A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, César Augusto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238610
Resumo: A mulher idosa não deixa de ser mãe porque envelhece. Esse papel costuma até ser exercido duplamente, como mãe e avó que se dedica aos cuidados de netos e bisnetos, quando não se torna também arrimo de família. São mulheres que hoje vivem vidas mais longas, saudáveis e produtivas, e estão também redirecionando a força do consumo que tende a ficar cada vez mais nas mãos desse perfil populacional. Assim, a pesquisa verificou se e como a mãe idosa esteve retratada nas publicidades do Dia das Mães de 2021, a fim de saber que sentidos estariam embutidos nessas mensagens mercadológicas: se validavam estereótipos e preconceitos de uma imagem sempre jovem e em boa forma da mulher, ou se questionavam ideologias e relações de poder para valorizar a diversidade do gênero feminino, tendo em vista o conceito de femvertising e seus pilares de empoderamento. Metodologicamente, o estudo é de caráter bibliográfico-descritivo com análises quantitativa e qualitativa. Começa com a revisão dos significados da velhice ao longo da história ocidental até os dias atuais, assunto que se resvala em questões como ageísmo ou etarismo, construção de representações sociais da realidade, mercado de consumo ageless, além das transformações no conceito de maternidade de ontem para hoje. Se ideais de feminilidade, boa forma, juventude e objetificação da mulher fazem parte de uma sociedade ainda patriarcal e machista, é fato também que isso tem sido questionado, sobretudo após o surgimento das redes digitais de comunicação ubíqua, forçando a indústria publicitária a rever seu discurso a partir das estratégias do femvertising. Foram analisados anúncios de revistas impressas e digitais, do canal de TV aberta Rede Globo e das mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube. Veículos com públicos de idade, gênero e classes sociais diferentes, o que permitiu uma noção abrangente de como vem sendo construída a representação da maternidade e da mãe idosa na publicidade brasileira. O resultado final mostrou que, no geral, a imagem da mãe idosa foi utilizada em anúncios institucionais, com fins de angariar boa reputação e confiabilidade para a marca. Nesse recorte da pesquisa, prevaleceu a imagem da mãe jovem e de meia-idade associada a anúncios promocionais que, não raro, criam narrativas idealizadas de mundos de beleza e sedução para vender seus produtos e serviços. Mas notou-se também um movimento na direção de um estilo agefull de envelhecer, que procura se dissociar da conotação mercadológica que teria tomado conta da expressão ageless. Essa constatação pôs em evidência dois tipos de comunicação: de um lado, uma retórica consolatória, de outro, uma de acréscimo nutritivo que quebra valores e padrões do establishment social vigente.
id UNSP_e7fd343d7412ac5829480b65f8777706
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238610
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatóriaThe social representation of the elderly mother in Brazilian Mother's Day advertising: from femvertising empowerment to consolatory communicationRepresentação social da mãe idosaPublicidade do Dia das MãesFemvertisingEnvelhecimentoVelhice femininaIdeologia e cultura brasileiraSocial representation of the aging motherMother's day advertisingFemvertisingAgingFemale old ageIdeology and brazilian cultureA mulher idosa não deixa de ser mãe porque envelhece. Esse papel costuma até ser exercido duplamente, como mãe e avó que se dedica aos cuidados de netos e bisnetos, quando não se torna também arrimo de família. São mulheres que hoje vivem vidas mais longas, saudáveis e produtivas, e estão também redirecionando a força do consumo que tende a ficar cada vez mais nas mãos desse perfil populacional. Assim, a pesquisa verificou se e como a mãe idosa esteve retratada nas publicidades do Dia das Mães de 2021, a fim de saber que sentidos estariam embutidos nessas mensagens mercadológicas: se validavam estereótipos e preconceitos de uma imagem sempre jovem e em boa forma da mulher, ou se questionavam ideologias e relações de poder para valorizar a diversidade do gênero feminino, tendo em vista o conceito de femvertising e seus pilares de empoderamento. Metodologicamente, o estudo é de caráter bibliográfico-descritivo com análises quantitativa e qualitativa. Começa com a revisão dos significados da velhice ao longo da história ocidental até os dias atuais, assunto que se resvala em questões como ageísmo ou etarismo, construção de representações sociais da realidade, mercado de consumo ageless, além das transformações no conceito de maternidade de ontem para hoje. Se ideais