O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paloma Smanioto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238389
Resumo: Através desta produção, busquei o referencial de produção das teorias decoloniais elaboradas na América Latina como perspectiva para reflexão sobre o domínio histórico, político, social e epistêmico imposto pela Modernidade ocidental sob os corpos e mentes colonizados e suas reverberações na organização sociais e nas construções subjetivas na atualidade, evidenciando nesse processo as estruturas e feridas do processo colonial. Compreendendo a pedagogia decolonial como ferramenta essencial para desconstrução deste controle hegemônico e a criação de uma nova realidade pautada na empatia e na afetividade, relaciono o processo histórico de construção da Ciência Moderna com a perpetuação de ideias racistas e discriminatórios, amenizados em discursos homogeneizantes, biologizantes e que silenciam e apagam sujeitos e seus territórios. Dessa maneira, com esta produção, objetivo apresentar, analisar e refletir sobre a intersecção entre esses diálogos, evidenciando perspectivas e horizontes outros no aprender, ensinar e fazer Ciência na América Latina, orientados no sentido de libertação e decolonização destes saberes.
id UNSP_e73288eedd71dbb34c731b44850f415f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238389
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonialBiology teaching from a decolonial perspectiveBiologiaEducaçãoPedagogia críticaDecolonial pedagogyModernity/colonialityBiology educationAtravés desta produção, busquei o referencial de produção das teorias decoloniais elaboradas na América Latina como perspectiva para reflexão sobre o domínio histórico, político, social e epistêmico imposto pela Modernidade ocidental sob os corpos e mentes colonizados e suas reverberações na organização sociais e nas construções subjetivas na atualidade, evidenciando nesse processo as estruturas e feridas do processo colonial. Compreendendo a pedagogia decolonial como ferramenta essencial para desconstrução deste controle hegemônico e a criação de uma nova realidade pautada na empatia e na afetividade, relaciono o processo histórico de construção da Ciência Moderna com a perpetuação de ideias racistas e discriminatórios, amenizados em discursos homogeneizantes, biologizantes e que silenciam e apagam sujeitos e seus territórios. Dessa maneira, com esta produção, objetivo apresentar, analisar e refletir sobre a intersecção entre esses diálogos, evidenciando perspectivas e horizontes outros no aprender, ensinar e fazer Ciência na América Latina, orientados no sentido de libertação e decolonização destes saberes.Through this production, I sought the reference of production of decolonial theories elaborated in Latin America as a perspective for reflection on the historical, political, social and epistemic domain imposed by Western Modernity on colonized bodies and minds and their reverberations in social organization and subjective constructions nowadays, showing in this process the structures and wounds of the colonial process. Understanding decolonial pedagogy as an essential tool for the deconstruction of this hegemonic control and the creation of a new reality based on empathy and affectivity, I relate the historical process of construction of Modern Science with the perpetuation of racist and discriminatory ideas, softened in homogenizing, biologizing discourses and that silence and erase subjects and their territories. In this way, with this production, I aim to present, analyze and reflect on the intersection between these dialogues, highlighting other perspectives and horizons in learning, teaching and doing Science in Brazil and Latin America, oriented towards the liberation and decolonization of this knowledge.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Peterson Rigato da [UNESP]Borghi, Raquel Fontes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Paloma Smanioto2022-12-21T14:19:22Z2022-12-21T14:19:22Z2022-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:06:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238389Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:05:36.857273Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
Biology teaching from a decolonial perspective
title O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
spellingShingle O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
Garcia, Paloma Smanioto
Biologia
Educação
Pedagogia crítica
Decolonial pedagogy
Modernity/coloniality
Biology education
title_short O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
title_full O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
title_fullStr O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
title_full_unstemmed O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
title_sort O ensino de Biologia sob uma perspectiva decolonial
author Garcia, Paloma Smanioto
author_facet Garcia, Paloma Smanioto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Peterson Rigato da [UNESP]
Borghi, Raquel Fontes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paloma Smanioto
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Educação
Pedagogia crítica
Decolonial pedagogy
Modernity/coloniality
Biology education
topic Biologia
Educação
Pedagogia crítica
Decolonial pedagogy
Modernity/coloniality
Biology education
description Através desta produção, busquei o referencial de produção das teorias decoloniais elaboradas na América Latina como perspectiva para reflexão sobre o domínio histórico, político, social e epistêmico imposto pela Modernidade ocidental sob os corpos e mentes colonizados e suas reverberações na organização sociais e nas construções subjetivas na atualidade, evidenciando nesse processo as estruturas e feridas do processo colonial. Compreendendo a pedagogia decolonial como ferramenta essencial para desconstrução deste controle hegemônico e a criação de uma nova realidade pautada na empatia e na afetividade, relaciono o processo histórico de construção da Ciência Moderna com a perpetuação de ideias racistas e discriminatórios, amenizados em discursos homogeneizantes, biologizantes e que silenciam e apagam sujeitos e seus territórios. Dessa maneira, com esta produção, objetivo apresentar, analisar e refletir sobre a intersecção entre esses diálogos, evidenciando perspectivas e horizontes outros no aprender, ensinar e fazer Ciência na América Latina, orientados no sentido de libertação e decolonização destes saberes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T14:19:22Z
2022-12-21T14:19:22Z
2022-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238389
url http://hdl.handle.net/11449/238389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128314317996032