O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavazzana, Aírton [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96470
Resumo: Esta pesquisa insere-se no contexto da linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” e procura compreender se o uso de ambiente virtual de aprendizagem contribui para alterar a forma como os professores avaliam seus alunos, considerando as potencialidades e os recursos disponibilizados no ambiente. Tem por objetivo identificar e analisar as concepções dos docentes sobre as práticas avaliativas presentes no uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e investigar como os alunos percebem a contribuição do AVA na sua (deles) formação, especificamente a avaliação realizada no ambiente, no processo de ensino e aprendizagem, em cursos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no oeste do estado de São Paulo que contempla, em seu projeto pedagógico institucional, a possibilidade de utilização de instrumentos característicos da educação a distância (EaD), especificamente o uso de AVA para apoiar, de forma suplementar, o ensino presencial. Utiliza-se de metodologia de natureza qualitativa com delineamento de estudo exploratório. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos da IES privada. Utilizou-se como procedimentos metodológicos de entrevista com os professores a fim de identificar e analisar as concepções do grupo de docentes dos cursos da instituição pesquisada sobre avaliação da aprendizagem em (AVA) e as concepções desse mesmo grupo sobre as práticas avaliativas; além disso, utilizou-se de questionários com os alunos para investigar como eles percebem a contribuição do AVA na sua formação...
id UNSP_e718dde0c98a7e612ac5e60e01c8f518
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96470
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São PauloEducaçãoAmbientes virtuais compartilhadosEnsino a distânciaLearning evaluationVirtual learning environmentDistance learningEsta pesquisa insere-se no contexto da linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” e procura compreender se o uso de ambiente virtual de aprendizagem contribui para alterar a forma como os professores avaliam seus alunos, considerando as potencialidades e os recursos disponibilizados no ambiente. Tem por objetivo identificar e analisar as concepções dos docentes sobre as práticas avaliativas presentes no uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e investigar como os alunos percebem a contribuição do AVA na sua (deles) formação, especificamente a avaliação realizada no ambiente, no processo de ensino e aprendizagem, em cursos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no oeste do estado de São Paulo que contempla, em seu projeto pedagógico institucional, a possibilidade de utilização de instrumentos característicos da educação a distância (EaD), especificamente o uso de AVA para apoiar, de forma suplementar, o ensino presencial. Utiliza-se de metodologia de natureza qualitativa com delineamento de estudo exploratório. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos da IES privada. Utilizou-se como procedimentos metodológicos de entrevista com os professores a fim de identificar e analisar as concepções do grupo de docentes dos cursos da instituição pesquisada sobre avaliação da aprendizagem em (AVA) e as concepções desse mesmo grupo sobre as práticas avaliativas; além disso, utilizou-se de questionários com os alunos para investigar como eles percebem a contribuição do AVA na sua formação...This work introduces in the context of the line of research “Practical and Formative Processes in Education” and it looks for to understand if the virtual learning environment contributes to modify the form as the teachers evaluate their students, considering the potentialities and the resources available in the environment. It has as objective to identify and to analyze the conceptions of the teachers on practical tests using the virtual learning environment and to investigate as the students can feel or understand the contribution of this program on their education, specifically the evaluation when happens in the environment, on the process of education and learning, in courses of a university center of the west of the state of Sao Paulo. The research was developed in a private institution of superior education in the west of the state of Sao Paulo that it contemplates in its institutional pedagogical project, the possibility of using typical instruments of distance learning, specifically the use of the virtual learning environment to support, of additional form, the actual education. The methodology is qualitative with delineation of investigative study. They consist as citizens of the research teachers and students of the institution. It was used as instrument of data collection, interview with the teachers to identify and to analyze the conceptions of the group of professors of the courses of the institution searched about the evaluation of the learning in virtual learning environment and the conceptions of this group on the practical tests; it was used questionnaires with the students to investigate as they perceive the contribution of the virtual learning environment on their academic life... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Cláudia Maria de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavazzana, Aírton [UNESP]2014-06-11T19:28:20Z2014-06-11T19:28:20Z2010-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f. : il.application/pdfCAVAZZANA, Aírton. O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/96470000634808cavazzana_a_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:43:09.386972Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
title O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
spellingShingle O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
Cavazzana, Aírton [UNESP]
Educação
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Learning evaluation
Virtual learning environment
Distance learning
title_short O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
title_full O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
title_fullStr O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
title_full_unstemmed O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
title_sort O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo
author Cavazzana, Aírton [UNESP]
author_facet Cavazzana, Aírton [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Cláudia Maria de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavazzana, Aírton [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Learning evaluation
Virtual learning environment
Distance learning
topic Educação
Ambientes virtuais compartilhados
Ensino a distância
Learning evaluation
Virtual learning environment
Distance learning
description Esta pesquisa insere-se no contexto da linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” e procura compreender se o uso de ambiente virtual de aprendizagem contribui para alterar a forma como os professores avaliam seus alunos, considerando as potencialidades e os recursos disponibilizados no ambiente. Tem por objetivo identificar e analisar as concepções dos docentes sobre as práticas avaliativas presentes no uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e investigar como os alunos percebem a contribuição do AVA na sua (deles) formação, especificamente a avaliação realizada no ambiente, no processo de ensino e aprendizagem, em cursos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. A pesquisa foi desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no oeste do estado de São Paulo que contempla, em seu projeto pedagógico institucional, a possibilidade de utilização de instrumentos característicos da educação a distância (EaD), especificamente o uso de AVA para apoiar, de forma suplementar, o ensino presencial. Utiliza-se de metodologia de natureza qualitativa com delineamento de estudo exploratório. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos da IES privada. Utilizou-se como procedimentos metodológicos de entrevista com os professores a fim de identificar e analisar as concepções do grupo de docentes dos cursos da instituição pesquisada sobre avaliação da aprendizagem em (AVA) e as concepções desse mesmo grupo sobre as práticas avaliativas; além disso, utilizou-se de questionários com os alunos para investigar como eles percebem a contribuição do AVA na sua formação...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
2014-06-11T19:28:20Z
2014-06-11T19:28:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVAZZANA, Aírton. O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/96470
000634808
cavazzana_a_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv CAVAZZANA, Aírton. O processo de avaliação formativa em ambiente virtual de aprendizagem: um estudo exploratório com professores e alunos de um Centro Universitário do oeste do estado de São Paulo. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000634808
cavazzana_a_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/96470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129350111854592