de feminilidade, boa forma, juventude e objetificação da mulher fazem parte de uma sociedade ainda patriarcal e machista, é fato também que isso tem sido questionado, sobretudo após o surgimento das redes digitais de comunicação ubíqua, forçando a indústria publicitária a rever seu discurso a partir das estratégias do femvertising. Foram analisados anúncios de revistas impressas e digitais, do canal de TV aberta Rede Globo e das mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube. Veículos com públicos de idade, gênero e classes sociais diferentes, o que permitiu uma noção abrangente de como vem sendo construída a representação da maternidade e da mãe idosa na publicidade brasileira. O resultado final mostrou que, no geral, a imagem da mãe idosa foi utilizada em anúncios institucionais, com fins de angariar boa reputação e confiabilidade para a marca. Nesse recorte da pesquisa, prevaleceu a imagem da mãe jovem e de meia-idade associada a anúncios promocionais que, não raro, criam narrativas idealizadas de mundos de beleza e sedução para vender seus produtos e serviços. Mas notou-se também um movimento na direção de um estilo agefull de envelhecer, que procura se dissociar da conotação mercadológica que teria tomado conta da expressão ageless. Essa constatação pôs em evidência dois tipos de comunicação: de um lado, uma retórica consolatória, de outro, uma de acréscimo nutritivo que quebra valores e padrões do establishment social vigente.The elderly woman does not stop being a mother because she gets older. This role is usually exercised doubly, as a mother and grandmother who is dedicated to the care of grandchildren and great-grandchildren, when she is not also a breadwinner. These are women who today live longer, healthier, and more productive lives, and are also redirecting the power of consumption that tends to be increasingly in the hands of this population profile. Thus, the research verified if and how the elderly mother was portrayed in Mother's Day 2021 advertisements, in order to know which meanings would be embedded in these marketing messages: if they validated stereotypes and prejudices of an image always young and in good shape of the woman, or if they questioned ideologies and power relations to value the diversity of the female gender, taking into account the femvertising concept and its empowerment pillars. Methodologically, the study is bibliographic-descriptive in nature with quantitative and qualitative analyses. It begins with a review of the meanings of old age throughout Western history up to the present day, a subject that slips into issues such as ageism or ageism, the construction of social representations of reality, the ageless consumer market, and the transformations in the concept of motherhood from yesterday to today. If ideals of femininity, good shape, youth, and objectification of women are part of a society still patriarchal and machist, it is also a fact that this has been questioned, especially after the emergence of ubiquitous digital communication networks, forcing the advertising industry to review their discourse from the strategies of Femvertising. The study analyzed advertisements from print and digital magazines, the free-to-air TV channel Rede Globo, and the social media Facebook, Instagram, and YouTube. Vehicles with audiences of different ages, genders, and social classes, which allowed for a comprehensive notion of how the representation of motherhood and the elderly mother in Brazilian advertising has been constructed. The final result showed that, in general, the image of the elderly mother was used in institutional ads, in order to gain good reputation and reliability for the brand. In this research, the image of the young and middle-aged mother prevailed, associated with promotional ads that often create idealized narratives of worlds of beauty and seduction to sell their products and services. But there was also a movement towards an ageful style of aging, which seeks to dissociate itself from the marketing connotation that would have taken over the expression ageless. This observation highlighted two types of communication: on the one hand, a consolatory rhetoric, and on the other, a nutritious one that breaks the values and standards of the current social establishment.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sampaio, César Augusto2023-01-09T11:35:54Z2023-01-09T11:35:54Z2022-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23861033004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238610Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:52.499994Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
