadesEste trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência.Este artículo hace referencia a la aplicación de los beneficios de conceptos y procedimientos de la psicología de la educación en la organización de una propuesta de formación continua de los docentes en educación inclusiva. Muestra la descripción de las etapas de elaboración de un material didáctico-pedagógico (video educativo) para orientar la enseñanza de alumnos con discapacidad, con base en su progreso académico. Su elaboración consistió en la selección y diagramación de un conjunto de escenas que incluyen la descripción de la propuesta de formación continua ofertada a los participantes involucrados (representantes de la Escuela, Universidad e Institución no gubernamental) en un municipio del interior del estado de São Paulo, Brasil. El material desarrollado destacó la importancia del trabajo reflexivo sobre los principios de la educación inclusiva, del hacer pedagógico disposiciones curriculares que atiendan las necesidades educativas especiales de alumnos con deficiencia.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua: Hygino Muzzi Filho, no. 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lucia Pereira [UNESP]Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP]Corrêa, Bruna Janerini [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2015-02-24T13:58:05Z2015-02-24T13:58:05Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article90-102http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidadesAlternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013.1405-339Xhttp://hdl.handle.net/11449/11544484711168297337743855053449114282Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPspaAlternativas en Psicologíainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115444Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
title |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
spellingShingle |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades Leite, Lucia Pereira [UNESP] |
title_short |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
title_full |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
title_fullStr |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
title_full_unstemmed |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
title_sort |
Aplicación de los beneficios de conceptos y procedimentales de la Psicología de la Educación en la elaboración de un recurso para la enseñanza de alumnos con necesidades especiales o discapacidades |
author |
Leite, Lucia Pereira [UNESP] |
author_facet |
Leite, Lucia Pereira [UNESP] Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Lucia Pereira [UNESP] Ribeiro, Ana Claudia de Araujo [UNESP] Corrêa, Bruna Janerini [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
description |
Este trabalho visa à aplicação de subsídios conceituais e procedimentais da Psicologia da Educação, na organização de uma proposta de formação continuada de professores em Educação Inclusiva. Retrata a descrição das etapas de elaboração de um material didático-pedagógico (vídeo educativo) para orientar o ensino de alunos com deficiência, com ênfase a sua progressão acadêmica. Sua elaboração consistiu na sele- ção e diagramação de um conjunto de cenas envolvendo a descrição da proposta de formação continuada ofertada aos participantes envolvidos (representantes da Escola, Universidade e Instituição não governamental) em um município do interior do estado de São Paulo, Brasil. O material desenvolvido destacou a importância do trabalho reflexivo sobre os princípios da educação inclusiva, do fazer pedagógico e providências curriculares que atendam às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-02-24T13:58:05Z 2015-02-24T13:58:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades Alternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013. 1405-339X http://hdl.handle.net/11449/115444 8471116829733774 3855053449114282 |
url |
http://alternativas.me/index.php/num29/47-7-aplicacion-de-los-beneficios-de-conceptos-y-procedimentales-de-la-psicologia-de-la-educacion-en-la-elaboracion-de-un-recurso-para-la-ensenanza-de-alumnos-con-necesidades-especiales-o-discapacidades http://hdl.handle.net/11449/115444 |
identifier_str_mv |
Alternativas en Psicología, v. v.XVII, n. 29, p. 90-102, 2013. 1405-339X 8471116829733774 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alternativas en Psicología |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
90-102 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128211569082368 |