As políticas públicas educacionais brasileiras e a discussão sobre a qualidade da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Karina Melissa [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139625
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de problematizar as atuais políticas públicas educacionais brasileiras, abordando o que tem sido discutido quanto à qualidade da educação básica e pública, para tanto se analisa o Projeto de Lei que estabelece o Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011-2020 e o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Este trabalho utiliza-se da análise analítica de textos que versam sobre a qualidade da educação brasileira e políticas públicas. Os resultados obtidos demonstram que os educadores apontam como necessidade a melhoria da qualidade educacional, entretanto as políticas públicas atuais baseiam-se na qualidade corporativa, voltada para o trabalho e o mercado, e, portanto, distante da qualidade necessária à educação pública, que possui interesse público. Este trabalho é parte integrante da tese de doutoramento que se encontra em fase de elaboração.
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