The social representation of the elderly mother in Brazilian Mother's Day advertising: from femvertising empowerment to consolatory communication
title A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
spellingShingle A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
Sampaio, César Augusto
Representação social da mãe idosa
Publicidade do Dia das Mães
Femvertising
Envelhecimento
Velhice feminina
Ideologia e cultura brasileira
Social representation of the aging mother
Mother's day advertising
Femvertising
Aging
Female old age
Ideology and brazilian culture
title_short A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
title_full A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
title_fullStr A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
title_full_unstemmed A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
title_sort A representação social da mãe idosa na publicidade brasileira do Dia das Mães: do empoderamento do femvertising à comunicação consolatória
author Sampaio, César Augusto
author_facet Sampaio, César Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzales, Lucilene dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, César Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social da mãe idosa
Publicidade do Dia das Mães
Femvertising
Envelhecimento
Velhice feminina
Ideologia e cultura brasileira
Social representation of the aging mother
Mother's day advertising
Femvertising
Aging
Female old age
Ideology and brazilian culture
topic Representação social da mãe idosa
Publicidade do Dia das Mães
Femvertising
Envelhecimento
Velhice feminina
Ideologia e cultura brasileira
Social representation of the aging mother
Mother's day advertising
Femvertising
Aging
Female old age
Ideology and brazilian culture
description A mulher idosa não deixa de ser mãe porque envelhece. Esse papel costuma até ser exercido duplamente, como mãe e avó que se dedica aos cuidados de netos e bisnetos, quando não se torna também arrimo de família. São mulheres que hoje vivem vidas mais longas, saudáveis e produtivas, e estão também redirecionando a força do consumo que tende a ficar cada vez mais nas mãos desse perfil populacional. Assim, a pesquisa verificou se e como a mãe idosa esteve retratada nas publicidades do Dia das Mães de 2021, a fim de saber que sentidos estariam embutidos nessas mensagens mercadológicas: se validavam estereótipos e preconceitos de uma imagem sempre jovem e em boa forma da mulher, ou se questionavam ideologias e relações de poder para valorizar a diversidade do gênero feminino, tendo em vista o conceito de femvertising e seus pilares de empoderamento. Metodologicamente, o estudo é de caráter bibliográfico-descritivo com análises quantitativa e qualitativa. Começa com a revisão dos significados da velhice ao longo da história ocidental até os dias atuais, assunto que se resvala em questões como ageísmo ou etarismo, construção de representações sociais da realidade, mercado de consumo ageless, além das transformações no conceito de maternidade de ontem para hoje. Se ideais de feminilidade, boa forma, juventude e objetificação da mulher fazem parte de uma sociedade ainda patriarcal e machista, é fato também que isso tem sido questionado, sobretudo após o surgimento das redes digitais de comunicação ubíqua, forçando a indústria publicitária a rever seu discurso a partir das estratégias do femvertising. Foram analisados anúncios de revistas impressas e digitais, do canal de TV aberta Rede Globo e das mídias sociais Facebook, Instagram e YouTube. Veículos com públicos de idade, gênero e classes sociais diferentes, o que permitiu uma noção abrangente de como vem sendo construída a representação da maternidade e da mãe idosa na publicidade brasileira. O resultado final mostrou que, no geral, a imagem da mãe idosa foi utilizada em anúncios institucionais, com fins de angariar boa reputação e confiabilidade para a marca. Nesse recorte da pesquisa, prevaleceu a imagem da mãe jovem e de meia-idade associada a anúncios promocionais que, não raro, criam narrativas idealizadas de mundos de beleza e sedução para vender seus produtos e serviços. Mas notou-se também um movimento na direção de um estilo agefull de envelhecer, que procura se dissociar da conotação mercadológica que teria tomado conta da expressão ageless. Essa constatação pôs em evidência dois tipos de comunicação: de um lado, uma retórica consolatória, de outro, uma de acréscimo nutritivo que quebra valores e padrões do establishment social vigente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
2023-01-09T11:35:54Z
2023-01-09T11:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238610
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/238610
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128546674049024