Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jéssica Bueno da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214009
Resumo: A Combinatória é formalizada e trabalhada com mais ênfase na 2ª série do Ensino Médio, po-rém há necessidade em trabalhar ideias relacionadas à Combinatória desde a Educação Infan-til, uma vez que as crianças possuem noções intuitivas referentes a situações combinatórias, são capazes de compreender relações básicas e podem desenvolver procedimentos adequados à solução de problemas desta natureza no seu cotidiano. Assim, ressalta-se a importância da abordagem da Combinatória gradativamente na Educação Básica, bem como torná-la mais compreensiva e prazerosa, utilizando diversas ferramentas para trabalhar com os alunos. Diante disso, o presente trabalho, de cunho qualitativo, consiste em uma proposta didática que possi-bilita a contextualização de problemas de Combinatória para serem trabalhados com alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo apresentar algumas situações de ensino para abordagem da Combinatória nessa fase da escolaridade.
id UNSP_e7524a14625c96b5a3d0a8c028602485
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214009
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino FundamentalCombinatorics: activities for the development of combinatorial reasoning in students in the 6th year of Elementary SchoolCombinatóriaEducação básicaPermutaçãoCombinaçãoArranjoProduto cartesianoAnálise combinatóriaCombinações (Matemática)Educação básicaCombinatorialBasic educationPermutationCombinationArrangementCartesian productA Combinatória é formalizada e trabalhada com mais ênfase na 2ª série do Ensino Médio, po-rém há necessidade em trabalhar ideias relacionadas à Combinatória desde a Educação Infan-til, uma vez que as crianças possuem noções intuitivas referentes a situações combinatórias, são capazes de compreender relações básicas e podem desenvolver procedimentos adequados à solução de problemas desta natureza no seu cotidiano. Assim, ressalta-se a importância da abordagem da Combinatória gradativamente na Educação Básica, bem como torná-la mais compreensiva e prazerosa, utilizando diversas ferramentas para trabalhar com os alunos. Diante disso, o presente trabalho, de cunho qualitativo, consiste em uma proposta didática que possi-bilita a contextualização de problemas de Combinatória para serem trabalhados com alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo apresentar algumas situações de ensino para abordagem da Combinatória nessa fase da escolaridade.The Combinatorial is formal and worked with more emphasis on the 2nd grade of High School, although there is a need to work on ideas related to Combinatorial since the Preschool Education, once children have intuitive notions about combinatorial situations, they are capa-ble to understand basics relations and they can develop appropriate procedures to problems solutions of this nature in their daily lives. Hence, reinforce the value of Combinatorial gradu-ally approach in Basic Education, in an understanding and pleasure way, using a lot of tools to work with the students. Therefore, in this project of qualitative nature, consists of a didactic proposal that enables the contextualization of Combinatorial problems to be worked with the students of the 6th year of Elementary School, aiming to present some teaching situations of Combinatorial approach at this stage of schooling.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Jéssica Bueno da2021-08-16T20:15:37Z2021-08-16T20:15:37Z2021-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-05T06:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:31:42.407593Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Combinatorics: activities for the development of combinatorial reasoning in students in the 6th year of Elementary School
title Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Silva, Jéssica Bueno da
Combinatória
Educação básica
Permutação
Combinação
Arranjo
Produto cartesiano
Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Educação básica
Combinatorial
Basic education
Permutation
Combination
Arrangement
Cartesian product
title_short Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
title_full Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
title_sort Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
author Silva, Jéssica Bueno da
author_facet Silva, Jéssica Bueno da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jéssica Bueno da
dc.subject.por.fl_str_mv Combinatória
Educação básica
Permutação
Combinação
Arranjo
Produto cartesiano
Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Educação básica
Combinatorial
Basic education
Permutation
Combination
Arrangement
Cartesian product
topic Combinatória
Educação básica
Permutação
Combinação
Arranjo
Produto cartesiano
Análise combinatória
Combinações (Matemática)
Educação básica
Combinatorial
Basic education
Permutation
Combination
Arrangement
Cartesian product
description A Combinatória é formalizada e trabalhada com mais ênfase na 2ª série do Ensino Médio, po-rém há necessidade em trabalhar ideias relacionadas à Combinatória desde a Educação Infan-til, uma vez que as crianças possuem noções intuitivas referentes a situações combinatórias, são capazes de compreender relações básicas e podem desenvolver procedimentos adequados à solução de problemas desta natureza no seu cotidiano. Assim, ressalta-se a importância da abordagem da Combinatória gradativamente na Educação Básica, bem como torná-la mais compreensiva e prazerosa, utilizando diversas ferramentas para trabalhar com os alunos. Diante disso, o presente trabalho, de cunho qualitativo, consiste em uma proposta didática que possi-bilita a contextualização de problemas de Combinatória para serem trabalhados com alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo apresentar algumas situações de ensino para abordagem da Combinatória nessa fase da escolaridade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16T20:15:37Z
2021-08-16T20:15:37Z
2021-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214009
url http://hdl.handle.net/11449/214009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045839339257856