Femvertising: o empoderamento da mulher na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Sofia Maia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/12588
Resumo: Ao longo dos anos, a relação entre publicidade e género tem sido complexa e multifacetada. Especificamente, no que diz respeito ao género feminino, a publicidade, nos seus primórdios, expôs a imagem limitada da mulher em determinados papéis. Com a evolução dos movimentos e princípios feministas, esta imagem foi modificada, graças à exigência social de dar às mulheres um espaço de respeito e igualdade de condições e oportunidades com os homens. Como consequência, surgiram novas estratégias publicitárias, como o femvertising, que é entendido como uma estratégia utilizada pelas agências de publicidade para representar as mulheres de uma forma autêntica, pondo fim aos estereótipos. Esta estratégia não só contribui para o aumento das vendas, uma vez que tem como objetivo criar uma ligação com a população feminina, como também tem a mais-valia de aumentar a reputação da marca, mostrando o seu compromisso social. Neste sentido, o objetivo desta dissertação é analisar a representação feminina nas campanhas "Like a Girl" da marca Always, "Real Beauty Sketches” da marca Dove, "White is purity" da marca Nívea e "The Resistance" da marca Pepsi, de forma a determinar se os fundamentos da estratégia de femvertising são cumpridos. Os resultados obtidos mostram que as duas primeiras campanhas utilizam estratégias de femvertising apoiadas em recursos retóricos e de conteúdo que conseguem aumentar a autoestima das mulheres.
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